Ferramentas para o trabalho remoto no comércio exterior

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a realidade do distanciamento social tem forçado as empresas a reinventarem seus processos, muitas vezes a partir da […]

Ferramentas para o trabalho remoto no comércio exterior

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a realidade do distanciamento social tem forçado as empresas a reinventarem seus processos, muitas vezes a partir da modalidade de trabalho remoto. No comércio exterior, essa realidade não é diferente.

O trabalho presencial em alguns setores precisa continuar, como nos portos,  aeroportos, armazéns e transportes, mas nos escritórios e demais setores administrativos os profissionais estão, em sua maioria, utilizando o trabalho remoto  para manter a eficiência enquanto se protegem, e isso gera muitos desafios de organização, comunicação e produtividade.

A tecnologia é uma grande aliada para superar esses desafios, portanto reunimos  algumas ferramentas para auxiliar o trabalho remoto em tempos de pandemia:

Ferramentas de organização 

Google Drive
No trabalho remoto é essencial uma ferramenta para armazenamento e  compartilhamento de arquivos na nuvem, e o Google Drive realiza essa tarefa muito bem. Com ele, você armazena arquivos e documentos da empresa com segurança e controle de compartilhamento, facilitando o acesso apenas para grupos ou pessoas específicas.

G Suite
O Google Drive é uma das ferramentas de um pacote maior que o Google oferece: o G Suite. Essa suíte inclui diversos serviços de escritório que podem auxiliar no trabalho remoto, como Google Documentos, Google Planilhas e Google Apresentações, além de serviços de comunicação (Hangouts) e notas (Google Keep).

Ferramentas de comunicação 

Skype
O Skype é uma solução da Microsoft para conversas e chamadas por voz e vídeo, ideal para reuniões durante o trabalho remoto.  Permite a criação de grupos e tem aplicativos tanto para Windows quanto para celulares (Android e  iOS).

Slack
O Slack é uma solução um pouco diferente do Skype, pois apesar de ser focado em  conversa de texto, a plataforma permite que você organize as conversas em canais facilitando a comunicação com e entre as equipes.

Ferramentas de produtividade 

Trello 
O Trello é uma das ferramentas de produtividade mais utilizadas pelas empresas. Ele oferece um sistema prático para organizar tarefas, demandas e projetos em equipe utilizando  boards, listas e cartões inspirados no método Kanban.

Todoist 
A proposta do Todoist é similar ao Trello, porém com uma abordagem diferente. Nele você gerencia tarefas e atividades podendo organizar em projetos e marcadores. Possui ferramentas de colaboração que permite a plena utilização por equipes de diversos tamanhos e configurações.

Ferramentas integradas 

FollowNet
FollowNet é uma solução integrada que atua na organização, comunicação e produtividade, entregando uma ferramenta completa de follow up para comércio exterior que gerencia todo o processo, desde a origem até o destino, e pode ser acessado via web de qualquer lugar, inclusive de casa.

SiscomexNet e MantraNet 
O SiscomexNet e MantraNet são softwares que realizam consultas automáticas ao Sistema Integrado de Comércio Exterior da Receita Federal (Siscomex) importação e exportação, Mercante, SISCARGA e Mantra.

Esses softwares automatizam seu processo em:

  • Recuperação do extrato da Declaração de Importação (DI);
  • Consulta de parametrização;
  • Recuperação do Comprovante de Importação (CI);
  • Consulta do status e extrato da Licença de Importação (LI);
  • Status dos órgãos anuentes da LI;
  • Consulta de status e canal da DUE;
  • Recuperação de extrato e informações da DUE;
  • Indisponibilidades do Mantra, com baixa automática quando resolvida;
  • Captura e envio da tela do Mantra com as informações por email ou diretamente  para o processo no FollowNet;
  • Informação da presença de carga de processos marítimos;

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas ferramentas que tornam seu trabalho mais fácil, seja presencial ou remoto, e conheça nossas soluções de automatização e follow up, drawback, demurrage, Ordens de Compra (PO), consultas automatizadas ao Siscomex e ao Mantra, tudo integrado com seu ERP e seus clientes internos e externos.

Sobre a e.Mix

A e.Mix está há mais de  anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, a assertividade e reduzindo os custos.

Saiba mais sobre nossos softwares.

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