Operação tida como exemplo pelo setor, envolveu a união de sistemas de desembaraço aduaneiro das provedoras de soluções logísticas que agora atendem pelo mesmo nome: […]
Operação tida como exemplo pelo setor, envolveu a união de sistemas de desembaraço aduaneiro das provedoras de soluções logísticas que agora atendem pelo mesmo nome: DSV Brasil.
Recentemente, um dos maiores cases de integração entre sistemas de desembaraço aduaneiro do Comércio Exterior brasileiro foi concluído com êxito. O processo foi realizado entre duas das maiores provedoras de soluções logísticas do país, DSV e Panalpina – que, em agosto de 2019, seguindo as diretrizes de suas matrizes globais, deram início a um processo de fusão.
Neste caso, tratou-se da união do software FollowNet, da DSV, com o sistema de desembaraço aduaneiro da Panalpina. A integração operacional entre as duas empresas, no que refere a esses sistemas especificamente e que foi finalizada com sucesso este ano, demandou a unificação de um grande volume de processos.
Os processos e algoritmos foram desenvolvidos ao longo de semanas e, para não impactar as operações em curso, a execução foi realizada no período do carnaval, com início na sexta (21 de fevereiro de 2019) e término na madrugada de quarta (26 de fevereiro de 2019), com a equipe se revezando para garantir a data acordada de conclusão. Agora milhões de registros e arquivos são gerenciados sob um mesmo nome: DSV.
Para se ter ideia da dimensão da operação, alguns números exemplificam a grandeza dessa fusão:
• Equipe de 10 profissionais envolvidos nas áreas técnicas, funcionais e de qualidade;
• Mais de 515 horas de trabalho dedicadas ao projeto;
• Infraestrutura redundante em paralelo como suporte à operação de integração;
• Mais de 720.000 processos unificados;
• Mais de 2,1 milhões de arquivos integrados.
“A unificação foi um sucesso absoluto, ainda mais considerando o tamanho do desafio e o prazo que tínhamos para a conclusão”, afirmou o diretor geral da DSV Brasil, Gustavo Silva.
“Agradecemos a todos os envolvidos na DSV e na e.Mix, que se dedicaram verdadeiramente, de corpo e alma, para o sucesso desse projeto. Tivemos o prazer de participar ativamente desse processo e estamos honrados da continuidade dessa parceria de tantos anos, orgulhosos dos resultados e prontos para seguirmos juntos à DSV nessa nova etapa”, disse o diretor comercial da e.Mix, Marcio Rodrigues.
Sobre a DSV
A DSV fornece e gerencia soluções da cadeia de suprimentos para milhares de empresas todos os dias, desde os pequenos negócios familiares até as grandes corporações globais. Seu alcance é mundial, mas sua presença é local e próxima aos clientes. 60.000 colaboradores, em mais de 80 países, trabalham apaixonadamente para oferecer ótimas experiências aos clientes, assim como serviços de alta qualidade.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, a assertividade e reduzindo os custos.
Reduzindo Custos no Comércio Exterior com Gestão Centralizada e Predição de Desvios
Controlar gastos em importações e exportações é essencial para aumentar a eficiência. Com uma gestão centralizada e sistemas de predição de desvios, as empresas conseguem reduzir custos com armazenagem e demurrage. Consolidar informações em uma única plataforma e automatizar alertas de prazo permitem evitar custos desnecessários e prever gargalos, mantendo as operações dentro do prazo e do orçamento. A adoção de um sistema de gestão centralizada garante um comércio exterior mais ágil e econômico.
Para empresas que operam no comércio exterior e possuem a certificação OEA, o gerenciamento eficiente de certificados digitais é essencial. Manter o compliance com normas regulatórias é crucial para garantir a continuidade das operações e evitar sanções. Com uma plataforma automatizada de gerenciamento, como a da e.Mix, empresas ganham segurança, visibilidade e controle total sobre seus certificados. Isso reduz o risco de penalidades e protege o status OEA, garantindo a conformidade e a competitividade em um mercado dinâmico e globalizado.
A centralização de dados no comércio exterior se tornou essencial para empresas que buscam eficiência e competitividade. Com as operações de importação e exportação cada vez mais complexas, manter informações centralizadas em uma plataforma única reduz erros, melhora a visibilidade e acelera a tomada de decisões. Além disso, a integração de sistemas e a automação de processos simplificam tarefas operacionais e garantem conformidade com regulamentações.
Com soluções que integram dados entre departamentos e automatizam processos, as empresas reduzem custos, minimizam falhas e conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado global. Centralizar e automatizar dados transforma a gestão em uma vantagem competitiva, maximizando produtividade e agilidade nas operações internacionais.