Veja como fazer a recuperação de dados de Declaração de Importação (DI) de maneira ágil e rápida

A automação vem sendo largamente utilizada no gerenciamento de processos de importação e exportação no mundo todo. No Brasil, somente nas últimas 2 décadas é que as empresas se familiarizaram com os softwares para […]

Veja como fazer a recuperação de dados de Declaração de Importação (DI) de maneira ágil e rápida

A automação vem sendo largamente utilizada no gerenciamento de processos de importação e exportação no mundo todo. No Brasil, somente nas últimas 2 décadas é que as empresas se familiarizaram com os softwares para comércio exterior, quando o governo criou um sistema online para a gestão de todas as etapas, documentos e demais processos inerentes as transações comerciais com outros países.

 

Esse sistema, conhecido como Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior – é a interface eletrônica que abarca todas os processos da importação e exportação. Existem também alguns softwares para comércio exterior que facilitam a conexão entre governo, agência e cliente: um deles é o SiscomexNet, da e.Mix.

 

SiscomexNet – Características e Vantagens

O SiscomexNet possui ferramentas que tornam o gerenciamento de processos mais seguro e confiável. Através da automação, tarefas burocráticas e consultas manuais passam a ser feitas pelos programas; dessa forma os colaboradores de sua empresa vão ter mais tempo hábil para se relacionar com clientes, amigos e familiares. Geração de extratos, consultas de licenças e o acompanhamento do status são realizados de forma automática, rápida, garantindo que sua empresa tenha o dinamismo exigido pelo mercado de importação e exportação.

 

O software para comércio exterior também se integra a outros programas e atualiza em tempo real os dados, melhorando a comunicação entre os setores de sua empresa.

 

Conhecida no setor de comércio exterior como “DI”, a Declaração de Importação é definida como o documento que une e formaliza todas as informações relacionadas ao processo de importação, serve como base para o despacho aduaneiro de importação. Ela serve também como meio indicativo dos valores corretos de impostos a serem recolhidos na aduana, além de informar os dados do importador, fabricante, produto, classificação fiscal e exportador.

 

Com a declaração corretamente preenchida e a aprovação do pagamento da respectiva taxa, a “DI” será registrada no Siscomex através de um código numérico seguindo uma ordem sequencial, anual e nacional.

 

É necessário que o importador faça a emissão do extrato da declaração de importação, que auxiliará na fiscalização documental e física da mercadoria. É recomendado o uso de um software com a possibilidade de recuperação de dados, pois a Declaração de Importação poderá ser requisitada também em momentos de auditoria.

 

Recuperação de Dados no SiscomexNet

Em períodos de auditoria interna de sua empresa ou dependendo de certos trâmites de órgãos governamentais, Declarações de Importação passadas poderão ser exigidas novamente, por isso o SiscomexNet da e.Mix conta com mais essa ferramenta, sendo um dos softwares de automatização de consultas e gerenciamento de processos mais completo do mercado.

 

É possível recuperar todos os dados constantes na DI de acordo com a necessidade, inclusive os relativos aos impostos. Em alguns casos existe a possibilidade de customização com os dados recuperados, mediante entendimento e análise prévia do caso pela equipe da e.Mix.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Regime aduaneiro especial: quais os riscos envolvidos na sua utilização?
      Regime aduaneiro especial: quais os riscos envolvidos na sua utilização?

      Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.

      Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.

      Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.

      Leia mais
      Declaração de trânsito aduaneiro: O que é e por que utilizar?
      Declaração de trânsito aduaneiro: O que é e por que utilizar?

      A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro. 

      Leia mais
      Redução de custos na importação: Como gerenciar seus processos?
      Redução de custos na importação: Como gerenciar seus processos?

      O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação. 

      Leia mais