Se você é importador ou exportador, provavelmente já se deparou com o tema do título. Cobranças relacionadas a demurrage e detention, além de não serem […]
Se você é importador ou exportador, provavelmente já se deparou com o tema do título. Cobranças relacionadas a demurrage e detention, além de não serem despesas planejadas, a cobrança por si só pode não estar tão clara. Por esse motivo, vamos explicar quando essas cobranças ocorrem e como evitá-las. Informações adicionais em DemurrageNet.
Demurrage é uma taxa cobrada quando há sobrestadia do contêiner, ou seja, quando o tempo estipulado em contrato para embarque ou descarga ultrapassa o estipulado em contrato e a carga permanece sob os cuidados do transportador até que o importador quite os custos provenientes da não retirada do contêiner.
O tempo de permanência de contêineres é variável, afinal depende do que consta nas cláusulas do contrato. Desta maneira, é muito importante sempre estar a par dessas peculiaridades envolvendo cada carga para se certificar de quanto tempo o contêiner poder permanecer no pátio do terminal até que seja retirado.
Quando esse prazo expira, são cobradas as taxas de sobrestadia (demurrage) até que a carga seja retirada. O valor a ser pago também pode variar de acordo com o terminal e a empresa logística. Além disso, é comum que o valor sofra acréscimo após determinado período. Esse valor é aplicado a partir do dia preestabelecido e aumenta quanto maior for o tempo de estadia.
Detention, por outro lado, é cobrado por empresas logísticas de seus clientes pelo uso de contêineres além do prazo estipulado em contrato, após a carga ter deixado o terminal. Em casos em que o contêiner ainda se encontra no terminal, além do prazo acordado, essa taxa é denominada demurrage.
• Negociação
Optar por fretes pós-pagos pode ser uma boa alternativa para negociar um preço mais competitivo e um “free time” no terminal maior. Geralmente os importadores optam por fretes pré-pagos em decorrência de parecerem mais econômicos, no entanto, nessas modalidades o “free time” pode ser insuficiente para a retirada da carga antes que haja a inocorrência de demurrage.
• Sazonalidade
Em algumas datas, o fluxo de importação e exportação pode ser mais intenso, ocasionando atraso na retirada de mercadorias nos portos. Desta maneira, é muito importante estar atento à sazonalidade inerente aos modais.
• Gerenciamento de processos
Ter um controle preciso das datas que o navio atraca e das datas limite para que o contêiner permaneça no terminal é imprescindível. Atualmente, existem softwares como o FollowNet One, que é direcionado para a gestão e controle de processos de carga a fim de evitar cobranças inesperadas como demurrage e detention.
• Arquive toda a documentação
Ter toda a documentação referente ao processo arquivada é de extrema importância, afinal, mesmo após alguns anos, não é incomum que sejam realizadas cobranças referentes a demurrage e detention.
A maneira mais eficiente é manter os arquivos em nuvem pois, desta maneira, juntamente com o software FollowNet One, a e.Mix proporciona o armazenamento em nuvem de toda a documentação envolvida nos processos de importação e exportação pelo tempo que o cliente precisar, evitando, com isso, que qualquer informação importante seja perdida, além de enviar de forma automática esses documentos para destinatários definidos e de acordo com o evento desejado.
Para evitar cobranças inesperadas, a automatização dos processos de gerenciamento é a melhor alternativa para empresas que buscam maior eficiência na gestão de suas importações e exportações.
Atualmente, existem softwares com Inteligência Artificial em que é possível configurar quais informações são relevantes para que alertas sejam disparados com o intuito de notificar sobre ações que precisam de tomada de decisão imediata, como o caso do demurrage e o detention.
Desta maneira, a e.Mix desenvolveu softwares como o FollowNet One, que concentram todas as ferramentas necessárias para otimizar as etapas inerentes à importação e exportação de cargas. No FollowNet One é possível:
• Configurar alertas escaláveis
É possível enviar alertas inteligentes de maneira que, quando um determinado tópico não for adereçado pelo primeiro recipiente, seu superior direto pode também receber um alerta na sequência e assim sucessivamente.
• Personalizar recebimento de alertas
Os alertas são enviados por e-mail e cada empresa pode personalizar seus alertas de acordo com sua operação.
• Armazenar documentos em nuvem
O armazenamento em nuvem é indispensável para qualquer empresa, afinal alguns documentos podem ser necessários anos após o processo de importação/exportação ter sido concluído. O FollowNet One oferece esse serviço integrado, podendo ser contratado de acordo com a necessidade da empresa.
• Gerar relatórios personalizáveis
Todas as informações coletadas pelo FollowNet One são facilmente estruturadas em relatórios. O software possui ferramenta de BI integrada, o que torna possível apresentação gráfica das informações para otimizar o processo de tomada de decisão.
• Exportar dashboards em formato de apresentação
É possível montar slides de apresentação dentro da plataforma e exportá-los. Assim, apresentações para a liderança podem ser estruturadas de forma muito mais ágil.
• Acompanhamento em tempo real
As informações coletadas nos sites da Receita Federal são atualizadas em tempo real, garantindo que a tomada de decisão ocorra com transparência.
• Controle de PO por Part Number
O controle de Purchase Order (PO) por Part Number é importante, pois garante maior precisão à gestão de cargas. O FollowNet One permite que tanto o controle quanto a atualização dos campos de processo sejam automatizados. Além disso, também possibilita a impressão de Invoice e Packing List de forma personalizada, de acordo com o formato desejado pela empresa.
• Gerenciamento de Certificados
Permite ao administrador decidir quais usuários irão utilizar os certificados, liberando o uso para aprovação de ações específicas. Desta maneira, a liberação de uso ocorre seletivamente, limitando a usabilidade do certificado por usuário, às tomadas de decisões específicas.
O FollowNet One auxilia na criação e gerenciamento da Torre de Controle da sua empresa, permitindo a solução de desvios recorrentes, o gerenciamento de etapas e a otimização de processos. O software é um “hub” que centraliza todas as informações inerentes ao processo mapeado, permitindo ao cliente personalizar o que for necessário ou até mesmo implementar o FollowNet One em áreas fora da logística que precisam ter seus processos gerenciados.
A e.Mix possui o software DemurrageNet, que realiza o gerenciamento completo de contêineres, evitando perdas de prazos, melhorando o controle de cobranças e facilitando o trabalho de sua equipe.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando produtividade, assertividade e reduzindo custos.
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.