Desafios do Comércio Exterior: como a tecnologia ajuda a superá-los?

Tanto os importadores quanto os exportadores enfrentam desafios que precisam ser superados, visto que alguns deles são comuns nos dois âmbitos da negociação de compra e/ou venda internacional.

Desafios do Comércio Exterior: como a tecnologia ajuda a superá-los?

Tecnologia no Comércio Exterior: como ela ajuda a superar os desafios?

Primeiramente, podemos dizer que os desafios do Comércio Exterior no Brasil são causados, entre outros fatores, pela falta de centralização dos assuntos internacionais do país.

Isso porque a burocracia está profundamente presente nas operações logísticas internacionais no território aduaneiro, assim como faz falta um único órgão que atue no controle e administração dos negócios internacionais.

As funções de controle tributário e políticas internacionais, para citar algumas, são atributos distribuídos por secretarias diferentes e que, no entanto, muitas vezes não se comunicam.

Sem contar a urgência que os profissionais do comércio internacional saibam como superar os desafios do Comércio Exterior com a tecnologia a seu favor, mesmo diante das dificuldades encontradas diariamente.

Permaneça conosco e veremos mais adiante como os softwares podem proporcionar uma solução específica para cada desafio.

Boa leitura!

Quais são hoje os principais desafios do Comércio Exterior?

Tanto os importadores quanto os exportadores enfrentam desafios que precisam ser superados, visto que alguns deles são comuns nos dois âmbitos da negociação de compra e/ou venda internacional.

Para ilustrar, listamos abaixo os principais:

  • burocracia aduaneira;
  • documentação redundante e desnecessária;
  • tributação muito complexa;
  • infraestrutura precária que gera gargalos;
  • falta de padrão para os processos aduaneiros;
  • morosidade alfandegária;
  • falta do uso de tecnologia como aliada;
  • custos elevado para transportes e tarifas de fretes internacionais.

Como a tecnologia pode ajudar a superar desafios no Comércio Exterior?

As empresas do comércio internacional precisam saber utilizar das ferramentas tecnológicas disponíveis com o intuito de superar os desafios do Comércio Exterior justamente aplicando a tecnologia no cotidiano dos seus negócios.

Ora, sabemos que o mundo todo encarou de frente os novos desafios trazidos pela pandemia.

Foram incontáveis incertezas e novos cenários experimentados quase que diariamente, os quais certamente exigiram adaptação imediata dos importadores e exportadores. Estes viram, portanto, a necessidade primordial de investir em tecnologia para se encaixarem à nova realidade, enquanto se reinventavam.

Fato é que o Comércio Exterior vem sofrendo constantes mudanças que exigem a adaptação e flexibilidade dos processos internacionais. Vive-se hoje um novo normal que tem exigido de as empresas retomar a sua saúde financeira imediatamente.

Portanto, para manter o nível de competitividade do nicho em que atuam, os gestores precisam fazer uso do que há disponível no cenário tecnológico e que lhes permitirá superar os desafios do Comércio Exterior.

Isso porque o comércio internacional se atualiza constantemente com o auxílio que o mercado demanda para expandir em seus ciclos evolutivos a partir do investimento em inovações e, consequentemente, desburocratização para contornar obstáculos.

Inicie os processos na hora certa

Alguns softwares ajudarão você a saber como superar os desafios do Comércio Exterior com tecnologia de ponta.

Um deles é o software PONet, que foi criado para agilizar com eficácia o acompanhamento das ordens de compra e faturas.

Ele permite também a emissão do Packing List para otimizar o tempo de identificação de desvios no cumprimento dos prazos estabelecidos com os seus clientes.

Evite custos surpresas

Com o software DemurrageNet a sua empresa terá um melhor controle nos prazos para devolução de contêineres, demurrage e detention, possibilitando cobrar as tarifas por cliente e tipo de rota, além de cobrar por tipo de contêiner.

Não perca tempo consultando desnecessariamente

Certamente com os softwares MantraNet e com o SiscomexNet os gestores perderão menos tempo realizando consultas. Assim, terão mais tempo livre para executar as tarefas que realmente importam.

Com o MantraNet será possível fazer todo o tipo de consulta, emitir avisos e enviar SMS que podem se integrar ao sistema.

Além disso, o SiscomexNet automatiza todas as tarefas de consulta em importação e exportação, avisando você de tudo o que chega e quando chega.

Automatize as análises e o gerenciamento

Por acaso você já quis ter o relógio como um aliado? Se sim, agora você pode com o software Analisador!

Em resumo, ele proporcionará ganhos que impactarão positivamente no seu tempo de trabalho pela diminuição considerável nas conferências da Declaração de Importação (DI) e maior segurança na validação dos dados.

Do mesmo modo, os erros no registro da Declaração de Importação serão mitigados, bem como as horas de trabalho repetitivo da sua equipe serão reduzidas.

Além disso, conte também com os benefícios do DrawbackNet para o controle de seus atos concessórios de forma rápida e simples, dando ao seu cliente mais tranquilidade para enfrentar os desafios do dia a dia no Comércio Exterior.

Isso porque o software controla o saldo dos itens importados e exportados, faz consultas automáticas das informações dos atos concessórios e ainda emite lembretes com avisos dos vencimentos dos atos e limites de mercadorias a serem atingidos.

Esteja preparado para tudo e de qualquer lugar

Com o FollowNet One a sua empresa terá um software do tamanho da sua operação atual, em tempo real e com ganho de produtividade.

Seus processos nunca mais serão manuais. Com consultas automáticas você terá conhecimento dos processos de logística internacional, armazenagem, movimentação e distribuição com maior agilidade e muito mais rápido.

Sem nenhuma dificuldade para obter informações sobre contratos e demais procedimentos que sejam importantes para o seu negócio.

Controle operações de diversos portes e ramos de atividades

O FollowNet controla muitas operações diariamente e ainda gerencia as informações dos maiores agentes de cargas no mundo.

Com este software a sua empresa terá o controle completo sobre os status nas operações de importação e de exportação, ou seja: desde o pedido de compra efetuado até a entrega no destino final, o gestor conseguirá fazer o monitoramento automatizado e personalizado.

Tenha segurança no meio eletrônico

O Gerenciador de Certificados é o software que permite ao gestor dar ao seu usuário a permissão de uso apenas ao serviço desejado.

Diante da necessidade de segurança da informação, este software proporciona um melhor gerenciamento ao acesso e ao controle na utilização dos certificados digitais.

Acesse dados com rapidez e simplicidade

Com o software Recuperador de Dados o acesso aos dados da Declaração de Importação é recuperado em tempos específicos, conforme a necessidade de consulta do usuário.

O software atende as demandas das empresas sempre com o auxílio no cumprimento das exigências de auditorias ou órgãos governamentais.

A e.Mix supera seus desafios no Comércio Exterior com tecnologia

A e.Mix será a sua parceira para superar os desafios do Comércio Exterior com tecnologia. Pois todos os softwares que disponibiliza têm uma solução diferenciada, inovadora e personalizada para a sua demanda.

Sendo assim, os seus processos serão melhorados por meio da utilização de inúmeros recursos, sempre de maneira rápida, fácil e integrada às negociações de seus clientes e prezando pela segurança da informação.

O seu time dedicado formado por profissionais que fazem a análise do seu processo de trabalho proporá melhorias constantes para manter o acompanhamento de seus processos com regularidade.

Com a automatização de tarefas repetitivas e com o suporte da equipe na implementação dos softwares seus processos serão cada vez melhores e assertivos. Você terá também controle das etapas por meio de dashboards que trazem maior visibilidade para os seus departamentos e para os clientes internos ou externos.

Além de tudo isso, os softwares são bem flexíveis e podem se transformar por completo ao seu modo de trabalho.

Não perca mais tempo em suas negociações internacionais! Acompanhe as operações em tempo real, de qualquer dispositivo, e consiga gerar resultados positivos em curto, médio ou longo prazos para todos os seus clientes.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?

      De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial. 

      Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações. 

      Leia mais
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?

      Basicamente, a purchase order na importação é o documento que inicia a formalização do processo de compra de um produto importado. É a autorização da compra ou a confirmação da encomenda pelo comprador. 

      O pedido de compra contém todas as informações pertinentes ao produto ou serviço que será entregue, e estabelece a relação comercial a partir da aceitação do fornecedor. 

      Leia mais
      Transporte Internacional Rodoviário para o Mercosul: quais as vantagens?
      Transporte Internacional Rodoviário para o Mercosul: quais as vantagens?

      A maior participação no Comércio Intrazona do Mercosul é a do Brasil, com cerca de 40%, vindo em seguida a Argentina com 30%, o Paraguai com 11% e o Uruguai com 8%. No momento atual, as exportações cresceram cerca de 16%, mantendo a expansão do comércio internacional fomentado pelo aumento da venda do trigo, do centeio, do arroz e do milho, fazendo com que as commodities continuem sendo o carro-chefe nas exportações nacionais. E a maior parte dos produtos transportados entre os países do bloco fazem uso do transporte internacional rodoviário.

      Leia mais