Blog

Fique por dentro das novidades do nosso setor

Riscos no comércio exterior: como minimizá-los nas suas operações?
Riscos no comércio exterior: como minimizá-los nas suas operações?

Neste artigo abordaremos os riscos no comércio exterior, como são classificados e qual é a relevância dessa temática para que empresários brasileiros estejam sempre preparados com os compromissos assumidos.

Leia mais
Licença de Importação: como controlar o seu follow-up?
Licença de Importação: como controlar o seu follow-up?

Follow-up das Licenças de Importação: como controlar? Trabalhar diariamente com importação exige muitas decisões, por isso obter um controle sobre todas as etapas é fundamental, […]

Leia mais
Logística internacional: qual a importância do seu planejamento
Logística internacional: qual a importância do seu planejamento

Independentemente do segmento em que a empresa atua, ou do seu porte, a formulação de um plano de ação é fundamental para o gerenciamento logístico, o qual cuida das etapas operacionais, desde a fabricação do produto até a entrega no cliente final.

Leia mais
Melhoria contínua no comércio exterior: como aplicar?
Melhoria contínua no comércio exterior: como aplicar?

Para que consigam conquistar um espaço cada vez maior no mercado em que atuam diante da competitividade, e para manter o negócio ativo e lucrativo, é necessário visar a melhoria contínua no comércio exterior. Isso permitirá que a produtividade dos processos operacionais e os resultados sejam aperfeiçoados constantemente.

Leia mais
Transporte internacional: qual é o modal ideal para o meu embarque?
Transporte internacional: qual é o modal ideal para o meu embarque?

No comércio internacional, as movimentações de cargas podem ser realizadas por meio de vários modais de transporte, inclusive pela utilização da intermodalidade entre eles, visto que as distâncias percorridas são longas entre os pontos de saída e de chegada nas rotas traçadas. Assim sendo, a escolha pelo modal ideal para a realização dos embarques ficará a critério de cada empresa, conforme a sua demanda e a sua necessidade no prazo estipulado para a entrega da mercadoria ao cliente final.

Leia mais
Desafios do Comércio Exterior: como a tecnologia ajuda a superá-los?
Desafios do Comércio Exterior: como a tecnologia ajuda a superá-los?

Tecnologia no Comércio Exterior: como ela ajuda a superar os desafios? Primeiramente, podemos dizer que os desafios do Comércio Exterior no Brasil são causados, entre […]

Leia mais
Gerenciamento de Risco no Comércio Exterior: O que é e exemplos
Gerenciamento de Risco no Comércio Exterior: O que é e exemplos

O gerenciamento de risco no Comércio Exterior envolve segurança em vários níveis das operações, das pessoas e até dos bens. Por essa razão ele deveria ser inserido na rotina das atividades relacionadas ao Comércio Exterior.

Leia mais
O que é CCT Importação e Exportação e como impacta nas operações?
O que é CCT Importação e Exportação e como impacta nas operações?

As funcionalidades do CCT são, basicamente, o rastreio da carga e movimentação, em recintos, zonas primárias e/ou secundárias. Ações como recepção da carga, entrega da carga, consolidação, unitização e manifestação de dados do embarque também estarão disponíveis. Recentemente, o CCT também passou a englobar o modal aéreo.

Leia mais
Custos de importação: Quais são e como calcular estes valores?
Custos de importação: Quais são e como calcular estes valores?

Custos de importação são todos aqueles valores que serão gastos com a importação de determinada mercadoria para o país: desde a negociação da compra até a chegada do material à fábrica.

Leia mais
Automação no Comércio Exterior: quais são as principais vantagens?
Automação no Comércio Exterior: quais são as principais vantagens?

A automação dos processos auxilia a equipe na criação e na modelação das estratégias que serão utilizadas. A solução tecnológica facilita a rotina do colaborador, que tomará ciência da integração com o sistema por meio de avisos de entregas ou alertas de prazos.

Leia mais
KPI no Comércio Exterior: o que é e por que implementar?
KPI no Comércio Exterior: o que é e por que implementar?

Os prestadores de serviço estão se atualizando cada vez mais e buscando entregar aos seus clientes os melhores e mais ágeis serviços através de KPI no Comércio Exterior. Algumas empresas, como despachantes aduaneiros, agentes de carga, transportadoras, portos e demais recintos, podem implementar medições alinhadas com a expectativa do cliente a partir de SLAs.

Leia mais
Follow-up no Comércio Exterior: o que é e qual a sua importância
Follow-up no Comércio Exterior: o que é e qual a sua importância

Para que o follow-up seja aplicado nas operações logísticas com eficiência será preciso que o trabalho tenha consistência, referência internacional e garantia de qualidade. Isso permite à gestão conhecer e buscar a excelência necessária em toda a aplicação da metodologia.

Leia mais