Afinal, o que é SISCOMEX e porque ele é tão importante?

O Comércio Exterior brasileiro vem tomando uma importante posição dentro da economia mundial. Cada vez mais nossa sociedade compra produtos de outros países e também […]

Afinal, o que é SISCOMEX e porque ele é tão importante?

O Comércio Exterior brasileiro vem tomando uma importante posição dentro da economia mundial. Cada vez mais nossa sociedade compra produtos de outros países e também vende suas mercadorias para terras estrangeiras. A importação e exportação virou realidade na vida de milhares de pessoas, que enxergam nessa área novas oportunidades de crescimento e descobertas.

 

Quase todas as etapas passaram a ser monitoradas, planejadas e geridas através de softwares para comércio exterior que auxiliam todos os envolvidos a atingir melhores índices de qualidade, satisfação e resultados.

 

No Brasil a plataforma eletrônica de controle se chama SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior – que é responsável por armazenar e controlar todas as etapas e documentos necessários aos processos de importação e exportação. Mas afinal, porque ele é tão importante?

 

O SISCOMEX foi criado em 1993 pelo governo brasileiro e é gerido por três órgãos: Banco Central, Receita Federal e Secretaria de Comércio Exterior. Além das entidades gestoras, existem também as anuentes, ou seja, aquelas que em algumas etapas regulam, certificam e verificam se os processos estão corretos. São elas: Inmetro, Exército Brasileiro, Suframa, Ibama, Anvisa, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura.

 

A plataforma tem o objetivo de ser a ponte pela qual as empresas de comércio exterior, agentes aduaneiros, importadores e exportadores se relacionam ao tratar da burocracia e demais processos necessários à importação e exportação, como a audição fiscal.

 

Através do SISCOMEX são gerados os documentos de Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE), Licença de Importação (LI), Declaração de Importação (DI).

 

O sistema é inteligente e aproveita dados utilizados anteriormente, para diminuir erros, economizar tempo e tornar mais rápidas as operações do comércio exterior.

 

Tudo isso tornou a administração e planejamento nesse mercado muito mais eficiente, otimizando as relações entre governo, empresas e clientes ao contribuir para o crescimento do comércio exterior brasileiro e sua consolidação no cenário mundial, porém toda essa automatização ainda deixa uma grande parte do processo descoberta, sendo necessário gerenciar os desvios e consultar constantemente o SISCOMEX para obter os dados contidos nele.

Veja também
4 sinais de que sua operação precisa de automação
4 sinais de que sua operação precisa de automação

4 sinais de que sua operação precisa de automação Muitas empresas falam de transformação digital, IA e automação. Porém, no dia a dia, a operação […]

Leia mais
Silos de dados no Comex e na Supply Chain: o que estão escondendo da sua diretoria?
Silos de dados no Comex e na Supply Chain: o que estão escondendo da sua diretoria?

Silos de dados no comércio exterior: o que estão escondendo da sua diretoria? Computação em nuvem, integrações, automação e inteligência artificial mudaram a forma como […]

Leia mais
Automação no Comex: o caminho para decisões mais rápidas
Automação no Comex: o caminho para decisões mais rápidas

Automação no Comex: o caminho para decisões mais rápidas No dia a dia de importadores e exportadores, muita decisão crítica ainda depende de planilhas, e-mails […]

Leia mais