A automação vem sendo largamente utilizada no gerenciamento de processos de importação e exportação no mundo todo. No Brasil, somente nas últimas 2 décadas é que as empresas se familiarizaram com os softwares para […]

A automação vem sendo largamente utilizada no gerenciamento de processos de importação e exportação no mundo todo. No Brasil, somente nas últimas 2 décadas é que as empresas se familiarizaram com os softwares para comércio exterior, quando o governo criou um sistema online para a gestão de todas as etapas, documentos e demais processos inerentes as transações comerciais com outros países.
Esse sistema, conhecido como Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior – é a interface eletrônica que abarca todas os processos da importação e exportação. Existem também alguns softwares para comércio exterior que facilitam a conexão entre governo, agência e cliente: um deles é o SiscomexNet, da e.Mix.
SiscomexNet – Características e Vantagens
O SiscomexNet possui ferramentas que tornam o gerenciamento de processos mais seguro e confiável. Através da automação, tarefas burocráticas e consultas manuais passam a ser feitas pelos programas; dessa forma os colaboradores de sua empresa vão ter mais tempo hábil para se relacionar com clientes, amigos e familiares. Geração de extratos, consultas de licenças e o acompanhamento do status são realizados de forma automática, rápida, garantindo que sua empresa tenha o dinamismo exigido pelo mercado de importação e exportação.
O software para comércio exterior também se integra a outros programas e atualiza em tempo real os dados, melhorando a comunicação entre os setores de sua empresa.
Conhecida no setor de comércio exterior como “DI”, a Declaração de Importação é definida como o documento que une e formaliza todas as informações relacionadas ao processo de importação, serve como base para o despacho aduaneiro de importação. Ela serve também como meio indicativo dos valores corretos de impostos a serem recolhidos na aduana, além de informar os dados do importador, fabricante, produto, classificação fiscal e exportador.
Com a declaração corretamente preenchida e a aprovação do pagamento da respectiva taxa, a “DI” será registrada no Siscomex através de um código numérico seguindo uma ordem sequencial, anual e nacional.
É necessário que o importador faça a emissão do extrato da declaração de importação, que auxiliará na fiscalização documental e física da mercadoria. É recomendado o uso de um software com a possibilidade de recuperação de dados, pois a Declaração de Importação poderá ser requisitada também em momentos de auditoria.
Recuperação de Dados no SiscomexNet
Em períodos de auditoria interna de sua empresa ou dependendo de certos trâmites de órgãos governamentais, Declarações de Importação passadas poderão ser exigidas novamente, por isso o SiscomexNet da e.Mix conta com mais essa ferramenta, sendo um dos softwares de automatização de consultas e gerenciamento de processos mais completo do mercado.
É possível recuperar todos os dados constantes na DI de acordo com a necessidade, inclusive os relativos aos impostos. Em alguns casos existe a possibilidade de customização com os dados recuperados, mediante entendimento e análise prévia do caso pela equipe da e.Mix.
31 de dezembro de 2025
Mensagem de fim de ano FollowNet: evoluir é conectar dados Esta mensagem de fim de ano FollowNet não é sobre promessas genéricas. É sobre o que vimos na prática em empresas que decidiram encarar o […]
30 de dezembro de 2025
As principais tendências tecnológicas do Comex para 2026 As discussões sobre tecnologia no comércio exterior se multiplicaram nos últimos anos. Fala-se em IA, blockchain, RPA, APIs, data lakes. Porém, o que realmente importa […]
29 de dezembro de 2025
Como aplicar melhoria contínua no planejamento 2026 Muita empresa trata o planejamento como um grande evento anual. Reúne times, monta apresentações, define metas… e passa o resto do ano tentando sobreviver à […]