Os gargalos mais comuns na importação e na exportação testemunhados no Brasil dizem respeito à produtividade nas cadeias de produção e logística, infraestrutura e greves – como a da Receita Federal atualmente.
FINIMP, cuja sigla significa Financiamento à Importação, se trata de uma linha de financiamento específica para a importação de produtos, bens ou serviços, que pode ser contratada com o objetivo de custear diferentes itens da sua operação de importação.
Tudo que compramos de outros países e que ingressa no Brasil é tratado como importação, pode ser desde uma simples compra em um e-commerce internacional, até mesmo casos mais elaborados como um equipamento para uma fábrica, que demanda, dentre muitos outros fatores, o pagamento de tributos federais.
O SH abrange: Nomenclatura: lista ordenada de Posições e de Subposições, separadas em 21 Seções, 99 Capítulos, 1.241 Posições, subdivididas em Subposições; Regras Gerais para a Interpretação do Sistema Harmonizado: estabelecem as regras gerais de classificação das mercadorias na Nomenclatura; Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (NESH): fornecem esclarecimentos e interpretam o Sistema Harmonizado, assim estabelecendo detalhadamente o alcance e o conteúdo da Nomenclatura.
A logística internacional é uma ferramenta fundamental no Comércio Exterior que permite a melhoria dos sistemas logísticos entre os parceiros. Desse modo, seu objetivo é ligar os processos com os clientes externos, a exemplo dos fabricantes, das indústrias e dos fornecedores.
O principal motivo para ter clareza sobre os tributos inerentes a uma importação é o gerenciamento de custos. O importador que tem um controle de despesas, do mesmo modo deve possuir conhecimento acerca dos tributos que condicionarão o seu processo.
O Exército Brasileiro é mais um órgão anuente do Comércio Exterior brasileiro. Como vimos, os órgãos anuentes são aqueles que permitem ou proíbem o transporte de diversos produtos, seja na importação ou na exportação. No caso do Exército, ele tem a responsabilidade de anuir, dentre outros, a entrada de materiais bélicos no país.
Antes a Vistoria Aduaneira realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB) acontecia nos terminais alfandegados de acordo com a agenda e disponibilidade dos fiscais da região, e isso poderia ser considerado um gargalo. Na atualidade essa vistoria pode ocorrer a quilômetros de distância entre o fiscal e o material a ser liberado, graças às inovações tecnológicas que vêm sendo implantadas no Brasil para modernizar o Comércio Exterior.
O Packing List tem o objetivo de indicar as informações de âmbito logístico, como: remente e destinatário, tamanho, peso, quantidade e a identificação para rastreamento através de um número de lote, de pedido de compra ou de processo.
No Comércio Exterior, o MAPA é o órgão responsável pela fiscalização e pelo controle do trânsito internacional de produtos e insumos agropecuários. Por isso ele está presente nos portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais, e possui legitimidade para impedir a entrada de pragas e enfermidades que possam ser nocivas à saúde de nossos vegetais e rebanhos – e emite a certificação fitossanitária, zoo-sanitária e sanitária dos produtos exportados.
A tecnologia na movimentação de cargas internacionais tem muita relevância, pois proporciona benefícios para toda a operação de transporte com base no controle de dados fornecidos, por meio de softwares de gestão, auxiliando na redução dos custos operacionais e diminuindo o prazo de entrega.
Se você é importador possivelmente já se perguntou como reduzir os custos logísticos da sua operação de importação, afinal o atual cenário do setor internacional tem revelado muitos desafios econômicos.
Para entender como isso é possível não deixe de ler as próximas linhas, já que preparamos um compilado de boas práticas inspiradoras que deixarão você muito mais seguro na hora de fechar o orçamento da sua próxima importação.