A Logística 4.0 tem a principal finalidade de que os processos internacionais sejam automatizados. Assim, espera-se que possa contribuir para o aumento produtivo da eficiência automatizada nas operações logísticas internacionais.
Se a sua empresa trabalha com processos de importação e exportação, você sabe o quanto as informações aduaneiras são importantes para a realização das atividades […]
O processo de importação de produtos envolve o trabalho de diversas pessoas. Diante disso, o Controle de Carga de Trânsito (CCT), oferecido pelo Portal Siscomex, […]
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.
Os gargalos logísticos se dão quando as empresas buscam a redução de custos, sem atentar para a complexidade que um processo internacional exige. São análises que poderiam ser observadas por meio de um estudo apurado dos pré-requisitos essenciais da operação – os quais evitam possíveis complicações logísticas, inclusive financeiras.
Podemos listar 3 vantagens da Admissão Temporária: isenção ou redução de impostos; simplificação de importações específicas; e melhor aproveitamento dos bens.
No cotidiano, os dashboards têm como objetivo principal apontar para as falhas dos processos, com a garantia de entregar informações fidedignas, por meio da análise em diversas situações, para que o acompanhamento dos procedimentos seja feito com sucesso e eficácia.
Portanto, a visão gerencial fica mais clara e precisa, o que promove melhor transparência da comunicação e auxilia na tomada de decisões, com o apoio de um plano de ação estratégico e seguro.
As moedas se classificam em conversíveis e não conversíveis.
As conversíveis também são chamadas de moedas fortes, por serem amplamente reconhecidas em função da estabilidade econômica das nações que a representam.
Tais moedas são disponibilizadas mundo afora em papel moeda, ou seja, cambiáveis.
As reservas cambiais servem de seguro para uma nação, pois existem para garantir que dívidas externas e empréstimos que foram tomados a nível global sejam honrados.
A América do Norte e a Europa dispõem de uma alta quantia reservada para este fim, logo, o Dólar americano e o Euro são moedas conversíveis. Isso quer dizer que tais moedas são aceitas nas negociações internacionais, mas além destas existem outras.
A inteligência artificial no comércio exterior beneficia processos em tratamento de dados, pagamentos internacionais e rastreamento de carga, eliminando a possibilidade de erro humano e monitorando cadeias de suprimentos.
Quando nos referimos a um provedor capaz de atender uma cadeia de suprimentos no nível 4PL, entendemos que uma série de etapas foram delegadas a ele, tais como: planejamento das melhores soluções de transporte; orientação e cuidados com documentação; acompanhamento dos processos em andamento;
ferramentas tecnológicas aplicadas à operação; e relacionamento comercial entre cliente final e fornecedor.
O Certificado de Origem é utilizado nas transações do comércio exterior com a finalidade de atestar a procedência da fabricação dos itens. Ao comprovar a origem de determinada mercadoria, exportador e importador se beneficiam de eventual tratamento tarifário preferencial oriundo de acordos bilaterais ou de compensação econômica.
A movimentação de cargas internacionais é um conceito fundamental para a logística, pois se trata de um dos elementos essenciais no processo de entrada e saída de mercadorias no nosso país.
Em resumo, a movimentação de cargas internacional é a atividade realizada em portos, aeroportos e armazéns, com o objetivo de transportar bens e mercadorias para todo o mundo. Essa etapa envolve atividades de grande risco, razão pela qual existem diversos regulamentos que auxiliam a operação no âmbito do comércio exterior.
A tecnologia na movimentação de cargas internacionais garante o bom funcionamento das atividades operacionais e, além disso, minimiza os riscos de acidentes, danos e falhas.
Para cargas que precisam chegar rapidamente ao seu destino, o embarque aéreo é a escolha mais lógica, pois praticamente todos os países do mundo são conectados via aéreo. De acordo com a IATA, há 3200 aeroportos atendidos internacionalmente e 60000 rotas aéreas. Isso nos mostra a dimensão da conectividade do transporte aéreo.