Transporte internacional de alimentos: dados e desafios

Certamente o transporte internacional de alimentos é desafiador. Afinal, a maior parte dessas mercadorias deve ser transportada rapidamente para que não pereçam. Nesse sentido, procura-se o meio de transporte mais rápido, o que certamente nem sempre será o mais barato. Entretanto, nem todos os alimentos demandam um transporte agilizado como, para ilustrar, o transporte de cereais e grãos. Em contrapartida, esse tipo de alimento é transportado em grandes quantidades, sendo assim, é necessário um bom alinhamento logístico para conseguir embarcar tudo.

Transporte internacional de alimentos: dados e desafios

Transporte internacional de alimentos: dados e desafios

A logística é assunto delicado, e quando se trata da logística internacional sabemos que existem alguns detalhes adicionais para se preocupar. Mas e quando falamos especificamente do transporte internacional de alimentos?

Estamos falando da rápida oscilação de preços, disponibilidade de navios e voos, estruturas para carga e descarga das mercadorias. Enfim, não é tarefa fácil para o profissional de comércio exterior.

Certamente, o assunto pode ficar ainda mais complexo. São vários aspectos a serem considerados como: o tempo de viagem das mercadorias, a temperatura para o transporte delas, o manuseio correto da carga, a documentação pertinente, entre outros.

Por isso que trouxemos nesse artigo diversas dicas para ajudar você nessa logística. Comecemos pelos dados desse tipo de produto.

Quais alimentos o Brasil mais exporta?

Em primeiro lugar, o alimento que o Brasil mais exporta é também a principal commodity exportada em uma comparação geral do país – a soja.

Uma semente que é utilizada na produção de diversos produtos como: óleo, farinha, leite, molho (por exemplo, o shoyo) e proteína texturizada. Antes de mais nada, vale destacar que o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além de a soja ser o produto mais exportado no Brasil, temos como destaque a exportação geral de frutos do agronegócio.

Depois da soja, em 2022 o destaque vai para exportação brasileira de carne bovina, seguida pelo milho e o açúcar, carne de aves e café. Abaixo alguns dados do Comex Stat sobre essas exportações:

  1. Soja: 65% de participação, faturamento de US$ 45,4 bi;
  2. Carne bovina: 3,6% de participação, faturamento de US$ 11,1 bi;
  3. Milho: 3,4% de participação, faturamento de US$ 10,4 bi;
  4. Açúcar: 3,4% de participação, faturamento de US$ 10,4 bi;
  5. Carne de aves: 2,7% de participação, faturamento de US$ 8,2 bi; e
  6. Café: 2,5% de participação, faturamento de US$ 7,8 bi.

A participação da soja nas exportações do agronegócio brasileiro de 2021 foi de 70%, faturando US$ 38,6 bilhões no ano.

Em 2022, embora percebamos um decréscimo nessa participação para 65%, o faturamento continua em crescimento, batendo os US$ 45,4 bilhões até novembro desse ano. Enfim, isso demonstra que a exportação dessa semente vem crescendo consideravelmente desde 2020 após um ano de baixa em 2019.

Quanto à carne bovina, vemos um crescimento considerável em sua participação total nas exportações, já que esta em 2021 representava apenas 2,8%. Com o milho não foi diferente, pois representava uma parcela muito menor em 2021, somente 1,5%.

Quais alimentos o Brasil mais importa?

O Brasil é um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos, contudo, ainda depende da importação de alguns suprimentos por meio do transporte internacional.

O principal alimento importado pelo Brasil é o trigo, cereal utilizado na produção de refeições comuns na mesa dos brasileiros como: pães, pizzas, bolos e salgados, além de bebidas, como a cerveja.

Atualmente, o Brasil enfrenta algumas adversidades na produção do trigo, porém, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem realizado pesquisas indicando que em breve o país poderá se tornar autossuficiente na produção desse cereal. Isso porque hoje o brasileiro consome entre 12 a 13 milhões de toneladas de trigo ao ano, todavia, o país produz apenas 8 milhões delas. No entanto, com pesquisas e a tecnologia disponíveis hoje estima-se que em cerca de 10 anos será possível produzir o que se consome no país.

Segundo dados do Comex Stat, em 2022 a participação do trigo nas importações totais do Brasil foi de 0,75%, representando US$ 1,88 bilhões, seguido pela importação de pescado, representando 0,27%, frutas e nozes com 0,23% e milho também com 0,23%. Nota-se portanto que a importação de alimentos não é muito representativa no Brasil, sendo mais expressiva a importação de produtos da indústria de transformação como: adubos, fertilizantes e petróleo.

Quem são os maiores exportadores de alimento do mundo?

Os países que mais exportam alimentos no mundo são, respectivamente: Estados Unidos, Brasil e Índia.

Todos possuem em comum grandes áreas produtivas e clima favorável a plantações diversificadas, entretanto, para além do transporte internacional, a produção de alimentos desempenha um papel diferente na economia em cada país, como destacaremos a China.

Estados Unidos

Os Estados Unidos têm destaque na exportação de soja, milho e trigo, que são commodities. Carne bovina, aves e laticínios também figuram entre os principais produtos em produção e exportação.

Em 2021, somente para a China os EUA aumentaram suas exportações em 25%. É uma indústria bilionária que passa dos US$ 150 bilhões anuais.

Brasil

O Brasil é o maior exportador mundial de soja, açúcar bruto, carne bovina congelada e aves.

Em 2020 só as exportações de soja alcançaram a cifra de quase US$ 29 bilhões, uma das maiores para uma commodity agrícola de um único país.

É histórico esse foco na agricultura, desde o período pré-colonial.

Índia

A Índia é o maior exportador mundial de açúcar refinado e arroz moído

Além disso, é o maior produtor mundial de leite, juta e leguminosas que contemplam feijão, lentilha e grão de bico.

China

Vale destacar que a China é responsável por cerca de um quarto da produção global de grãos e lidera na produção de cereais, algodão, frutas, vegetais.

Embora tenha somente 10% da terra arável do planeta, grande parte do território montanhoso ou árido, o solo das regiões leste e sul da China são extremamente produtivos.

E, ainda que seja o maior produtor de alimentos, também é um dos maiores importadores, necessitando importar pelo menos 23% dos seus alimentos.

Quais os desafios no transporte internacional de alimentos?

Certamente o transporte internacional de alimentos é desafiador. Afinal, a maior parte dessas mercadorias deve ser transportada rapidamente para que não pereçam. Nesse sentido, procura-se o meio de transporte mais rápido, o que certamente nem sempre será o mais barato.

Entretanto, nem todos os alimentos demandam um transporte agilizado como, para ilustrar, o transporte de cereais e grãos. Em contrapartida, esse tipo de alimento é transportado em grandes quantidades, sendo assim, é necessário um bom alinhamento logístico para conseguir embarcar tudo.

Vamos verificar quais são esses desafios.

Perecibilidade

Acima de tudo, um ponto muito importante no transporte internacional de alimentos é estar atento à perecibilidade deles. Mercadorias como o arroz, café e outros cereais têm um prazo de validade mais longo, por exemplo.

Nesse caso, a estrutura e a logística necessárias para a programação do embarque costumam ser menos complicadas. Exigem apenas maior coordenação, pois a maioria desses casos é de embarque em grandes volumes.

Já para alimentos perecíveis, ou seja, que tenham um prazo de validade mais curto, é preciso uma organização logística mais complexa. O embarque não pode levar muito tempo, pois corre-se o risco de a mercadoria estragar nesse ínterim, por isso é indicado o modal aéreo para garantir um menor tempo de transporte.

Ademais, os alimentos perecíveis possuem alto risco de contaminação e deterioração e, como resultado, exigem elevado controle de higiene e clima. Para tanto, existem equipamentos de transporte como contêineres e caminhões específicos para esse tipo de mercadoria, com resfriamento e controle de temperatura.

Cuidados no Transporte

Deve-se ter muito cuidado, não apenas durante o trajeto, mas também na hora de carga e descarga dessas mercadorias. Muitos alimentos são sensíveis e podem estragar ao serem esmagados ou mal armazenados. Por isso, o manuseio dessas mercadorias é um tópico muito pertinente no transporte internacional de alimentos.

Para cada tipo de alimento existe uma categoria de veículo própria para o seu transporte, tais como:

  • Não perecíveis: o transporte pode ser realizado em veículo aberto, protegido com lona ou plástico;
  • Não perecíveis, do tipo panificação e confeitaria: estes devem ser levados em veículo fechado e temperatura ambiente; e
  • Perecíveis: viagem em veículo fechado e isotérmico, sendo refrigerado ou congelado.

Documentação

Estar atento à documentação das mercadorias classificadas como alimentícias é imprescindível. Para exemplificar, todo veículo que esteja transportando alimentos deve ser autorizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esse órgão é responsável pela inspeção sanitária dos veículos e impõe algumas regras, todas dispostas na Portaria nº 326 da Secretaria de Vigilância Sanitária e na Resolução nº 275 da ANVISA.

Além disso, a ANVISA impõe normas sobre a devida etiquetagem dos alimentos que devem observar as orientações do órgão, sendo exigidos rótulos claros e legíveis.

Controle o transporte internacional de seus produtos com a e.Mix

A e.Mix pode ajudar você nesse desafio do transporte internacional de alimentos. Com as ferramentas disponibilizadas em nossos softwares, o controle de suas cargas ficará mais fácil, rápido e seguro.

Possibilitamos a melhoria no controle de processos a partir do gerenciamento completo da sua importação ou exportação.

Entre em contato para conhecer mais sobre o que temos a oferecer.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?

      De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial. 

      Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações. 

      Leia mais
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?

      Basicamente, a purchase order na importação é o documento que inicia a formalização do processo de compra de um produto importado. É a autorização da compra ou a confirmação da encomenda pelo comprador. 

      O pedido de compra contém todas as informações pertinentes ao produto ou serviço que será entregue, e estabelece a relação comercial a partir da aceitação do fornecedor. 

      Leia mais
      Transporte Internacional Rodoviário para o Mercosul: quais as vantagens?
      Transporte Internacional Rodoviário para o Mercosul: quais as vantagens?

      A maior participação no Comércio Intrazona do Mercosul é a do Brasil, com cerca de 40%, vindo em seguida a Argentina com 30%, o Paraguai com 11% e o Uruguai com 8%. No momento atual, as exportações cresceram cerca de 16%, mantendo a expansão do comércio internacional fomentado pelo aumento da venda do trigo, do centeio, do arroz e do milho, fazendo com que as commodities continuem sendo o carro-chefe nas exportações nacionais. E a maior parte dos produtos transportados entre os países do bloco fazem uso do transporte internacional rodoviário.

      Leia mais