Excelência como condição para melhorar o desempenho em comércio exterior

Nas últimas décadas a economia mundial vem passando por um enorme processo de globalização, ou seja, as trocas comerciais entre países dos quatro cantos do […]

Excelência como condição para melhorar o desempenho em comércio exterior

Nas últimas décadas a economia mundial vem passando por um enorme processo de globalização, ou seja, as trocas comerciais entre países dos quatro cantos do mundo aumentaram muito. Esse crescimento fez com que as empresas atuantes no ramo se modernizassem, implantando sistemas de automação e gerenciamento de processos de importação e exportação com softwares para comércio exterior.

 

Tal fato foi muito importante para a consolidação de diversas empresas no mercado, que graças à qualidade gerada pela automação conseguiu aperfeiçoar o atendimento aos clientes. Contudo, somente a qualidade não é suficiente para melhorar o desempenho das empresas no comércio exterior: os líderes e colaboradores devem buscar também a excelência.

 

Qualidade e excelência são termos possuidores de sentidos e significados próximos, e que até levam para a mesma direção. Até mesmo a “velocidade” de implantação dos conceitos se difere: qualidade é atingida a médio ou longo prazo, enquanto que a excelência pode ser almejada em pouco tempo – talvez em poucos dias, dependendo da mentalidade das pessoas envolvidas.

 

De acordo com a ISO 9000 que são conjunto de normas e diretrizes, a qualidade “é a totalidade das características de uma organização, sistema, produto, processo que incidem na sua capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas”. O gerenciamento de processos com softwares para comércio exterior por si só já constrói uma base sólida para a implantação da qualidade na importação e exportação.

 

Já excelência tem uma relação mais profunda com o lado humano dos processos, com a mentalidade dos líderes e colaboradores, e com os sentimentos dos clientes. Thomas Watson, ex-líder da IBM – lendária companhia de tecnologia – dizia que basta um minuto para qualquer pessoa se tornar excelente. A excelência pode ser conceituada como uma “experiência de serviço”, ou seja, criar nos clientes a partir de um cuidado a mais, de uma maior preocupação com detalhes, uma sensação de bem-estar que ficará para sempre na memória.

 

Fidelização dos Clientes

Um dos resultados mais incríveis da excelência é a fidelização de clientes. Existem pesquisas cujos resultados afirmam que muitas das vezes, mesmo o preço sendo similar ou até mais alto, as pessoas tendem a dar sua preferência a empresas que mostram uma maior preocupação com seu bem-estar. Isso acontece porque mesmo que as pessoas busquem uma razão lógica para adquirir qualquer produto ou serviço, a decisão se baseia em suas experiências emocionais na maioria dos casos.

 

A automação no gerenciamento de processos de importação e exportação pode ter um enorme peso na excelência em sua empresa, pois com ela seus colaboradores passam a ter melhores ferramentas para trabalhar.

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