Licença de Importação: como controlar o seu follow-up?

Follow-up das Licenças de Importação: como controlar? Trabalhar diariamente com importação exige muitas decisões, por isso obter um controle sobre todas as etapas é fundamental, […]

Licença de Importação: como controlar o seu follow-up?

Follow-up das Licenças de Importação: como controlar?

Trabalhar diariamente com importação exige muitas decisões, por isso obter um controle sobre todas as etapas é fundamental, inclusive sobre as LIs (Licença de Importação).

O follow-up das licenças traz maior segurança nas tomadas de decisões, pois a empresa terá a informação rapidamente sobre um deferimento. Com isso, a empresa terá a liberdade de seguir com um embarque ou autorizar um registro de DI.

Por isso, vamos mostrar como funciona a rotina do follow de LI e como é possível melhorar seu controle.

 

O que é Licença de Importação?

A Licença de Importação (LI) é um documento eletrônico emitido no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) para solicitar a permissão e/ou autorização para  importar alguns tipos de mercadorias, mediante o cumprimento de normas legais e administrativas.

Portanto, para o controle administrativo da entrada de produtos, operam no Brasil diversos órgãos anuentes, que têm, entre suas atribuições, a função de analisar as LIs.

Os principais órgãos são:

  • ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): controla a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária;
  • ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis): regulamenta as importações de petróleo, derivados de petróleo e de biocombustíveis;
  • DECEX (Departamento de Operações de Comércio Exterior): analisa operações de importação em casos que envolvam regimes aduaneiros especiais e atípicos, drawback  em isenção ou suspensão, bens usados, similaridades e acordos de importação em que participam empresas nacionais;
  • INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial):   responsável pela análise de mercadorias como  berços infantis, brinquedos, bebedouros, capacetes, rodas automotivas, entre outras;
  • MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): órgão que regulamenta e controla mercadorias de origem animal ou vegetal importadas ou que serão exportadas, atestando sua qualidade e segurança.

 

 

 

Como o follow-up pode me ajudar?

Diante da importância que é obter a Licença de Importação no prazo correto, o follow-up se torna algo fundamental para que haja controle em cada etapa da solicitação da anuência e que tudo ocorra de forma correta.

Além disso, como existem diferentes tipos de órgãos anuentes, não é seguro manter as informações apenas na memória. É importante alimentar o follow-up com todas as etapas em que a LI se encontra.

 

Quais as dificuldades no follow-up da Licença de Importação?

Embora o follow-up ajude no acompanhamento das emissões e anuências das licenças, ainda temos muitas dificuldades para fazer um controle completo,  visto que existem muitos órgãos anuentes e cada um possui seu próprio sistema para aprovar as licenças. .

Além do próprio sistema, cada órgão tem seu próprio tipo de procedimento e prazos para o deferimento. Alguns exigem pagamentos de taxa para seguir com a anuência e outros, não, por isso, é importante analisar cada LI a ser emitida.

Solicitar a Licença de Importação dentro do prazo

A solicitação da Licença de Importação pode comprometer todo o planejamento, se não for feita de forma correta pois, para cada tipo de órgão anuente, existe um prazo para o deferimento.

Quando citamos que o deferimento pode comprometer o planejamento, significa  que em diversas situações, a falta do deferimento impede o andamento do processo, como em atrasos para embarque da mercadoria ou  para seguir com o Registro da Declaração de Importação.

Em relação ao embarque, se faz necessário verificar se a LI tem esta restrição. Se esta exigência existir, ela é uma LI Pré-embarque, ou seja, sua mercadoria só poderá seguir no embarque após o deferimento da LI. Caso ocorra o embarque antes do deferimento, será necessário  pagar uma multa no momento do Registro da DI.

Consultar o deferimento

Para consultar o deferimento da Licença de Importação, é necessário entrar no Siscomex e seguir o seguinte passo:

  • Operações
  • Licenciamento de importação
  • Consultar LI: nesta etapa, abrirá uma tela com a opção de consulta diretamente pelo número da LI.
  • Também existe a opção da consulta por CNPJ. Pode-se selecionar a data específica do registro da LI ou um período, que mostrará todas as LIs preenchidas.

 

Após a escolha do tipo de pesquisa, irá aparecer o status do LI, que pode ser “para análise”, “exigência”, “Deferido”, “Indeferido” e “Cancelado”.  Além disso, nesta tela aparecerá o órgão anuente responsável pela análise.

 

Cumprimento de exigências

Após consultar a Licença de Importação e constar status “com exigência”, será necessário analisá-la com cuidado para verificar a forma de cumpri-la.

Existem exigências que são necessárias alterações diretamente no Siscomex, como no caso de faltar algo na descrição da mercadoria, faltar inserir o número de série, lote, ou alguma especificação necessária do produto.

E existem as exigências que devem ser cumpridas diretamente no sistema de cada órgão anuente, como a falta de algum documento obrigatório para o seu deferimento.

 

 

Definir a frequência de consulta

De fato, sabemos como é corrido o dia a dia para quem trabalha com importação, em que podem ocorrer imprevistos a qualquer momento e mudar a rotina diária.

Entretanto, é muito importante que seja dada uma atenção diária para consultar o status das LIs, principalmente para as licenças pré-embarque, onde muitas vezes a única pendência é o deferimento. Do mesmo modo, também é necessário  verificar se não existe nenhuma exigência, para assim agilizar o seu cumprimento.

Dicas de como melhorar o seu follow-up da Licença de Importação

Considerando que você trabalhe com diferentes órgãos anuentes, é muito importante conhecer a funcionalidade, os prazos e a passo a passo de cada um dos órgãos, pois isso irá facilitar o acompanhamento no seu follow-up.

 

Por isso, as principais dicas para melhorar o follow-up são:

 

1) Separar LIs pré-embarque das LIs pós-embarque, pois você precisa dar maior atenção para as LIs pré- embarque.

2) Fazer consultas diárias em lote por CNPJ, assim você ganhará tempo.

3) Verificar se possui (ou se será necessário solicitar) toda a documentação para efetuar o registro da LI no Siscomex, bem como todos os documentos exigidos pelos órgãos anuentes.

4) Possuir sistema de automação entre as consultas da LI e seu follow-up.

Automatize o follow-up das suas Licenças de Importação com a e.Mix

Vimos no texto a importância de se fazer o acompanhamento da Licença de Importação, por isso, adequá-la à rotina do dia a dia é imprescindível.

Dessa forma, é necessário buscar auxílio para o seu follow-up, e isso você encontra com a e.Mix.

A e.Mix possui um software completo para automatizar seu acompanhamento, como consultar o status e o extrato da Licença de Importação, o status dos órgãos anuentes da LI, fazendo as repetitivas consultas aos sistemas Siscomex e outros.

Veja o software completo aqui e automatize completamente as consultas a diversos sistemas de Comércio Exterior.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras
      Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras

      Auditorias aduaneiras são uma realidade inevitável para empresas envolvidas em atividades de importação e exportação. Estas inspeções são essenciais para garantir a conformidade com as […]

      Leia mais
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?

      De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial. 

      Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações. 

      Leia mais
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?

      Basicamente, a purchase order na importação é o documento que inicia a formalização do processo de compra de um produto importado. É a autorização da compra ou a confirmação da encomenda pelo comprador. 

      O pedido de compra contém todas as informações pertinentes ao produto ou serviço que será entregue, e estabelece a relação comercial a partir da aceitação do fornecedor. 

      Leia mais