Sistemas de gestão de processos de comércio exterior aumentam a produtividade e eficiência das empresas do setor

Gerenciar processos de comércio exterior demanda uma organização impecável dentro de empresas e agências que prestam serviços relacionados à importação e exportação. Conseguir lidar com […]

Sistemas de gestão de processos de comércio exterior aumentam a produtividade e eficiência das empresas do setor

Gerenciar processos de comércio exterior demanda uma organização impecável dentro de empresas e agências que prestam serviços relacionados à importação e exportação. Conseguir lidar com autoridades, necessidades burocráticas, clientes e fornecedores de forma eficiente depende diretamente da capacidade das empresas em organizar logicamente e funcionalmente os trabalhos de seus diversos colaboradores.

A tecnologia certamente contribuiu para que esse tipo de trabalho fosse feito de forma mais organizada. Computadores e seus programas de criação de planilhas e textos revolucionaram a forma como os dados eram trabalhados no comércio exterior. Além disso, a internet e a acessibilidade remota também impactaram de forma significativa o gerenciamento de processos em comércio exterior.

Principalmente a partir da década de 90, o governo brasileiro passou em investir em sistemas virtuais para a área de COMEX. O Sistema Integrado de Comércio Exterior foi criado para organizar melhor as relações entre os órgãos governamentais e os empreendedores da área. Contudo, mesmo com o incentivo do governo, muitas empresas continuam a utilizar nenhum software, fazendo tudo à mão, ou apenas utilizam os softwares genéricos, existentes em computadores pessoais de todo o mundo.

Para que o comércio exterior brasileiro continue crescendo é preciso conscientizar tais empresas sobre a importância da automação. O uso de softwares para comércio exterior já é uma realidade nos países de destaque na economia mundial e chegou para ficar no mercado. As empresas que se adequarem mais rapidamente a esta nova configuração e forma de trabalho com certeza irão colher melhores frutos no futuro – resultantes de seus esforços atualmente.

A automação através de softwares para comércio exterior e gerenciamento de processos de importação e exportação contribui para aperfeiçoar diversas características importantes dentro das empresas nas quais é implantada. Um dos exemplos é a melhora da organização interna, favorecendo a rotina de trabalho e a eficiência em realizar as tarefas. Além disso, o tempo necessário para fazer os trabalhos é diminuído, favorecendo e muito o cliente, que pode ter acesso às mercadorias ou entregá-las mais rapidamente para o destinatário final.

Por isso é hora de dar um basta nas planilhas e adotar um sistema de gestão de processos em comércio exterior.

A e.Mix é uma empresa que presta excelentes serviços na área de automação para importação e exportação. Conheça algumas ferramentas da empresa que podem lhe ajudar a se consolidar no mercado:

SiscomexNet

PONet

DrawbackNet

DemurrageNet

FollowNet

Dashboard

São muitas opções disponíveis para você abandonar planilhas genéricas e utilizar softwares criados especialmente para a área de Comércio Exterior. Entre em contato com os especialistas da e.Mix e traga o futuro para o cotidiano de sua empresa!

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Capacidade de contêiner: quanto de carga cabe em um?
      Capacidade de contêiner: quanto de carga cabe em um?

      Os contêineres são o principal recipiente para o transporte de cargas nos processos do comércio exterior. Assim sendo, são equipamentos adaptados para serem utilizados em diversos modais de transporte.

      Vale ressaltar que no modal marítimo, o contêiner não é considerado um tipo de embalagem, mas sim como parte da embarcação do navio.

      O início da utilização dos contêineres nas movimentações deu-se quando os comerciantes começaram a encontrar sérios problemas no armazenamento das mercadorias. Isso acontecia porque em cada viagem ocorriam avarias, deteorização e até perda das mercadorias, gerando prejuízos constantes.

      Leia mais
      Zona Franca de Manaus: Quais as vantagens em utilizá-la?
      Zona Franca de Manaus: Quais as vantagens em utilizá-la?

      A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implementado pelo governo para atrair investimentos e instalar empresas, principalmente na área industrial. Ela funciona como uma área de livre comércio de importação e exportação, oferecendo incentivos fiscais especiais. A administração da Zona Franca de Manaus é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abrange cerca de 600 indústrias. 

      Leia mais
      Importação de vacinas: como funciona e quais os pré-requisitos?
      Importação de vacinas: como funciona e quais os pré-requisitos?

      As diretrizes que regulamentam a importação de produtos sujeitos à Anvisa estão vinculadas originalmente à RDC nº 81/2008. Ela esclarece que somente empresas autorizadas pela entidade para exercerem a atividade de importação de vacinas podem importar bens e produtos sujeitos à intervenção da Anvisa. 

      A exceção são empresas importadores de alimentos, matérias-primas alimentares e alimentícios, que devem apresentar no momento da chegada do produto documento oficial de regularização da empresa expedido pela autoridade estatual ou local. 

      Além disso, existem empresas do ramo de cosméticos que importam matérias-primas para a fabricação de cosméticos e produtos de beleza. Para estes casos, não é necessária a autorização de funcionamento. 

      Leia mais