Operação tida como exemplo pelo setor, envolveu a união de sistemas de desembaraço aduaneiro das provedoras de soluções logísticas que agora atendem pelo mesmo nome: […]
Operação tida como exemplo pelo setor, envolveu a união de sistemas de desembaraço aduaneiro das provedoras de soluções logísticas que agora atendem pelo mesmo nome: DSV Brasil.
Recentemente, um dos maiores cases de integração entre sistemas de desembaraço aduaneiro do Comércio Exterior brasileiro foi concluído com êxito. O processo foi realizado entre duas das maiores provedoras de soluções logísticas do país, DSV e Panalpina – que, em agosto de 2019, seguindo as diretrizes de suas matrizes globais, deram início a um processo de fusão.
Neste caso, tratou-se da união do software FollowNet, da DSV, com o sistema de desembaraço aduaneiro da Panalpina. A integração operacional entre as duas empresas, no que refere a esses sistemas especificamente e que foi finalizada com sucesso este ano, demandou a unificação de um grande volume de processos.
Os processos e algoritmos foram desenvolvidos ao longo de semanas e, para não impactar as operações em curso, a execução foi realizada no período do carnaval, com início na sexta (21 de fevereiro de 2019) e término na madrugada de quarta (26 de fevereiro de 2019), com a equipe se revezando para garantir a data acordada de conclusão. Agora milhões de registros e arquivos são gerenciados sob um mesmo nome: DSV.
Para se ter ideia da dimensão da operação, alguns números exemplificam a grandeza dessa fusão:
• Equipe de 10 profissionais envolvidos nas áreas técnicas, funcionais e de qualidade;
• Mais de 515 horas de trabalho dedicadas ao projeto;
• Infraestrutura redundante em paralelo como suporte à operação de integração;
• Mais de 720.000 processos unificados;
• Mais de 2,1 milhões de arquivos integrados.
“A unificação foi um sucesso absoluto, ainda mais considerando o tamanho do desafio e o prazo que tínhamos para a conclusão”, afirmou o diretor geral da DSV Brasil, Gustavo Silva.
“Agradecemos a todos os envolvidos na DSV e na e.Mix, que se dedicaram verdadeiramente, de corpo e alma, para o sucesso desse projeto. Tivemos o prazer de participar ativamente desse processo e estamos honrados da continuidade dessa parceria de tantos anos, orgulhosos dos resultados e prontos para seguirmos juntos à DSV nessa nova etapa”, disse o diretor comercial da e.Mix, Marcio Rodrigues.
Sobre a DSV
A DSV fornece e gerencia soluções da cadeia de suprimentos para milhares de empresas todos os dias, desde os pequenos negócios familiares até as grandes corporações globais. Seu alcance é mundial, mas sua presença é local e próxima aos clientes. 60.000 colaboradores, em mais de 80 países, trabalham apaixonadamente para oferecer ótimas experiências aos clientes, assim como serviços de alta qualidade.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, a assertividade e reduzindo os custos.
A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.
Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa.
Solução
A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.
Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.
Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.
Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.