O avanço da tecnologia nos permite executar tarefas que antes levavam muito tempo em apenas algumas horas. É o caso do e.Mix Analisador. A solução […]
O avanço da tecnologia nos permite executar tarefas que antes levavam muito tempo em apenas algumas horas. É o caso do e.Mix Analisador. A solução utiliza a Inteligência Artificial (IA) para analisar dados de forma rápida e segura, agilizando a entrada de mercadorias do país.
Uma das primeiras empresas a utilizar essa solução e.Mix foi a Panalpina Brasil, importante fornecedora nacional de soluções para a cadeia de suprimentos.
Segundo o gerente comercial da e.Mix, Marcio Rodrigues, a ferramenta colabora na otimização de tempo dos colaboradores com outras atividades. “Com a otimização, é possível focar mais nos negócios e menos nos processos, enquanto o software faz a análise de dados de documentos com as declarações de importações potencializando suas informações essenciais, como país de origem da carga, quantidade e detalhes de armazenamento”.
A diretora de desembaraço aduaneiro da Panalpina Brasil, Elaine Inácio, aponta a importância da plataforma para o trabalho da empresa. “A Panalpina saiu na frente no mercado e resolveu apostar no e.Mix Analisador, tornando-se a primeira operadora logística do país a oferecer esta solução como parte dos processos DAD (desembaraço aduaneiro) da companhia”.
A parceria entre e.Mix e Panalpina se tornou um case de sucesso no mercado de importação. Importantes mídias, como CargoNews e Portogente, deram destaque em notícias referentes à utilização do software.
Em entrevista à CargoNews, a diretora de desembaraço, Elaine Inácio, complementou: “Em junho, realizamos um período de testes e ficamos muito satisfeitos com os resultados. O programa analisou 177 processos de DAD com uma agilidade impressionante. Para avaliar essa mesma quantidade de processos de maneira manual, precisaríamos de 265 horas, ou seja, 33 dias, enquanto o software fez esse trabalho em apenas 3 horas e 41 minutos. Se calcularmos um tempo médio para cada análise individualmente, de forma manual seria necessário ao menos 1 hora e 30 minutos para concluir cada uma, enquanto pelo sistema apenas 1 minuto e 15 segundos. E o melhor: esta tecnologia já está disponível para todos os clientes. ”
O serviço Analisador traz mais dinamismo ao processo de importação e otimiza a rotina de trabalho, possibilitando que as empresas tenham operações mais focadas no cliente e na melhoria de processo. Torne o tempo seu melhor amigo!
Duvida? Liga pra gente!
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, a assertividade e reduzindo os custos.
A certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) e a DUIMP (Declaração Única de Importação) são essenciais para a segurança e agilidade no comércio exterior brasileiro. A OEA proporciona um reconhecimento internacional que facilita processos e reduz custos, enquanto a DUIMP simplifica a importação ao integrar informações em um único documento. Para garantir a conformidade com essas normativas, o FollowNet se destaca como uma ferramenta que possibilita o monitoramento de processos e a gestão de documentos, assegurando que as empresas cumpram as exigências legais de forma eficiente.
O compliance no comércio exterior é essencial para empresas que atuam em importação e exportação, garantindo a conformidade com normas e regulamentos nacionais e internacionais. Este conjunto de práticas ajuda a mitigar riscos legais, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a confiança dos clientes. Para garantir um compliance eficaz, é fundamental investir em treinamento contínuo, realizar auditorias regulares, monitorar mudanças regulatórias e utilizar tecnologias adequadas. Soluções como o FollowNet oferecem ferramentas que facilitam a conformidade, centralizando informações e automatizando processos, permitindo que as empresas se concentrem em seus objetivos de negócios enquanto cumprem suas obrigações legais.
A falta de controle nas operações de importação traz uma série de prejuízos, desde interrupções na produção até custos elevados com demurrage, armazenagem e taxas extras. Problemas como o planejamento inadequado de pedidos de compra (POs), controles paralelos e o uso de sistemas ineficazes afetam a capacidade de monitorar o transporte de mercadorias e realizar o follow-up adequado nos portais da Receita Federal. Para evitar esses custos, investir em soluções tecnológicas como o FollowNet da e.Mix é essencial, garantindo visibilidade em tempo real, automação e maior previsibilidade no processo de importação.