Afinal, o que é SISCOMEX e porque ele é tão importante?

O Comércio Exterior brasileiro vem tomando uma importante posição dentro da economia mundial. Cada vez mais nossa sociedade compra produtos de outros países e também […]

Afinal, o que é SISCOMEX e porque ele é tão importante?

O Comércio Exterior brasileiro vem tomando uma importante posição dentro da economia mundial. Cada vez mais nossa sociedade compra produtos de outros países e também vende suas mercadorias para terras estrangeiras. A importação e exportação virou realidade na vida de milhares de pessoas, que enxergam nessa área novas oportunidades de crescimento e descobertas.

 

Quase todas as etapas passaram a ser monitoradas, planejadas e geridas através de softwares para comércio exterior que auxiliam todos os envolvidos a atingir melhores índices de qualidade, satisfação e resultados.

 

No Brasil a plataforma eletrônica de controle se chama SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior – que é responsável por armazenar e controlar todas as etapas e documentos necessários aos processos de importação e exportação. Mas afinal, porque ele é tão importante?

 

O SISCOMEX foi criado em 1993 pelo governo brasileiro e é gerido por três órgãos: Banco Central, Receita Federal e Secretaria de Comércio Exterior. Além das entidades gestoras, existem também as anuentes, ou seja, aquelas que em algumas etapas regulam, certificam e verificam se os processos estão corretos. São elas: Inmetro, Exército Brasileiro, Suframa, Ibama, Anvisa, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura.

 

A plataforma tem o objetivo de ser a ponte pela qual as empresas de comércio exterior, agentes aduaneiros, importadores e exportadores se relacionam ao tratar da burocracia e demais processos necessários à importação e exportação, como a audição fiscal.

 

Através do SISCOMEX são gerados os documentos de Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE), Licença de Importação (LI), Declaração de Importação (DI).

 

O sistema é inteligente e aproveita dados utilizados anteriormente, para diminuir erros, economizar tempo e tornar mais rápidas as operações do comércio exterior.

 

Tudo isso tornou a administração e planejamento nesse mercado muito mais eficiente, otimizando as relações entre governo, empresas e clientes ao contribuir para o crescimento do comércio exterior brasileiro e sua consolidação no cenário mundial, porém toda essa automatização ainda deixa uma grande parte do processo descoberta, sendo necessário gerenciar os desvios e consultar constantemente o SISCOMEX para obter os dados contidos nele.

Veja também
Sua empresa está realmente adaptada ao novo Catálogo de Produtos?
Sua empresa está realmente adaptada ao novo Catálogo de Produtos?

Se a sua empresa ainda não está adaptada a mudança do novo Catálogo de Produtos, você corre o risco de enfrentar complicações regulatórias, atrasos e custos adicionais.

A nova exigência do Catálogo de Produtos visa a eficiência e a conformidade das operações de importação. Ao integrar este módulo ao Portal Único Siscomex, o governo busca simplificar os processos comerciais e aumentar a transparência das operações. Isso impacta diretamente na maneira como as empresas interagem com os órgãos de controle e gestão aduaneira.

Se sua empresa não se adaptar rapidamente, poderá enfrentar desafios significativos, como multas, atrasos na liberação de mercadorias e um aumento nos custos operacionais devido à necessidade de retrabalho. Agora é o momento de agir e garantir que sua empresa esteja pronta para essa transformação, evitando complicações futuras e se posicionando como líder no mercado de comércio exterior.

Leia mais
Gestão de relacionamento com fornecedores: estratégias para construir parcerias duradouras
Gestão de relacionamento com fornecedores: estratégias para construir parcerias duradouras

O sucesso de uma empresa depende da qualidade e da eficiência de suas relações com fornecedores. A gestão de relacionamento com fornecedores não é apenas sobre negociar contratos; é também sobre construir parcerias estratégicas que impulsionam o crescimento mútuo e a sustentabilidade a longo prazo. Para qualquer empresa, desenvolver um sistema robusto para gerenciar essas relações é crucial para manter a competitividade e garantir a qualidade dos produtos importados.

Neste artigo, exploraremos estratégias fundamentais para fortalecer o relacionamento com fornecedores. Vamos discutir como a adoção de uma abordagem proativa pode transformar a gestão de fornecedores em um diferencial competitivo para sua empresa no mercado global.

Leia mais
Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras
Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras

Auditorias aduaneiras são uma realidade inevitável para empresas envolvidas em atividades de importação e exportação. Estas inspeções são essenciais para garantir a conformidade com as leis e regulamentos locais e internacionais. Ser pego despreparado durante uma auditoria aduaneira pode resultar em penalidades significativas, atrasos nas operações e danos à reputação da empresa. Portanto, estar bem preparado não é apenas uma medida de precaução; é uma estratégia crucial para manter a eficiência e a integridade dos negócios.

Este artigo detalha como as empresas podem se antecipar, se preparando para enfrentar auditorias aduaneiras com confiança. Desde compreender o que esperar em uma auditoria até implementar sistemas robustos de documentação e treinamento de equipe, exploraremos as melhores práticas que ajudam a garantir que sua empresa esteja sempre pronta para demonstrar sua conformidade. Ao adotar uma abordagem proativa ao manter dados e documentos organizados, as empresas podem transformar auditorias aduaneiras de potenciais ameaças em oportunidades para reafirmar seu compromisso com a excelência operacional.

Leia mais