Câmara de Comércio realiza em SP o 1º Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior

A Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) promoverá no próximo dia 28 de março, em São Paulo, o 1º. Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior, durante […]

Câmara de Comércio realiza em SP o 1º Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior

A Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) promoverá no próximo dia 28 de março, em São Paulo, o 1º. Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior, durante o qual serão abordadas questões ligadas ao comércio e à atração de investimentos entre os dois países. Na oportunidade serão lançados dois livros, Brazilian Opportunities for Canadian Exporters e Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros.

Os livros são fruto de um ano de minucioso estudo realizado pela Comissão de Comércio Exterior da CCBC a partir da classificação de mercadorias – por meio de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Sistema Harmonizado (SH) – para identificar oportunidades de desenvolvimento das relações comerciais entre os países.

De acordo com a CCBC, o volume Brazilian Opportunities for Canadian Exporters, em inglês, apresenta oito capítulos com as oportunidades no mercado brasileiro para empresas do Canadá. O outro, Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros, em português, mostra em 16 capítulos as possibilidades de negócios para as empresas brasileiras lá no Canadá.

Em cada um dos livros estão os principais players de seus segmentos, a cultura de consumo dos mercados, os nichos encontrados e muito mais. De inovações tecnológicas a xícaras de café, produtos de beleza a atemoias, o estudo marca mais uma etapa realizada pela CCBC para intensificar as ações em prol de seus associados.

“Através de uma atuação mais abrangente, que envolve orientação, prospecção e acompanhamento até a efetivação do negócio, buscamos tornar a CCBC referência em Comércio Exterior”, explica Armínio Calonga Jr., Business Development da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Veja também
Caso de sucesso: Como a Geodis transformou sua operação com o e.Mix FollowNet
Caso de sucesso: Como a Geodis transformou sua operação com o e.Mix FollowNet

A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros  embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.

Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa. 

 Solução

A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.

Leia mais
Como a Inteligência Artificial pode revolucionar sua operação de comércio exterior
Como a Inteligência Artificial pode revolucionar sua operação de comércio exterior

Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.

Leia mais
Entendendo as barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio exterior
Entendendo as barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio exterior

Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.

Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.

Leia mais