Câmara de Comércio realiza em SP o 1º Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior

A Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) promoverá no próximo dia 28 de março, em São Paulo, o 1º. Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior, durante […]

Câmara de Comércio realiza em SP o 1º Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior

A Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) promoverá no próximo dia 28 de março, em São Paulo, o 1º. Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior, durante o qual serão abordadas questões ligadas ao comércio e à atração de investimentos entre os dois países. Na oportunidade serão lançados dois livros, Brazilian Opportunities for Canadian Exporters e Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros.

Os livros são fruto de um ano de minucioso estudo realizado pela Comissão de Comércio Exterior da CCBC a partir da classificação de mercadorias – por meio de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Sistema Harmonizado (SH) – para identificar oportunidades de desenvolvimento das relações comerciais entre os países.

De acordo com a CCBC, o volume Brazilian Opportunities for Canadian Exporters, em inglês, apresenta oito capítulos com as oportunidades no mercado brasileiro para empresas do Canadá. O outro, Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros, em português, mostra em 16 capítulos as possibilidades de negócios para as empresas brasileiras lá no Canadá.

Em cada um dos livros estão os principais players de seus segmentos, a cultura de consumo dos mercados, os nichos encontrados e muito mais. De inovações tecnológicas a xícaras de café, produtos de beleza a atemoias, o estudo marca mais uma etapa realizada pela CCBC para intensificar as ações em prol de seus associados.

“Através de uma atuação mais abrangente, que envolve orientação, prospecção e acompanhamento até a efetivação do negócio, buscamos tornar a CCBC referência em Comércio Exterior”, explica Armínio Calonga Jr., Business Development da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Regime aduaneiro especial: quais os riscos envolvidos na sua utilização?
      Regime aduaneiro especial: quais os riscos envolvidos na sua utilização?

      Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.

      Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.

      Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.

      Leia mais
      Declaração de trânsito aduaneiro: O que é e por que utilizar?
      Declaração de trânsito aduaneiro: O que é e por que utilizar?

      A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro. 

      Leia mais
      Redução de custos na importação: Como gerenciar seus processos?
      Redução de custos na importação: Como gerenciar seus processos?

      O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação. 

      Leia mais