Inteligência artificial no comércio exterior: o que é e onde está presente?

A inteligência artificial no comércio exterior beneficia processos em tratamento de dados, pagamentos internacionais e rastreamento de carga, eliminando a possibilidade de erro humano e monitorando cadeias de suprimentos.

Inteligência artificial no comércio exterior: o que é e onde está presente?

Inteligência Artificial: O que é e onde está presente no comércio exterior

Você sabe como pode ser aplicada a Inteligência Artificial no comércio exterior?

Quando pensamos em atividades que utilizam a mão de obra humana, como indústrias, sem dúvidas é simples imaginarmos como a Inteligência Artificial facilita os processos.

Entretanto, quando olhamos para rotinas que envolvem mais pensamento e análise, pensar no uso de tecnologias e inovações se torna mais difícil.

Isso acontece porque a imagem que nos vem à cabeça ao ouvirmos o termo “Inteligência Artificial” é de máquinas imensas que operam atividades manuais de maneira automatizada.

Essa imagem, porém, não é verídica. Hoje, veremos como podemos usar Inteligência Artificial no comércio exterior, o que esse termo significa e algumas das tendências observadas.

Vamos nessa?

O que é Inteligência Artificial?

Antes de tudo, vamos entender o que é a Inteligência Artificial (IA, ou AI do inglês Artificial Intelligence).

O conceito, a saber, refere-se a máquinas ou sistemas capazes de reproduzir a Inteligência e o pensamento humano. Dessa forma, esses dispositivos podem executar tarefas e tomar decisões, a partir de uma lógica similar ao raciocínio.

Ademais, com base nas informações coletadas pelas máquinas e sistemas, em interações com humanos, a IA pode se desenvolver e se aprimorar. Só para exemplificar, podemos percebê-la em:

  • Chatbots que entendem o problema dos clientes e o solucionam rapidamente;
  • Assistentes virtuais que antecipam nossas necessidades a partir de nossa rotina e interação com elas; e
  • Serviços, como os de streaming, que nos recomendam programas a partir de nosso histórico de uso.

Como vimos anteriormente, ela não se restringe a robôs ou máquinas gigantes que realizam atividades manuais. Pelo contrário, a IA também diz respeito à análise de dados e à capacidade de pensar e tomar decisões.

Ela também não foi criada de tal forma que irá nos substituir e dominar o mundo com robôs eficientes e poderosos.

Ao contrário, a Inteligência Artificial pode melhorar as habilidades humanas e otimizar nosso tempo, sendo, portanto, mais um parceiro que um inimigo.

Entenda mais sobre a Quarta Revolução Industrial

Vejamos, portanto, um conceito imprescindível antes de avançarmos na conversa sobre Inteligência Artificial: a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0.

Os termos sinônimos se referem às novas tecnologias para produção de bens de consumo: machine learning, big data, Internet das Coisas e a própria IA.

Só para ilustrar, a Revolução Industrial é um fenômeno marcante na história, que teve sua primeira fase no século XVIII.

Como seu nome sugere, ela revolucionou a forma como nós produzíamos e consumíamos em sociedade, pois foi o advento das primeiras tecnologias e máquinas utilizadas nas indústrias.

Ao longo dos últimos séculos, esse fenômeno se intensificou ainda mais até chegarmos a esse momento da Quarta Revolução Industrial.

Essa fase que vivemos atualmente nos proporcionou um salto tecnológico nunca visto antes, com a criação de tecnologias mais rápidas, eficientes e precisas.

Temos, por exemplo, a automação, que é a capacidade de máquinas trabalharem sem um comando humano. Isso permitiu a potencialização das máquinas, que vêm desempenhando funções cada vez mais complexas.

Inclusive, essas funções envolvem não apenas trabalhos manuais, mas também intelectuais, como análise de dados e tomada de decisão com base em padrões.

Desafios globais da Inteligência Artificial no comércio exterior

Pois bem, diante de todo o exposto, convém tratar de alguns desafios a serem superados para a aplicação da Inteligência Artificial no comércio exterior.

Só para ilustrar, alguns deles são:

  • Obstáculos ao comércio de mercadorias: a implementação bem-sucedida da IA requer hardwares mais eficientes e, por consequência, mais caros, e os obstáculos atrapalham sua comercialização;
  • Restrições comerciais de serviços: o ambiente comercial atual não facilita o acesso ao mercado e aos investimentos estrangeiros de tecnologia, dificultando a adoção da IA;
  • Competência humana necessária: apesar do conhecimento ser compartilhado por redes, a instalação e manutenção dos sistemas exigem a presença física de profissionais nas empresas;
  • Imposições ao tratamento de dados: dados são a matéria-prima da IA, porém, seu fluxo transfronteiriço envolve questões de privacidade, regulamentação, segurança cibernética e segurança nacional.

Tendências futuras do comércio exterior com a colaboração da Inteligência Artificial

Agora que conhecemos o conceito e alguns dos desafios de sua implementação, vamos analisar o uso da Inteligência Artificial no comércio exterior.

Veremos algumas das tecnologias que estão surgindo, bem como sua atuação na logística e nos pagamentos internacionais.

Tratamento de dados

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o tratamento de dados.

Uma vez que a IA é a capacidade das máquinas de alcançarem conhecimento similar ao humano, os dados são essenciais, eles são a sua matéria-prima.

Só para exemplificar, uma aplicação é o machine learning (“aprendizado de máquina”) que, mais do que uma máquina que pensa, ela também aprende.

Com essa tecnologia, os computadores são programados para desempenhar funções e, a partir da coleta de dados, aprendê-las em tempo real.

No comércio exterior o machine learning pode ser utilizado para analisar a cadeia de suprimentos, realizando ajustes quando necessário, como a mudança de rota ou de equipamentos utilizados.

Desse modo, ele permite agilizar a operação.

Outra forma de utilização da IA no comex é o deep learning (“aprendizado profundo”), um ramo do machine learning.

Essa subcategoria trata do uso de redes neurais para melhorar processos e ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia. Ele evolui a partir das informações que nós fornecemos.

Com o objetivo de aprimorar o Google Tradutor ou Google Assistente, por exemplo, esses softwares armazenam nossos dados e se personalizam ao nosso comportamento.

Ele é um dos campos mais visados da ciência da computação atualmente, pois é o que torna a IA factível, inteligente e aplicável em nossa rotina.

Pagamentos internacionais

Em segundo lugar estão os pagamentos internacionais, um ponto crítico para efetivar as negociações entre países.

No pagamento internacional, a IA é utilizada para acelerar as transações, automatizando processos e melhorando a qualidade deles, sem deixar a segurança de lado.

Algumas soluções são capazes de fazer leituras de cenário e prever as taxas de câmbio, por exemplo. Outro papel que a IA desenvolve é melhorar a segurança – essencial frente ao aumento da demanda e, por conseguinte, dos roubos – pois possui capacidade de:

  • Identificar padrões suspeitos ou comportamentos irregulares;
  • Analisar a rede de pagamentos e detectar atividades fraudulentas;
  • Neutralizar a ameaça de fraudadores;
  • Manter os fundos e dados dos clientes seguros;
  • Realizar triagem contra lavagem de dinheiro; e
  • Reduzir o tempo de processamento das transações.

Já que verifica as transações automaticamente, a Inteligência Artificial ainda elimina a possibilidade de erro humano.

Rastreamento de carga

Por fim, vamos conferir como a Inteligência Artificial no comércio exterior pode facilitar os processos logísticos da cadeia de suprimentos.

Ela permite, por exemplo, a construção de um “gêmeo virtual”. Trata-se de uma réplica virtual da cadeia de suprimentos, incluindo, armazéns, materiais e ativos.

Como resultado, os profissionais podem analisar e prever reações a uma infinidade de cenários hipotéticos, como condições climáticas desfavoráveis e falta de insumos. Nesse sentido, é possível se antecipar aos imprevistos que podem surgir.

Ademais, temos a Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT), um mecanismo capaz de coletar e transferir dados sem intervenção humana, através de redes.

Essa ferramenta ajuda a monitorar as cadeias de suprimentos e analisa, por exemplo, quando uma máquina precisa de manutenção ou a temperatura de cargas sensíveis.

Tudo isso garante que a carga seja entregue da melhor forma possível ao seu destino.

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Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa. 

 Solução

A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.

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O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.

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