O fator cubagem é equivalente a cada metro cúbico por modal, sendo definido como o ideal para a carga. Contudo, a diferenciação desse fator em cada meio de transporte ocorre de acordo com o cálculo específico conforme a capacidade de carga que é permitida.
Dessa forma, a cubagem para embarque internacional cobrada no frete será muito mais justa para o usuário do transporte. Inclusive para o transportador, visto que o importador ou exportador pagarão pelo maior valor entre o peso real e o peso volumétrico da carga.
A eficiência logística nada mais é que a otimização dos processos e operações da sua empresa. Essa otimização significa que, ao longo dos processos, encontram-se formas de manter a qualidade dos produtos e/ou serviços e reduzir as chances de erros.
O resultado dessas ações interferem diretamente nos resultados da sua empresa. É através delas que fica mais fácil atender as expectativas dos clientes, padronizar os processos e, assim, conseguir melhorar e atender os prazos de entregas. Além disso, essas ações servem para melhorar a comunicação dentro da companhia e com os clientes.
Conseguir ter uma eficiência logística não é fácil, mas é algo necessário para a empresa se tornar cada dia mais competitiva no mercado.
Outro ponto importante que vale a pena mencionar é que, dessa forma, não apenas a manutenção dos clientes se torna mais simples, mas também a captação de novos leads. A partir disso, pode-se notar o aumento da lucratividade.
O gerenciamento de processos no comércio exterior refere-se à definição, à análise e à melhoria constante dos processos, com maior clareza e ajuste dos objetivos. Dessa maneira, a empresa tem a compreensão geral do que precisa executar, a partir da identificação dos melhores pontos.
Ter clareza nas necessidades é essencial para garantir o seu progresso contínuo da companhia, no mercado em que atua.
Assim sendo, é possível manter o controle do objetivo estipulado, independentemente do momento no qual a empresa se encontra. Logo, com processos no comércio exterior bem definidos e alinhados, os gestores terão uma análise crítica melhor para alcançar os seus objetivos corporativos.
O armazém alfandegado é definido como o local para onde são destinadas todas as cargas vindas do exterior e que estejam sob o controle das autoridades alfandegárias. É também muito utilizado por comerciais importadoras ou exportadoras e Trading Companies, as quais costumam estocar produtos para fins de exportação ou até mesmo mercadorias importadas para revenda no mercado nacional. Assim, durante a permanência das mercadorias no armazém alfandegado, a depositante será isenta das taxas e dos encargos, para pagamento posterior, após a liberação das cargas ao seu destino, com eficiência e planejamento logístico.
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.
Os gargalos logísticos se dão quando as empresas buscam a redução de custos, sem atentar para a complexidade que um processo internacional exige. São análises que poderiam ser observadas por meio de um estudo apurado dos pré-requisitos essenciais da operação – os quais evitam possíveis complicações logísticas, inclusive financeiras.
Podemos listar 3 vantagens da Admissão Temporária: isenção ou redução de impostos; simplificação de importações específicas; e melhor aproveitamento dos bens.
No cotidiano, os dashboards têm como objetivo principal apontar para as falhas dos processos, com a garantia de entregar informações fidedignas, por meio da análise em diversas situações, para que o acompanhamento dos procedimentos seja feito com sucesso e eficácia.
Portanto, a visão gerencial fica mais clara e precisa, o que promove melhor transparência da comunicação e auxilia na tomada de decisões, com o apoio de um plano de ação estratégico e seguro.
As moedas se classificam em conversíveis e não conversíveis.
As conversíveis também são chamadas de moedas fortes, por serem amplamente reconhecidas em função da estabilidade econômica das nações que a representam.
Tais moedas são disponibilizadas mundo afora em papel moeda, ou seja, cambiáveis.
As reservas cambiais servem de seguro para uma nação, pois existem para garantir que dívidas externas e empréstimos que foram tomados a nível global sejam honrados.
A América do Norte e a Europa dispõem de uma alta quantia reservada para este fim, logo, o Dólar americano e o Euro são moedas conversíveis. Isso quer dizer que tais moedas são aceitas nas negociações internacionais, mas além destas existem outras.
A inteligência artificial no comércio exterior beneficia processos em tratamento de dados, pagamentos internacionais e rastreamento de carga, eliminando a possibilidade de erro humano e monitorando cadeias de suprimentos.