A Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) promoverá no próximo dia 28 de março, em São Paulo, o 1º. Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior, durante […]
A Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) promoverá no próximo dia 28 de março, em São Paulo, o 1º. Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior, durante o qual serão abordadas questões ligadas ao comércio e à atração de investimentos entre os dois países. Na oportunidade serão lançados dois livros, Brazilian Opportunities for Canadian Exporters e Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros.
Os livros são fruto de um ano de minucioso estudo realizado pela Comissão de Comércio Exterior da CCBC a partir da classificação de mercadorias – por meio de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Sistema Harmonizado (SH) – para identificar oportunidades de desenvolvimento das relações comerciais entre os países.
De acordo com a CCBC, o volume Brazilian Opportunities for Canadian Exporters, em inglês, apresenta oito capítulos com as oportunidades no mercado brasileiro para empresas do Canadá. O outro, Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros, em português, mostra em 16 capítulos as possibilidades de negócios para as empresas brasileiras lá no Canadá.
Em cada um dos livros estão os principais players de seus segmentos, a cultura de consumo dos mercados, os nichos encontrados e muito mais. De inovações tecnológicas a xícaras de café, produtos de beleza a atemoias, o estudo marca mais uma etapa realizada pela CCBC para intensificar as ações em prol de seus associados.
“Através de uma atuação mais abrangente, que envolve orientação, prospecção e acompanhamento até a efetivação do negócio, buscamos tornar a CCBC referência em Comércio Exterior”, explica Armínio Calonga Jr., Business Development da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
Reduzindo Custos no Comércio Exterior com Gestão Centralizada e Predição de Desvios
Controlar gastos em importações e exportações é essencial para aumentar a eficiência. Com uma gestão centralizada e sistemas de predição de desvios, as empresas conseguem reduzir custos com armazenagem e demurrage. Consolidar informações em uma única plataforma e automatizar alertas de prazo permitem evitar custos desnecessários e prever gargalos, mantendo as operações dentro do prazo e do orçamento. A adoção de um sistema de gestão centralizada garante um comércio exterior mais ágil e econômico.
Para empresas que operam no comércio exterior e possuem a certificação OEA, o gerenciamento eficiente de certificados digitais é essencial. Manter o compliance com normas regulatórias é crucial para garantir a continuidade das operações e evitar sanções. Com uma plataforma automatizada de gerenciamento, como a da e.Mix, empresas ganham segurança, visibilidade e controle total sobre seus certificados. Isso reduz o risco de penalidades e protege o status OEA, garantindo a conformidade e a competitividade em um mercado dinâmico e globalizado.
A centralização de dados no comércio exterior se tornou essencial para empresas que buscam eficiência e competitividade. Com as operações de importação e exportação cada vez mais complexas, manter informações centralizadas em uma plataforma única reduz erros, melhora a visibilidade e acelera a tomada de decisões. Além disso, a integração de sistemas e a automação de processos simplificam tarefas operacionais e garantem conformidade com regulamentações.
Com soluções que integram dados entre departamentos e automatizam processos, as empresas reduzem custos, minimizam falhas e conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado global. Centralizar e automatizar dados transforma a gestão em uma vantagem competitiva, maximizando produtividade e agilidade nas operações internacionais.