Não é novidade que as empresas estão constantemente preocupadas com a imagem que passam ao público. Diante dos diversos casos que surgem envolvendo desvio de […]
Não é novidade que as empresas estão constantemente preocupadas com a imagem que passam ao público. Diante dos diversos casos que surgem envolvendo desvio de informações, inadimplência, escândalos ambientais e outros problemas capazes de prejudicar a reputação de uma marca, é comum que as empresas estejam sempre atentas, e a melhor forma de fazer isso é a partir da adoção de práticas de compliance.
Essas práticas estão diretamente relacionadas à conduta que uma empresa apresenta perante à sociedade. Por esse motivo, ela deve considerar todas as atividades necessárias para se manter em conformidade com a lei e com os acordos normativos internos, sendo isso replicado pela alta direção e todos os colaboradores da empresa. Desta forma, o compliance assegura que a marca tenha uma imagem mais segura e dentro da regularidade.
Os casos mais comuns para motivar o início do uso do compliance costumam ser a ausência de normas dentro de uma empresa, falta de alinhamento entre os diferentes membros da equipe, falhas na gestão de processos, falta de ferramentas adequadas para lidar com imprevistos e o uso de um sistema de informações inadequado.
Portanto, para analisar riscos operacionais, criar manuais de conduta e gerenciar atividades internas deve existir a implementação correta de compliance associado a um bom sistema de gestão de informações.
No caso das empresas que trabalham com serviços de importação e exportação, a e.Mix oferece softwares adequados para garantir total controle nas etapas do comércio exterior, provendo toda a inteligência artificial necessária para o despacho aduaneiro de acordo com as leis.
Além disso, é possível gerir diversas atividades do processo e garantir soluções inovadoras para prevenir riscos e atender a política de compliance da empresa, tornando o seu negócio cada vez mais eficiente.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.
Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa.
Solução
A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.
Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.
Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.
Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.