A inteligência artificial é uma tecnologia que tem a capacidade de superar processos de automação mecânica e está em constante atualização. As inovações feitas a […]
A inteligência artificial é uma tecnologia que tem a capacidade de superar processos de automação mecânica e está em constante atualização.
As inovações feitas a partir desse sistema possibilitam que ele trabalhe com processos cognitivos e seja capaz de realizar atividades que envolvem análise de situações e tomada de decisões.
O uso da inteligência artificial torna processos muito mais eficientes em diversas áreas, inclusive no comércio exterior. Nesse segmento, o recurso traz vantagens como a possibilidade de garantir um acompanhamento em tempo real em cada etapa do processo de importação e exportação.
Além disso, essa tecnologia também é essencial para o desembaraço aduaneiro, facilitando todo o trabalho de cálculo tributário.
Para dispor dos benefícios da inteligência artificial em seu negócio, é preciso que a empresa esteja aberta para a inovação. Essa tecnologia permite uma grande otimização do trabalho, afinal é capaz de aprender a partir de uma análise de padrões, o que contribui para que as etapas possam ser realizadas com mais rapidez e assertividade em cada processo.
Os softwares oferecidos pela e.Mix para a administração das etapas do comércio exterior contam com inteligência artificial.
A partir deles, os usuários dispõem de uma análise automatizada dos dados de suas atividades de exportação e importação e podem permitir que seus computadores realizem tarefas previamente programadas, facilitando o seu dia a dia e trazendo mais segurança ao serviço que oferecem.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.
Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa.
Solução
A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.
Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.
Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.
Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.