No comércio internacional, as movimentações de cargas podem ser realizadas por meio de vários modais de transporte, inclusive pela utilização da intermodalidade entre eles, visto que as distâncias percorridas são longas entre os pontos de saída e de chegada nas rotas traçadas. Assim sendo, a escolha pelo modal ideal para a realização dos embarques ficará a critério de cada empresa, conforme a sua demanda e a sua necessidade no prazo estipulado para a entrega da mercadoria ao cliente final.
Atualmente, a gestão da logística no transporte internacional compreende que executar um gerenciamento estratégico e integrado das operações realizadas pelos componentes logísticos é essencial para o alcance do sucesso do negócio no comércio exterior.
Dessa maneira, um dos componentes que mais se destacam no Supply Chain é o transporte internacional, pois é o mais visível, assim como o maior consumidor do tempo e dos custos operacionais de qualquer importador ou exportador.
No comércio internacional, as movimentações de cargas podem ser realizadas por meio de vários modais de transporte, inclusive pela utilização da intermodalidade entre eles, visto que as distâncias percorridas são longas entre os pontos de saída e de chegada nas rotas traçadas.
Assim sendo, a escolha pelo modal ideal para a realização dos embarques ficará a critério de cada empresa, conforme a sua demanda e a sua necessidade no prazo estipulado para a entrega da mercadoria ao cliente final.
Ou seja, as empresas de comércio exterior devem analisar a facilidade e a comodidade de cada modal, sempre de acordo com o seu tipo de mercadoria e suas especificidades, para que consigam otimizar os custos, como também continuar garantindo a qualidade do produto e a melhoria no cumprimento dos prazos de entrega.
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Como falamos anteriormente, muitas das vezes que são necessários executar embarques no comércio exterior, utiliza-se o transporte internacional por meio multimodal. Isto é, por conta das grandes distâncias percorridas no trajeto entre o fornecedor (fábrica) e o porto ou o aeroporto, faz-se necessária a utilização de mais de um modal de transporte para a execução da mesma movimentação internacional.
Entretanto, nessa operação “casada”, o principal modal do embarque será aquele que realiza o percurso do transporte internacional entre os dois pontos, até que chegue ao consumidor da carga.
Em seguida falaremos sobre os principais modais de transportes utilizados nos embarques do comércio exterior, com suas vantagens e desvantagens, além do perfil de cada tipo de carga transportada neles.
O transporte internacional de cargas realizado pelo modal aéreo se dá pelo fretamento nos espaços físicos disponíveis em aeronaves chamadas full cargo ou cargueiro, as quais são projetadas para as movimentações das mercadorias (com exclusividade) nos decks superiores e inferiores ou, ainda, nas aeronaves chamadas combi, as quais têm dupla aplicação, pois transportam tanto passageiros quanto cargas, uma vez que seu deck inferior é maior para o acondicionamento de bagagens e mercadorias.
Suas principais vantagens são:
As desvantagens são:
Em suma, esse modal de transporte é ideal para a movimentação de cargas menores, urgentes, frágeis e com alto valor agregado.
Nessa modalidade, o transporte internacional é realizado por navios variados que movimentam as mercadorias de um ponto ao outro e, além disso, transportam todos os tipos de cargas, desde grãos até veículos, por conta de sua grande estrutura física.
Suas vantagens são:
As desvantagens são:
Esse é o modal de transporte mais utilizado para realizar as movimentações de cargas no transporte internacional, pois são criadas rotas internacionais ou até rotas nacionais para auxiliar outros modais, tornando o trajeto mais flexível no transporte de qualquer tipo de carga.
Suas vantagens são:
Suas desvantagens são:
Por certo, diante dos gargalos operacionais causados pelos transtornos com a crise sanitária da Covid-19, os problemas ainda dão muito trabalho aos empresários brasileiros do comércio exterior.
Entretanto, os principais impasses dos embarques de mercadorias no transporte internacional serão solucionados por meio de uma análise eficaz do modal que será utilizado, colocando na pauta de verificação a expectativa de recebimento da carga e o valor a ser pago pelo frete.
Além disso, deve atender de forma adequada a demanda, conforme a necessidade real da empresa e de acordo com o prazo estipulado para a entrega da mercadoria.
Caso a sua intenção seja obter maiores lucros no seu negócio internacional, aumentando as suas entregas, mantendo o seu sucesso no nicho de mercado que atua e, ainda, garantindo a fidelidade e satisfação do seu consumidor final, certamente você está fazendo a leitura certa. Portanto, leia as nossas dicas e transforme a forma de realizar as suas entregas no transporte internacional de um jeito mais positivo e impactante para o consumidor final.
É essencial que o empresário do comércio exterior dê a maior atenção para o uso adequado de metodologias que auxiliarão na gestão dos processos de transporte com os seus embarques internacionais.
O monitoramento dos indicadores logísticos no setor de transportes reflete a estratégia das empresas importadoras e exportadoras, assim como auxiliam os gestores para a tomada de decisões que conduzirão às áreas diferentes, em função do alcance dos seus objetivos no negócio.
Os principais benefícios com a gestão de indicadores são:
Os benefícios do uso da tecnologia na gestão do transporte internacional de cargas são muitos, pois eles auxiliarão na otimização dos processos, agilizando a realização das tarefas e facilitando o próprio controle do negócio, transferindo todas essas vantagens para o cliente, por meio de um serviço prestado com mais eficácia e maior qualidade.
É praticamente impossível efetuar a realização das entregas com segurança e com eficiência sem os processos de automação na gestão de transporte internacional, pois graças a toda a tecnologia disponível nos dias de hoje o desempenho dos processos de distribuição estão melhores, fomentando bons resultados e acarretando também uma lucratividade maior para as empresas.
Afinal, um serviço mais efetivo e rápido, por meio do auxílio da inovação, afeta toda a cadeia logística. Em seguida, listaremos alguns desses benefícios que a tecnologia traz para as empresas do comércio exterior, que são:
A e.Mix automatiza as suas tarefas permitindo, assim, um ganho em produtividade e no desempenho do trabalho da sua equipe resultado da melhoria dos seus processos. Tudo isso por meio de softwares muito flexíveis que certamente transformarão a sua forma de trabalho, com o controle completo das etapas da sua empresa.
Dashboards que trazem maior visibilidade dos setores, clientes internos e externos, e de uma forma fácil e ágil. Além disso, o time de especialistas se dedicará para a melhor implementação, análise e melhoria constante das soluções escolhidas para a realidade dos clientes.
De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial.
Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações.
Basicamente, a purchase order na importação é o documento que inicia a formalização do processo de compra de um produto importado. É a autorização da compra ou a confirmação da encomenda pelo comprador.
O pedido de compra contém todas as informações pertinentes ao produto ou serviço que será entregue, e estabelece a relação comercial a partir da aceitação do fornecedor.
A maior participação no Comércio Intrazona do Mercosul é a do Brasil, com cerca de 40%, vindo em seguida a Argentina com 30%, o Paraguai com 11% e o Uruguai com 8%. No momento atual, as exportações cresceram cerca de 16%, mantendo a expansão do comércio internacional fomentado pelo aumento da venda do trigo, do centeio, do arroz e do milho, fazendo com que as commodities continuem sendo o carro-chefe nas exportações nacionais. E a maior parte dos produtos transportados entre os países do bloco fazem uso do transporte internacional rodoviário.