Gerenciar processos de comércio exterior demanda uma organização impecável dentro de empresas e agências que prestam serviços relacionados à importação e exportação. Conseguir lidar com […]
Gerenciar processos de comércio exterior demanda uma organização impecável dentro de empresas e agências que prestam serviços relacionados à importação e exportação. Conseguir lidar com autoridades, necessidades burocráticas, clientes e fornecedores de forma eficiente depende diretamente da capacidade das empresas em organizar logicamente e funcionalmente os trabalhos de seus diversos colaboradores.
A tecnologia certamente contribuiu para que esse tipo de trabalho fosse feito de forma mais organizada. Computadores e seus programas de criação de planilhas e textos revolucionaram a forma como os dados eram trabalhados no comércio exterior. Além disso, a internet e a acessibilidade remota também impactaram de forma significativa o gerenciamento de processos em comércio exterior.
Principalmente a partir da década de 90, o governo brasileiro passou em investir em sistemas virtuais para a área de COMEX. O Sistema Integrado de Comércio Exterior foi criado para organizar melhor as relações entre os órgãos governamentais e os empreendedores da área. Contudo, mesmo com o incentivo do governo, muitas empresas continuam a utilizar nenhum software, fazendo tudo à mão, ou apenas utilizam os softwares genéricos, existentes em computadores pessoais de todo o mundo.
Para que o comércio exterior brasileiro continue crescendo é preciso conscientizar tais empresas sobre a importância da automação. O uso de softwares para comércio exterior já é uma realidade nos países de destaque na economia mundial e chegou para ficar no mercado. As empresas que se adequarem mais rapidamente a esta nova configuração e forma de trabalho com certeza irão colher melhores frutos no futuro – resultantes de seus esforços atualmente.
A automação através de softwares para comércio exterior e gerenciamento de processos de importação e exportação contribui para aperfeiçoar diversas características importantes dentro das empresas nas quais é implantada. Um dos exemplos é a melhora da organização interna, favorecendo a rotina de trabalho e a eficiência em realizar as tarefas. Além disso, o tempo necessário para fazer os trabalhos é diminuído, favorecendo e muito o cliente, que pode ter acesso às mercadorias ou entregá-las mais rapidamente para o destinatário final.
Por isso é hora de dar um basta nas planilhas e adotar um sistema de gestão de processos em comércio exterior.
A e.Mix é uma empresa que presta excelentes serviços na área de automação para importação e exportação. Conheça algumas ferramentas da empresa que podem lhe ajudar a se consolidar no mercado:
SiscomexNet
PONet
DrawbackNet
DemurrageNet
FollowNet
Dashboard
São muitas opções disponíveis para você abandonar planilhas genéricas e utilizar softwares criados especialmente para a área de Comércio Exterior. Entre em contato com os especialistas da e.Mix e traga o futuro para o cotidiano de sua empresa!
Reduzindo Custos no Comércio Exterior com Gestão Centralizada e Predição de Desvios
Controlar gastos em importações e exportações é essencial para aumentar a eficiência. Com uma gestão centralizada e sistemas de predição de desvios, as empresas conseguem reduzir custos com armazenagem e demurrage. Consolidar informações em uma única plataforma e automatizar alertas de prazo permitem evitar custos desnecessários e prever gargalos, mantendo as operações dentro do prazo e do orçamento. A adoção de um sistema de gestão centralizada garante um comércio exterior mais ágil e econômico.
Para empresas que operam no comércio exterior e possuem a certificação OEA, o gerenciamento eficiente de certificados digitais é essencial. Manter o compliance com normas regulatórias é crucial para garantir a continuidade das operações e evitar sanções. Com uma plataforma automatizada de gerenciamento, como a da e.Mix, empresas ganham segurança, visibilidade e controle total sobre seus certificados. Isso reduz o risco de penalidades e protege o status OEA, garantindo a conformidade e a competitividade em um mercado dinâmico e globalizado.
A centralização de dados no comércio exterior se tornou essencial para empresas que buscam eficiência e competitividade. Com as operações de importação e exportação cada vez mais complexas, manter informações centralizadas em uma plataforma única reduz erros, melhora a visibilidade e acelera a tomada de decisões. Além disso, a integração de sistemas e a automação de processos simplificam tarefas operacionais e garantem conformidade com regulamentações.
Com soluções que integram dados entre departamentos e automatizam processos, as empresas reduzem custos, minimizam falhas e conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado global. Centralizar e automatizar dados transforma a gestão em uma vantagem competitiva, maximizando produtividade e agilidade nas operações internacionais.