Veja como fazer a recuperação de dados de Declaração de Importação (DI) de maneira ágil e rápida

A automação vem sendo largamente utilizada no gerenciamento de processos de importação e exportação no mundo todo. No Brasil, somente nas últimas 2 décadas é que as empresas se familiarizaram com os softwares para […]

Veja como fazer a recuperação de dados de Declaração de Importação (DI) de maneira ágil e rápida

A automação vem sendo largamente utilizada no gerenciamento de processos de importação e exportação no mundo todo. No Brasil, somente nas últimas 2 décadas é que as empresas se familiarizaram com os softwares para comércio exterior, quando o governo criou um sistema online para a gestão de todas as etapas, documentos e demais processos inerentes as transações comerciais com outros países.

 

Esse sistema, conhecido como Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior – é a interface eletrônica que abarca todas os processos da importação e exportação. Existem também alguns softwares para comércio exterior que facilitam a conexão entre governo, agência e cliente: um deles é o SiscomexNet, da e.Mix.

 

SiscomexNet – Características e Vantagens

O SiscomexNet possui ferramentas que tornam o gerenciamento de processos mais seguro e confiável. Através da automação, tarefas burocráticas e consultas manuais passam a ser feitas pelos programas; dessa forma os colaboradores de sua empresa vão ter mais tempo hábil para se relacionar com clientes, amigos e familiares. Geração de extratos, consultas de licenças e o acompanhamento do status são realizados de forma automática, rápida, garantindo que sua empresa tenha o dinamismo exigido pelo mercado de importação e exportação.

 

O software para comércio exterior também se integra a outros programas e atualiza em tempo real os dados, melhorando a comunicação entre os setores de sua empresa.

 

Conhecida no setor de comércio exterior como “DI”, a Declaração de Importação é definida como o documento que une e formaliza todas as informações relacionadas ao processo de importação, serve como base para o despacho aduaneiro de importação. Ela serve também como meio indicativo dos valores corretos de impostos a serem recolhidos na aduana, além de informar os dados do importador, fabricante, produto, classificação fiscal e exportador.

 

Com a declaração corretamente preenchida e a aprovação do pagamento da respectiva taxa, a “DI” será registrada no Siscomex através de um código numérico seguindo uma ordem sequencial, anual e nacional.

 

É necessário que o importador faça a emissão do extrato da declaração de importação, que auxiliará na fiscalização documental e física da mercadoria. É recomendado o uso de um software com a possibilidade de recuperação de dados, pois a Declaração de Importação poderá ser requisitada também em momentos de auditoria.

 

Recuperação de Dados no SiscomexNet

Em períodos de auditoria interna de sua empresa ou dependendo de certos trâmites de órgãos governamentais, Declarações de Importação passadas poderão ser exigidas novamente, por isso o SiscomexNet da e.Mix conta com mais essa ferramenta, sendo um dos softwares de automatização de consultas e gerenciamento de processos mais completo do mercado.

 

É possível recuperar todos os dados constantes na DI de acordo com a necessidade, inclusive os relativos aos impostos. Em alguns casos existe a possibilidade de customização com os dados recuperados, mediante entendimento e análise prévia do caso pela equipe da e.Mix.

Veja também
A Certificação OEA e a Nova DUIMP: Um Novo Horizonte no Comércio Exterior
A Certificação OEA e a Nova DUIMP: Um Novo Horizonte no Comércio Exterior

A certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) e a DUIMP (Declaração Única de Importação) são essenciais para a segurança e agilidade no comércio exterior brasileiro. A OEA proporciona um reconhecimento internacional que facilita processos e reduz custos, enquanto a DUIMP simplifica a importação ao integrar informações em um único documento. Para garantir a conformidade com essas normativas, o FollowNet se destaca como uma ferramenta que possibilita o monitoramento de processos e a gestão de documentos, assegurando que as empresas cumpram as exigências legais de forma eficiente.

Leia mais
Compliance no Comércio Exterior
Compliance no Comércio Exterior

O compliance no comércio exterior é essencial para empresas que atuam em importação e exportação, garantindo a conformidade com normas e regulamentos nacionais e internacionais. Este conjunto de práticas ajuda a mitigar riscos legais, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a confiança dos clientes. Para garantir um compliance eficaz, é fundamental investir em treinamento contínuo, realizar auditorias regulares, monitorar mudanças regulatórias e utilizar tecnologias adequadas. Soluções como o FollowNet oferecem ferramentas que facilitam a conformidade, centralizando informações e automatizando processos, permitindo que as empresas se concentrem em seus objetivos de negócios enquanto cumprem suas obrigações legais.

Leia mais
Os Prejuízos Gerados pela Falta de Controle nas Importações
Os Prejuízos Gerados pela Falta de Controle nas Importações

A falta de controle nas operações de importação traz uma série de prejuízos, desde interrupções na produção até custos elevados com demurrage, armazenagem e taxas extras. Problemas como o planejamento inadequado de pedidos de compra (POs), controles paralelos e o uso de sistemas ineficazes afetam a capacidade de monitorar o transporte de mercadorias e realizar o follow-up adequado nos portais da Receita Federal. Para evitar esses custos, investir em soluções tecnológicas como o FollowNet da e.Mix é essencial, garantindo visibilidade em tempo real, automação e maior previsibilidade no processo de importação.

Leia mais