O medo de muitos gestores é que a tecnologia torne o processo “frio”. A realidade, porém, é oposta: a tecnologia retira o trabalho robótico das […]

O medo de muitos gestores é que a tecnologia torne o processo “frio”. A realidade, porém, é oposta: a tecnologia retira o trabalho robótico das mãos das pessoas, permitindo que elas sejam mais humanas, estratégicas e analíticas.
O equilíbrio ideal no Comércio Exterior acontece quando a Inteligência Artificial (IA) cuida dos dados e o humano cuida das decisões.
A digitação manual é a maior fonte de erros em processos logísticos. Um número errado pode significar uma multa ou uma carga perdida. A automação da entrada de dados (inputs) blinda a operação contra esses deslizes.
Caso de Sucesso CRANE: Produtividade, visibilidade e integração ponta a ponta com o FollowNet da e.MixAntonio Dantas, da Crane Worldwide Logistics, destaca exatamente esse ponto de segurança.
A Dor: “Como que eu vou reduzir o trabalho manual, os riscos de você ter um erro? Quanto mais inputs manuais, mais chance você tá suscetível a errar.”
A Solução: “O grande ganho para mim… foi a capacidade de produtividade… você entregar mais rápido e com mais qualidade.”
Quem valida: Antonio Dantas (Crane Worldwide Logistics)
Veja o relato: Assistir vídeo – O grande ganho para mim… foi a capacidade de produtividade… você entregar mais rápido e com mais qualidade
A inteligência do sistema também atua como uma rede de segurança, capturando problemas que poderiam passar despercebidos pelo olho humano cansado, evitando prejuízos financeiros massivos.
Na GEODIS, essa “rede” salvou uma operação de um custo exorbitante.
Caso de Sucesso GEODIS: Aumentando a Produtividade com a Plataforma FollowNet da e.MixA Dor/Risco: “A gente teve recentemente um processo que custaria aí um valor de armazenagem na tabela pública de R$ 203 mil reais…”
A Solução: “E a gente conseguiu com essa ferramenta evitar esse tipo de situação… você poder evitar tipo uma dívida de 200 mil reais faz toda a diferença.”
Quem valida: Jonata Andrade (GEODIS)
Veja o relato: Assistir vídeo – A gente teve recentemente um processo que custaria aí um valor de armazenagem na tabela pública de R$ 203 mil reais…
Não escolha entre tecnologia ou pessoas. Escolha potencializar suas pessoas com tecnologia. O FollowNet One é a ferramenta que permite esse equilíbrio, garantindo que sua equipe foque em gerar valor, enquanto o sistema garante a precisão e a segurança financeira.
Quer reduzir erros manuais e evitar prejuízos invisíveis? Descubra como o FollowNet One trabalha para sua equipe.
Não perca tempo. Peça um diagnóstico imediatamente. – https://emix.com.br/contato
Links internos:
03 de fevereiro de 2026
Checklist para gestores: sua operação está sob controle ou você vive uma ilusão? Faça uma pergunta honesta para si mesmo agora: se o seu coordenador de Comex ficar doente amanhã, você sabe exatamente quais cargas críticas estão em […]
02 de fevereiro de 2026
Como a automação fortalece o compliance aduaneiro e elimina o “Risco da Caixa de Saída” Quando se fala em compliance aduaneiro, a maioria dos gestores pensa imediatamente na Classificação Fiscal (NCM) ou na validação da Declaração de Importação (DI/DUIMP) antes […]
30 de janeiro de 2026
Previsibilidade com IA: antecipando gargalos antes que o cliente perceba No comércio exterior, saber que algo deu errado depois que aconteceu não é gestão, é constatação de óbito. A verdadeira gestão logística é baseada na […]