Gecex facilita critérios para concessões do Proex

No último mês, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou novas condições para as concessões do Programa de Financiamento às […]

Gecex facilita critérios para concessões do Proex

No último mês, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou novas condições para as concessões do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) para bens ou serviços nacionais. A nova resolução define critérios para elegibilidade e revoga alguns dos regulamentos anteriores, com o propósito de deixar o processo mais simples e modernizado.

As condições entraram em vigor no início do mês de abril e o texto da publicação trouxe também dois anexos com os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) de bens e serviços elegíveis para o financiamento. Para os exportadores de empresas de grande porte, é previsto que utilizem o Proex-Equalização, programa mantido por instituições financeiras com o apoio do Proex. Já para as empresas que apresentam faturamento bruto anual inferior a R$ 600 milhões, o financiamento disponibilizado é feito a partir do Proex-Financiamento, que tem crédito direto, com recursos do Tesouro Nacional.

A partir da nova resolução, é possível impulsionar um aumento na competitividade das exportações brasileiras, considerando que o agente operador terá mais autonomia sobre o processo. Além disso, garante-se uma melhor gestão da concessão dos financiamentos, aperfeiçoando o acompanhamento da política pública pela Camex.

Todas essas mudanças indicam a necessidade de atualização nas empresas brasileiras que trabalham com o ramo de exportações. Para a e.Mix, a atualização é constante, possibilitando a oferta de softwares que atendam às necessidades do cliente de acordo com os dados e recursos disponíveis no mercado.

Clique aqui e veja mais informações sobre as novas condições do Gecex. 

Sobre a e.Mix

A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior, construtoras, empresas de tecnologia, terminais alfandegários, telecomunicações, entre outros.
Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
Saiba mais sobre nossos softwares.

Veja também
Caso de sucesso: Como a Geodis transformou sua operação com o e.Mix FollowNet
Caso de sucesso: Como a Geodis transformou sua operação com o e.Mix FollowNet

A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros  embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.

Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa. 

 Solução

A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.

Leia mais
Como a Inteligência Artificial pode revolucionar sua operação de comércio exterior
Como a Inteligência Artificial pode revolucionar sua operação de comércio exterior

Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.

Leia mais
Entendendo as barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio exterior
Entendendo as barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio exterior

Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.

Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.

Leia mais