As empresas não exportadoras da região de Ribeirão Preto (SP) vão poder aprender mais sobre Marketing para Exportação, tema da Oficina de Competitividade que está […]
As empresas não exportadoras da região de Ribeirão Preto (SP) vão poder aprender mais sobre Marketing para Exportação, tema da Oficina de Competitividade que está com inscrições abertas até 30 de janeiro. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e é voltado para empresas que participam do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).
Durante a oficina, serão abordadas questões voltadas ao marketing aplicado ao ambiente internacional, bem como as vendas em mercados externos. O conteúdo engloba temas como análise de mercados, inteligência comercial, estimativas de mercado, estratégias de canais e de promoção comercial, e apresenta ferramentas relevantes para a internacionalização de empresas.
A Oficina de Competitividade integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e visa qualificar micro, pequenas e médias empresas que têm interesse em exportar.
A gestão do programa é feita pela Apex-Brasil e a execução é desenvolvida em parceria com Universidades, Parques Tecnológicos, Federações de Indústrias e instituições que disponibilizam técnicos com formação profissional apropriada para a função. Hoje, o PEIEX possui núcleos operacionais em cerca de 1.200 municípios.
Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo (veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos). A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.
São 40 vagas e será permitida apenas uma inscrição por empresa. Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br.
Serviço:
Marketing para Exportação
Data: 31 de janeiro
Inscrições até 30/01, terça-feira
Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail:apexbrasil@apexbrasil.com.br
Os contêineres são o principal recipiente para o transporte de cargas nos processos do comércio exterior. Assim sendo, são equipamentos adaptados para serem utilizados em diversos modais de transporte.
Vale ressaltar que no modal marítimo, o contêiner não é considerado um tipo de embalagem, mas sim como parte da embarcação do navio.
O início da utilização dos contêineres nas movimentações deu-se quando os comerciantes começaram a encontrar sérios problemas no armazenamento das mercadorias. Isso acontecia porque em cada viagem ocorriam avarias, deteorização e até perda das mercadorias, gerando prejuízos constantes.
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implementado pelo governo para atrair investimentos e instalar empresas, principalmente na área industrial. Ela funciona como uma área de livre comércio de importação e exportação, oferecendo incentivos fiscais especiais. A administração da Zona Franca de Manaus é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abrange cerca de 600 indústrias.
As diretrizes que regulamentam a importação de produtos sujeitos à Anvisa estão vinculadas originalmente à RDC nº 81/2008. Ela esclarece que somente empresas autorizadas pela entidade para exercerem a atividade de importação de vacinas podem importar bens e produtos sujeitos à intervenção da Anvisa.
A exceção são empresas importadores de alimentos, matérias-primas alimentares e alimentícios, que devem apresentar no momento da chegada do produto documento oficial de regularização da empresa expedido pela autoridade estatual ou local.
Além disso, existem empresas do ramo de cosméticos que importam matérias-primas para a fabricação de cosméticos e produtos de beleza. Para estes casos, não é necessária a autorização de funcionamento.