Um desafio comum em empresas que trabalham com números abertos é permitir que os diversos setores conseguissem monitorar a evolução dos resultados de acordo com […]
Um desafio comum em empresas que trabalham com números abertos é permitir que os diversos setores conseguissem monitorar a evolução dos resultados de acordo com as metas definidas e objetivos traçados.
Uma boa solução para curar essas dores é a criação de dashboards que permitam o acompanhamento dos resultados por períodos do dia, semana ou até mesmo em tempo real.
Vamos explicar melhor o que são dashboards, suas possibilidades e vantagens em criar os painéis para auxiliá-lo no cotidiano da sua empresa. Confira:
Dashboards são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.
Existem diversos tipos de geração de informação, mas o formato visual ganha muitos pontos quando se trata de entender como estão indo resultados, possibilitando que qualquer pessoa consiga consumir a informação.
O objetivo dos dashboards é possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores. Para chegar a esse patamar é preciso responder perguntas essenciais para ter as respostas desejadas. Se você não souber o que perguntar, não será possível construir um dashboard.
Para determinar as perguntas certas, é preciso compreender as necessidades da empresa de forma clara. A definição de métricas de KPIs para acompanhamento é crucial para você criar as perguntas necessárias.
Não serão criadas perguntas perfeitas em um primeiro momento porque o cenário do “campo de batalha” para alcançar o objetivo pode mudar a cada instante, sendo isso determinante para os próximos passos.
Definindo as métricas necessárias de acompanhamento, fica mais fácil seguir para o próximo passo na criação de um dashboard. A visualização dos dados e informações apresentadas pode ser considerada um grande trunfo do painel.
Em alguns casos a infografia é utilizada para decifrar números e dados de forma simples que antes eram complicadas, mas em sua grande maioria os gráficos são usados para representar a informação. Por serem universais, muitas pessoas já compreendem sua leitura.
O ponto principal em um painel de controle deve estar na sua capacidade de transmitir a informação de forma rápida e eficiência.
Gradativamente, trabalhamos com técnicas e conceitos de experiência do usuário (UX) para criar um dashboard que permita uma visualização simples para os diversos tipos de públicos que irão consumir as informações.
O que intercede muito na criação de um painel, é saber qual seu tipo para detalharmos ao máximo cada ponto para quem vai consumir de fato aquelas informações diretamente ou indiretamente.
São basicamente 3 tipos de dashboards para suprir as necessidades de monitoramento dos resultados: os operacionais, que contribuem para monitorar níveis de operação de analistas; os táticos, que permitem ter uma visão de como andam as operações de acordo com as estratégias criadas; e os estratégicos, que normalmente são monitoradas KPIs e criados scorecards de acordo com metas estabelecidas. Cada tipo de dashboard atende determinado escalão de uma empresa com suas responsabilidades e o que deve ser monitorado.
Para criar um dashboard, precisamos ter diversos cuidados, caso contrário o painel poderá se transformar em um Frankenstein e não ser útil.
Veja algumas dicas do que não fazer ao criar um dashboard:
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