Implementei o meu ERP e agora?

Após a implementação de um ERP conceituado e depois de um grande tempo para as customizações, grande parte das demandas da empresa são atendidas, então, […]

Implementei o meu ERP e agora?

Após a implementação de um ERP conceituado e depois de um grande tempo para as customizações, grande parte das demandas da empresa são atendidas, então, surge a necessidade de um módulo de Comex para um controle específico das POs, faturas, notas fiscais, Licenças e Declarações de Importação e Exportação, pois o ERP não consegue realizar essas tarefas.

Sendo assim, após a implementação de um ERP, temos uma nova rodada para definições, requisições internas, testes, validação de fornecedores e, enfim, a contratação do tão esperado módulo de Comex.

Novas rodadas de customização e implementação são necessárias e, após todo esse trabalho, ainda ficam áreas escuras na visibilidade da logística, falta ou dificuldade de geração de dados estatísticos, controle e guarda de documentos vinculados ao processo, ainda sendo necessário um controle por e-mail ou gravação dos arquivos em pastas na rede. São simples controles que podem ser realizados por planilhas eletrônicas, mas você se pergunta porque precisamos de controles paralelos se temos um ERP e um módulo de Comex, certo? 

Pois bem, aí vai a resposta: esses ERP podem não ser flexíveis, não possuem configuração para atender uma simples necessidade de geração de gráficos personalizados fornecendo facilmente dados estatísticos como a quantidade de embarques que ainda não chegaram ao destino, valor de impostos, frete e taxas pagos no último ano. Desta forma, torna-se difícil ter visibilidade completa de todas as etapas da importação ou exportação sem a necessidade de depender de terceiros para obter essas informações.

A falta de integração entre ERP também é um ponto importante nessa questão, trazendo um problema comum a muitas empresas, que é a existência de silos de dados.

Pense em quanto tempo é gasto da operação de suprir essas lacunas dos seus sistemas com operações manuais. Você precisa de um sistema voltado para gestão e acompanhamento completo dos seus processos, permitindo integração com o seu ERP e módulo de Comex, recuperando automaticamente dados e documentos oficiais da Receita Federal, que lhe alerte de desvios e tenha BI e Control Tower para dar mais visibilidade a todos os stakeholders. Tudo em um único lugar!

Sobre a e.Mix

A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares facilmente integráveis ao ERP escolhido por empresas de comércio exterior, agentes internacionais de cargas, construtoras, empresas de tecnologia, terminais alfandegários, telecomunicações, entre outros.
Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
Saiba mais sobre nossos softwares.

Veja também
Caso de sucesso: Como a Geodis transformou sua operação com o e.Mix FollowNet
Caso de sucesso: Como a Geodis transformou sua operação com o e.Mix FollowNet

A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros  embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.

Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa. 

 Solução

A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.

Leia mais
Como a Inteligência Artificial pode revolucionar sua operação de comércio exterior
Como a Inteligência Artificial pode revolucionar sua operação de comércio exterior

Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.

Leia mais
Entendendo as barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio exterior
Entendendo as barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio exterior

Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.

Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.

Leia mais