Exportar produtos promove à empresa desenvolvimento e crescimento, bem como melhora sua posição no mercado interno pois precisa necessariamente melhorar seus processos e passa a ser vista como uma fornecedora de qualidade e organizada. Além disso, a empresa qualifica seus recursos humanos e constrói uma cultura moderna e adaptável, sempre captando bons profissionais que buscam crescimento.
O mercado brasileiro é um mercado potencial de consumo tanto para indústrias domésticas quanto internacionais. Isso acaba tornando a comercialização somente em âmbito nacional inegavelmente mais cômoda. No entanto, o mercado internacional proporciona às empresas novos modelos de consumo e padrões, ampliando a diversificação de sua marca e expansão de seus negócios caso ela decida exportar produtos.
Nesse sentido, a atual situação econômica da empresa é preponderante para iniciar exportações. Ou seja, fato é que é importante estar bem financeiramente para pensar em operar no mercado internacional e lidar com os riscos envolvidos.
Os benefícios da internacionalização são muitos, a partir do primeiro passo a empresa estará apta para se modernizar inovando produtos e procedimentos de acordo com diferentes mercados.
A partir da análise de potenciais clientes é possível portanto estabelecer um planejamento de como operacionalizar e finalmente estabelecer sua empresa e sua marca no exterior.
Para isso, é preciso conhecer os procedimentos necessários e como identificar o melhor mercado de atuação e todo o detalhamento que iremos tratar a seguir.
Muitos países não possuem matéria-prima ou produtos fabricados em seu território, tendo que buscar fornecimento no exterior.
Exportar produtos promove à empresa desenvolvimento e crescimento, bem como melhora sua posição no mercado interno pois precisa necessariamente melhorar seus processos e passa a ser vista como uma fornecedora de qualidade e organizada.
Além disso, a empresa qualifica seus recursos humanos e constrói uma cultura moderna e adaptável, sempre captando bons profissionais que buscam crescimento.
De acordo com dados do Comex Stat, o crescimento nas exportações brasileiras posicionou o país com superávit de US$57.530,80 até novembro deste ano. O total de exportações somam US$308.362,20 enquanto as importações US$ 250.831,40.
O Brasil é reconhecido mundialmente por sua vasta riqueza em commodities. A soja vem sendo o produto mais exportado em 2022, seguido por óleo bruto de petróleo e minério de ferro.
Fonte: Comex Stat
Analisar a capacidade produtiva é um ponto fundamental para exportar produtos. Mesmo que desenvolva uma produção específica para exportação, é preciso estar preparado para suprir a demanda e evitar colocar todo o planejamento em risco.
Analise se será necessário investimentos para ampliação de sua capacidade produtiva ou até mesmo criar uma forma de produção e processos internos.
Seus produtos deverão seguir a legislação do país alvo, por isso é bem comum a necessidade de alterações em embalagens, rótulos, testes etc.
Em alguns casos podem haver empréstimos ou financiamentos e, portanto, a empresa deve estar com as finanças em ordem, já que o retorno pode ser em médio ou até longo prazo.
A empresa que pretende exportar precisa atender às exigências da RFB (Receita Federal do Brasil), entre elas a habilitação no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) e acesso ao Siscomex.
Após a autorização para atuar no comércio exterior, existem outros procedimentos burocráticos que devem ser atendidos, principalmente relacionados a questões documentais.
Os principais documentos que fazem parte da operação são: Fatura Comercial (Commercial Invoice), Packing List, DU-E (Declaração Única de Exportação), Conhecimento de Embarque, seguro internacional, certificado de origem e contrato de câmbio.
Outro ponto diz respeito ao preço de exportação do seu produto, ele poderá ser definido a partir do que já é aplicado no mercado internacional por empresas que já atuam lá ou de acordo com a mercadoria, como no caso de itens exóticos, raros ou customizados.
Para cada mercado ou produto existem diferentes aspectos a serem analisados, como por exemplo os trâmites logísticos.
Na negociação deve-se verificar sobre a responsabilidade do frete internacional e os riscos, para isso o exportador precisa conhecer sobre INCOTERMS e suas responsabilidades.
Assim será possível criar um fluxo operacional que inclua follow-up, evitando falhas e custos extras no processo.
Conhecer o mercado destino é essencial ao exportar produtos. É a base para iniciar sua operação, não somente pela questão de consumo, mas também pela possível necessidade de adequação à legislação.
Muitos produtos possuem exigências sanitárias, segurança, sustentabilidade etc., tanto no Brasil quanto no país que irá importar.
Participação em feiras ou rodadas de negócios internacionais são recomendadas para essa fase inicial.
Com a pesquisa de mercado sua empresa terá visibilidade da concorrência que já atua em determinado país, preços aplicados, prazos de pagamento e qualidade, podendo avaliar se seu produto será competitivo.
Inicie sua operação em mercados mais fáceis de operar e que podem ter acordos comerciais com o Brasil, pois isso facilita as transações.
Além disso, ao exportar produtos, avalie também questões sustentáveis do país, pois a depender do destino e produto existem padrões técnicos exigidos.
Alguns países exigem padrões específicos para determinados produtos, o que poderá variar inclusive culturalmente.
Determine os produtos que possuem maior aceitação no mercado internacional e faça as adequações necessárias na sua exportação.
Alguns produtos possuem exigências específicas para determinados órgãos anuentes como:
O mix de produtos inicial determinará a entrada da sua empresa no mercado global, portanto, a definição deve ser criteriosa e assertiva. Qualquer problema que surgir poderá impactar na credibilidade em futuras negociações.
Existem alguns benefícios fiscais para exportadores que fomentam a competitividade no mercado internacional, como por exemplo o Drawback.
Esse benefício pode inclusive isentar tributos aduaneiros reduzindo consideravelmente o preço dos produtos ao exportar.
A negociação da forma de pagamento envolve análise de risco para o importador e exportador.
Os métodos de pagamentos são:
Também poderá ocorrer uma parte do pagamento antecipada e o saldo no ato do embarque.
O comércio exterior possui uma ampla cadeia de serviços com diversas etapas que devem ser cumpridas a fim de que se garanta o sucesso da operação.
Assim, além dos trâmites aduaneiros, o exportador deve monitorar e controlar seu fluxo operacional de maneira segura e de qualidade.
A e.Mix atua na automatização e gestão de seus processos garantindo informação ágil e gerencial.
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Os custos com demurrage e detention são desafios constantes no setor logístico, causados por atrasos na devolução de contêineres ou na liberação de cargas. Um sistema de gestão eficaz pode ajudar a mitigar esses custos por meio de funcionalidades como monitoramento em tempo real, automação de processos, e gestão de documentação. Ele também permite a análise de desempenho e integração com parceiros logísticos, além de alertas personalizados, garantindo que prazos sejam respeitados e operações otimizadas. Assim, as empresas podem evitar penalidades e aumentar a eficiência operacional, tornando-se mais competitivas no mercado global.
O controle de planejamento de produção e operações (P&O) para itens importados é crucial para garantir a continuidade das atividades industriais e reduzir custos. Entre os desafios, estão a imprevisibilidade dos prazos de entrega, oscilações cambiais e a complexidade das cadeias de suprimento internacionais. Questões geopolíticas e mudanças legais também exigem uma gestão atenta. Para mitigar esses obstáculos, empresas adotam tecnologias como o FollowNet da e.Mix, que oferece visibilidade em tempo real e previsibilidade para evitar paradas nas linhas de produção e reduzir custos operacionais.
O controle total das importações é essencial para garantir eficiência e minimizar riscos ao longo de todo o processo, desde a negociação até a entrega final. Acompanhar as operações antes da chegada da mercadoria ao Brasil, agilizar o desembaraço aduaneiro e monitorar o pós-desembaraço são etapas cruciais para evitar atrasos e custos adicionais. O feedback pós-importação também é vital para a melhoria contínua. A e.Mix oferece soluções tecnológicas para automatizar e monitorar todas essas etapas, assegurando previsibilidade e controle em tempo real.