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Implementação

Como funciona o processo de implementação?

Trata-se do mapeamento dos processos internos dos clientes,  personalização dos softwares e.Mix e treinamento e certificação de todos os envolvidos, para que seja possível atingir os melhores resultados na gestão e automação de processos no comércio exterior. O processo de implementação da e.Mix foi criado com base nas metodologias de processo Lean Six Sigma e PDCA, assim como metodologias ágeis. 

Com profissionais qualificados e certificados, a e.Mix tem trazido ganhos para seus clientes de até 38% de aumento de produtividade, além de ganhos relacionados à Data Quality, segurança da informação, conformidade de processos, entre outros.

O processo de implementação é realizado em 6 etapas, sendo:

  • Planejamento
  • Mapeamento de processos e configurações
  • Treinamento e certificação
  • Acompanhamento de utilização
  • Finalização
  • Melhoria contínua

Para saber mais sobre o processo de implementação, clique aqui.

Quanto tempo demora o processo de implementação?

O processo de implementação tem como foco o resultado dos clientes, de forma que seja rápido e contínuo. Baseado nas metodologias de processo Lean Six Sigma e em metodologias ágeis de projeto, a e.Mix busca trazer a agilidade para a implementação dos softwares.

Após a contratação dos softwares, em média é possível obter ganhos a partir do primeiro mês de utilização. Após esse período, o ganho vai sendo aumentado até que o processo de implementação seja concluído, que ocorre em média de 3 meses, dando início ao processo de Melhoria Contínua, no qual o processo é reavaliado periodicamente para que possam ser identificados novos ganhos.

Para saber mais sobre o processo de melhoria contínua, acesse clique aqui.

Minha certificação está vencendo, o que devo fazer?

Com o objetivo de entregar as melhores soluções para os clientes, a e.Mix provê treinamento e certificação para todos os usuários, administradores e Key Users. Com isso, todas as pessoas adquirem o conhecimento necessário para conseguir extrair os melhores ganhos proporcionados pelos softwares e.Mix.

Cada certificado possui uma validade específica e é reavaliado pela equipe responsável. Periodicamente a e.Mix entra em contato com os clientes para que seja feita a reciclagem e recertificação de todas as pessoas, assim como o treinamento e certificação de novos usuários. 

Além disso, caso seja necessário, os clientes podem solicitar a reciclagem e certificação através de contato pela ferramenta de HelpDesk da e.Mix.

Para saber mais sobre o processo de treinamento e certificação, clique aqui.

Quais os tipos de certificação que a e.Mix disponibiliza?

A e.Mix provê três tipos de treinamento, de acordo com o nível de utilização e acesso que cada pessoa terá nos softwares:

  • Usuário: para todas as pessoas que necessitam acesso para inserir e/ou consultar informações e documentos nos softwares e.Mix.
  • Administrador: para todas as pessoas que necessitam mais acesso para configurar itens do dia a dia, como criação de usuários, configuração de relatórios, entre outros.
  • Key User: para as pessoas que necessitam acesso total aos softwares e.Mix e que participam do processo de implementação e melhoria contínua, estando envolvidas no processo mapeado e buscando continuamente melhorias nos processos.

Cada treinamento possui duração específica, assim como formato de aplicação e certificação. Para garantir que todas as informações sejam absorvidas pelos participantes, a e.Mix provê a certificação para cada nível, podendo ter questões teóricas e práticas.

Para saber mais sobre o processo de treinamento e certificação, clique aqui.

Preciso ter um Key User? Qual o papel dele?

O Key User possui um papel essencial na implementação e acompanhamento da utilização dos softwares e.Mix, para que seja possível extrair os melhores resultados. Com mais de 26 anos de experiência no mercado, a e.Mix proporciona resultados excelentes para seus clientes, sempre com o apoio dos Key Users que estão à frente dos processos.

O Key User possui diversas atribuições, como:

  • Realizar configurações nos softwares e.Mix;
  • Solicitar treinamentos e reciclagem para os usuários junto a e.Mix;
  • Gerenciar acesso interno e de terceiros (clientes / parceiros), fornecendo acessos e configurações;
  • Treinamento e suporte;
  • Acompanhar a equipe comercial para divulgar / apresentar os softwares e.Mix, ajudando a potencializar as vendas;
  • Gerenciar as integrações, identificando desvios via relatórios ou ocorrências levantadas pelos usuários;
  • Acompanhar a utilização dos serviços, identificando desvios através de relatórios gerenciais;
  • Acompanhar os chamados através do software de Help Desk;
  • Acompanhar com a operação pontos de melhoria do fluxo operacional e usar os recursos dos serviços e.Mix para aplicar as alterações;
  • Filtrar solicitações de usuários para agilizar na solução de incidentes no dia a dia;
  • Ser o elo de contato do cliente com a e.Mix utilizando o serviço de Help Desk.

Geral

Preciso de um relatório específico, como configurar?

Os sistemas da e.Mix permitem que os clientes configurem relatórios em formato xls selecionando entre mais de 2000 campos disponíveis. 

Ainda antes de realizar o download, é possível selecionar a periodicidade de envio dos relatórios por email e quais os processos devem constar para serem apresentados.

O sistema gera KPIs?

O FollowNet e o FollowNet One possuem um módulo de BI para Comex que permite a criação de gráficos para a geração de KPIs ou ainda a criação de uma torre de controle com gráficos atualizados em tempo real com os dados das suas importações e exportações.

Não estou recebendo os alertas de desvios dos processos, o que pode estar ocorrendo?

Os envios de avisos de alertas dos processos, incluindo deadlines, desvios ou ainda alerta de predição de desvios podem ser configurados para serem visualizados no grid de acompanhamento ou enviados por email. No módulo de configuração (manager) do FollowNet e FollowNet One é possível incluir novos emails ou grupos de e-mails para receberem os alertas desejados.

Consigo receber o extrato da DI no email?

Os sistemas da e.Mix realizam a extração dos extratos e status de DI, DUE, CEMercante, Siscarga, incluindo o arquivo XML da DI e vinculação de ICMS. Além de possibilidade de envio diretamente no seu email, é possível manter os arquivos guardados no módulo de Upload que ainda gerencia e envia por e-mails os arquivos de acordo com eventos configurados para o envio.

Como faço para vincular minha PO com o meu embarque?

O módulo de PO do FOllowNet One permite a vinculação e rastreio dos dados entre PO, Fatura, embarque e desembaraço. Esse vínculo é feito automaticamente quando há a criação da fatura ou embarque proveniente da PO.

Preciso controlar os embarques parciais das minhas POs, é possível?

O FollowNet One permite baixas parciais (por item/part number) das POs, indicando o saldo restante para que você facilite o controle e tenha total visão.

O sistema pode integrar com o meu ERP?

Os sistemas da e.Mix são totalmente abertos para integração, seja de entrada ou saída. O sistema possui um recurso que permite ao cliente gerar um arquivo XML de acordo com a sua necessidade, além de integrações de entrada por planilhas eletrônicas ou integrações nativas com SAP, TOTVS entre outros.