O controle das etapas de importação e exportação é um desafio para muitos dos profissionais que trabalham com isso. Em alguns casos, para garantir mais […]
O controle das etapas de importação e exportação é um desafio para muitos dos profissionais que trabalham com isso. Em alguns casos, para garantir mais cuidado a cada um dos procedimentos, as empresas se veem obrigadas a contratar colaboradores que desempenhem a função de monitoramento dessas ações com dedicação integral ao serviço.
O trâmite envolve todo o trabalho de gerenciamento do processo, desde o momento da compra ou venda do produto até o recebimento ou entrega. Para executá-lo, os responsáveis acabam fazendo uso de ferramentas básicas, que muitas vezes não dispõem de toda a praticidade que auxiliaria no serviço, tais como planilhas, e-mails e telefonemas. O software FollowNet One consegue dar esta praticidade e aumenta a produtividade e assertividade em todo o processo.
Para auxiliá-los nesse trabalho, a e.Mix desenvolveu a solução ideal para o gerenciamento dos processos de importação e exportação. Solução esta que já vem sendo utilizada há mais de anos pelos maiores importadores, exportadores e agentes de carga de todo o mundo.
Com o FollowNet One, os importadores e exportadores dispõem de uma série de recursos automáticos e configuráveis, capazes de gerenciar todas as etapas do trânsito de mercadorias. A partir do software, os usuários podem contar com a praticidade de uma predição de desvios baseada inteligência artificial para a realização de cada etapa do processo, o que possibilita que planejem ações para evitar atrasos.
Além disso, ao fornecer uma rápida visualização de cada etapa por meio de gráficos em tempo real, o FollowNet One gera dados mais precisos sobre os desvios que podem haver e, por contar com um bussiness inteligence (BI), pode também fornecer dashboard de forma automática ou Key Perfomance Indicators (KPIs) para análise. Tudo isso contribui para tornar os processos de importação e exportação ainda mais seguros, práticos e automatizados.
A e.Mix possui mais de anos de experiência em Comércio Exterior. Nossa missão é contribuir para o sucesso com soluções inovadoras, transformando vidas e fortalecendo as relações. Conheça mais sobre nossos serviços em nosso site!
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.