As importações e exportações a partir de junho de 2020

Diante do cenário que estamos enfrentando, podemos dizer que o impacto nas importações e exportações no Brasil é muito grande. Alguns segmentos ainda seguem com […]

As importações e exportações a partir de junho de 2020

Diante do cenário que estamos enfrentando, podemos dizer que o impacto nas importações e exportações no Brasil é muito grande. Alguns segmentos ainda seguem com atuação próxima à do começo do ano, como exportações de carne bovina e importações de insumos ou produtos finais para o setor hospitalar e fármaco. Mas o que vai acontecer com o comércio exterior quando tudo isso se normalizar?

Depois que a poeira abaixar e todas as engrenagens voltarem a girar de forma rápida, se sairá bem quem estiver mais preparado para o “boom” de importações e exportações, que tende a acontecer para reabastecimento do comércio e indústrias, sem contar com a demanda mundial que certamente ocorrerá!

Todo o represamento que ocorreu nas importações e exportações durante esse período tende a escoar de forma mais acentuada nos primeiros meses após a finalização da quarentena.

É fundamental que fiquemos preparados com ferramentas sistêmicas, um melhor processo e com aumento da produtividade da equipe que está disponível para o trabalho com importações e exportações no momento, uma vez que a diminuição das equipes ou o trabalho remoto impacta diretamente nesse  indicador.

A decisão de preparar a sua empresa, independentemente do segmento logístico ao qual ela se enquadre, deve ser tomada imediatamente para haver tempo nessa preparação para a volta do mercado de importações e exportações.

Procure novas soluções internas ou externas, reinvente a sua empresa no controle dos processos de Comex. As lacunas existentes antes quando falávamos de importações e exportações não podem mais existir e serão mais visíveis ainda com uma equipe “mais reduzida”.

É preciso ter em mente que podemos (e iremos) tirar grandes lições e aprendizados desse período da humanidade que estamos passando e, sem dúvida, é um momento para melhorarmos em todos os sentidos!

Se cuidem e se preparem para os novos e BONS tempos que virão. Para essa preparação, a e.Mix conta com ferramentas que aumentam a produtividade, em média de 35%, com soluções web que se adequam a sua necessidade e configuração, inclusive em tempos de  quarentena. Entre em contato conosco para marcarmos uma apresentação!

Sobre a e.Mix

A e.Mix está há mais de  anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, a assertividade e reduzindo os custos.

Saiba mais sobre nossos softwares.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras
      Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras

      Auditorias aduaneiras são uma realidade inevitável para empresas envolvidas em atividades de importação e exportação. Estas inspeções são essenciais para garantir a conformidade com as […]

      Leia mais
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?

      De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial. 

      Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações. 

      Leia mais
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?

      Basicamente, a purchase order na importação é o documento que inicia a formalização do processo de compra de um produto importado. É a autorização da compra ou a confirmação da encomenda pelo comprador. 

      O pedido de compra contém todas as informações pertinentes ao produto ou serviço que será entregue, e estabelece a relação comercial a partir da aceitação do fornecedor. 

      Leia mais