Excelência como condição para melhorar o desempenho em comércio exterior

Postado em 15 de dezembro de 2017 às 17:35

Nas últimas décadas a economia mundial vem passando por um enorme processo de globalização, ou seja, as trocas comerciais entre países dos quatro cantos do mundo aumentaram muito. Esse crescimento fez com que as empresas atuantes no ramo se modernizassem, implantando sistemas de automação e gerenciamento de processos de importação e exportação com softwares para comércio exterior.

 

Tal fato foi muito importante para a consolidação de diversas empresas no mercado, que graças à qualidade gerada pela automação conseguiu aperfeiçoar o atendimento aos clientes. Contudo, somente a qualidade não é suficiente para melhorar o desempenho das empresas no comércio exterior: os líderes e colaboradores devem buscar também a excelência.

 

Qualidade e excelência são termos possuidores de sentidos e significados próximos, e que até levam para a mesma direção. Até mesmo a “velocidade” de implantação dos conceitos se difere: qualidade é atingida a médio ou longo prazo, enquanto que a excelência pode ser almejada em pouco tempo – talvez em poucos dias, dependendo da mentalidade das pessoas envolvidas.

 

De acordo com a ISO 9000 que são conjunto de normas e diretrizes, a qualidade “é a totalidade das características de uma organização, sistema, produto, processo que incidem na sua capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas”. O gerenciamento de processos com softwares para comércio exterior por si só já constrói uma base sólida para a implantação da qualidade na importação e exportação.

 

Já excelência tem uma relação mais profunda com o lado humano dos processos, com a mentalidade dos líderes e colaboradores, e com os sentimentos dos clientes. Thomas Watson, ex-líder da IBM – lendária companhia de tecnologia – dizia que basta um minuto para qualquer pessoa se tornar excelente. A excelência pode ser conceituada como uma “experiência de serviço”, ou seja, criar nos clientes a partir de um cuidado a mais, de uma maior preocupação com detalhes, uma sensação de bem-estar que ficará para sempre na memória.

 

Fidelização dos Clientes

Um dos resultados mais incríveis da excelência é a fidelização de clientes. Existem pesquisas cujos resultados afirmam que muitas das vezes, mesmo o preço sendo similar ou até mais alto, as pessoas tendem a dar sua preferência a empresas que mostram uma maior preocupação com seu bem-estar. Isso acontece porque mesmo que as pessoas busquem uma razão lógica para adquirir qualquer produto ou serviço, a decisão se baseia em suas experiências emocionais na maioria dos casos.

 

A automação no gerenciamento de processos de importação e exportação pode ter um enorme peso na excelência em sua empresa, pois com ela seus colaboradores passam a ter melhores ferramentas para trabalhar.

Você precisa de uma solução personalizada?

Preencha corretamente os dados abaixo e envie sua mensagem. Um profissional especializado entrará em contato com você.

Sem o uso de papel, processo de importação e exportação fica menos burocrático e mais veloz

Postado em 13 de maio de 2019 às 08:52

A otimização dos processos organizacionais aliada a desburocratização nos trâmites de exportação e importação tem facilitado o fluxo comercial não somente no Brasil, mas também no mundo. Utilizar soluções automatizadas é um caminho sem volta para o setor e, com certeza, é por meio delas que os processos ficaram mais eficazes. Com elas, é possível, […]

O FollowNet Grid está de cara nova

Postado em 26 de abril de 2019 às 13:05

Agora ficou mais fácil gerenciar seus processos!   As funções do Grid agora são exibidas de forma mais fácil na parte superior. Com o Multi Grid você acompanhará os processos não por módulo, mas por filtros organizados e gerenciados em abas diferentes. A partir de 29/04/2019 o novo FollowNet Grid será disponibilizado gradativamente. Para mais informações […]

Exportações em 2018 alcançam o maior valor dos últimos 5 anos

Postado em 07 de janeiro de 2019 às 16:20

Exportações somaram US$ 239,5 bilhões e importações US$ 181,2 bilhões. Fluxo de comércio cresceu 13,7% no ano e chegou a US$ 420,7 bilhões   A corrente de comércio brasileira, que é a soma das exportações e importações, cresceu 13,7% em 2018. As exportações alcançaram US$ 239,5 bilhões enquanto as importações registraram US$ 181,2 bilhões. O […]

São Paulo • +55 11 2122 0219
Santos • +55 13 4062 9577
Campinas • +55 19 4062 8962
Rio de Janeiro • +55 21 3005 2073
Curitiba • +55 41 2626 1437
Porto Alegre • +55 51 2626 4231
Rua Barão de Jaguara, 707, 3º Andar, Centro - Campinas/SP
Deus seja louvado - Valores Virtuosos e.Mix
Missão: Contribuir para o sucesso com soluções inovadoras, transformando vidas e fortalecendo as relações.
Valores: Amor, Comprometimento, Ética, Excelência, Inovação, Respeito.
1997-2019 | e.Mix - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: DLS/ Comunicação