Essa modalidade estabelece que a responsabilidade pela contratação e pagamento do frete e seguro internacionais é de responsabilidade do comprador (importador) desde a fábrica ou local de origem indicado pelo exportador até seu destino final. Ao exportador (vendedor) cabe a responsabilidade de indicar o local de coleta e deixar a carga pronta e embalada, nas condições ideais para que o transporte possa ocorrer. Ou seja, as obrigações, as responsabilidades e os riscos são maiores para o importador do que para o exportador.
O frete EXW, ou frete Ex-Works é uma das modalidades mais utilizadas para transporte de cargas no comércio exterior.
Ele pode ser utilizado tanto na importação quanto na exportação e é aceito nos mais diferentes modais de transporte disponíveis, tanto no marítimo quanto no aéreo.
Diante da sua versatilidade, é importante conhecer mais a fundo esta condição de frete, assim como suas particularidades e aspectos a se levar em consideração para usar este termo.
Por isso, no texto abaixo você encontrará uma explicação completa de como funciona esta modalidade de frete internacional.
O frete EXW ou Ex-Works é um dos termos de negociação de frete aprovados e reconhecidos internacionalmente.
Essa modalidade estabelece que a responsabilidade pela contratação e pagamento do frete e seguro internacionais é de responsabilidade do comprador (importador) desde a fábrica ou local de origem indicado pelo exportador até seu destino final.
Ao exportador (vendedor) cabe a responsabilidade de indicar o local de coleta e deixar a carga pronta e embalada, nas condições ideais para que o transporte possa ocorrer.
Ou seja, as obrigações, as responsabilidades e os riscos são maiores para o importador do que para o exportador.
Acima mencionamos que o frete EXW é reconhecido internacionalmente. Isso quer dizer que ele faz parte da lista de condições de frete aprovados pela Câmara Internacional do Comércio (ICC).
Esta lista de condições é chamada de INCOTERMS e é atualizada a cada dez anos.
Todos os termos definidos nessa lista podem, portanto, ser utilizados, a nível mundial, entre as empresas na negociação das condições de contratação de frete e seguro de cargas transportadas nas vendas internacionais.
Cada termo determina até onde vai a responsabilidade de cada uma das partes na questão de contratação e pagamento do transporte e seguro dos produtos negociados.
Fato é que as condições de frete estabelecidas pelos Termos Internacionais de Comércio trazem mais segurança para ambas as partes.
Embora seja uma listagem internacional é importante notar que cada país tem autonomia para aceitar ou não determinado termo de negociação.
Por isso, também é importante estar atento à legislação de cada país com o qual se está negociando para evitar problemas perante a aduana local.
Dentre os INCOTERMS utilizados, os mais comuns são o frete EXW e o FOB (Free On Board).
Pelo fato de serem as formas de pagamento de frete mais negociadas, é importante saber a diferença entre eles.
Como mencionamos acima, na modalidade EXW os custos e riscos são maiores para o importador. Já que cabe a ele a contratação e pagamento do frete e seguro pelo maior trajeto da carga.
Já no que se refere ao FOB, o exportador tem obrigações adicionais. Afinal, essa condição determina que é de responsabilidade do exportador o transporte e seguro da carga até que ela esteja acondicionada dentro do navio no qual será embarcada.
Outra diferença entre estes dois INCOTERMS é que, ao contrário do que ocorre com o frete EXW, o FOB pode ser utilizado somente no modal marítimo.
Por isso é importante estar atento a estes detalhes da carga no momento de optar por qual INCOTERM será utilizado na negociação.
Assim como qualquer outra parte do comércio exterior existem vantagens e desvantagens em se optar por este tipo de condição de embarque, o frete EXW.
E considerar o que é vantagem ou desvantagem vai depender do ponto de vista de quem está analisando, neste caso o exportador ou o importador.
Abaixo você verá as principais vantagens e desvantagens para cada uma das partes envolvidas.
Sem dúvidas o frete EXW é muito mais vantajoso para o exportador do que para o importador, especialmente no que se refere ao custo do transporte.
Afinal, cabe ao exportador uma responsabilidade menor. Suas obrigações são encerradas no momento que a carga está pronta e embalada corretamente para que possa ser coletada no local mencionado. Usualmente, este local é a própria fábrica do exportador.
Porém, é responsabilidade dele acondicionar corretamente a mercadoria, além de fornecer todas as informações necessárias, de forma correta, para que o importador providencie o transporte da carga.
Por outro lado, no caso do importador a desvantagem maior do frete EXW é o custo. Afinal, ele será responsável pelo pagamento e contratação tanto do frete quanto do seguro da carga desde o momento da saída da fábrica até a sua chegada no destino.
Isso inclui, portanto:
Embora o custo seja maior, por ser o importador o pagador do frete, isso dá a ele a possibilidade de melhor acompanhar a carga por todo o trajeto sem necessitar aguardar pelo retorno das informações enviadas pelo exportador. O que é bem comum nos casos em que outro INCOTERM é escolhido entre as partes.
Outra vantagem, que é importante de se levar em conta, é poder ter uma estimativa prévia dos custos locais que serão cobrados mais próxima da realidade.
Já que quando o frete é pago pelo exportador estes custos vão variar conforme o agente logístico contratado na origem.
Determinar quando vale a pena optar por este tipo de condição de transporte depende muito do tipo de produto negociado, da forma como a carga será transportada ou até mesmo do tempo e tipo de relação comercial entre as empresas envolvidas.
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