Dashboard: O que é e como funciona? | e.Mix

Definições dos Cookies

Lei Geral de Proteção de Dados

O que são cookie?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site. Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem as funcionalidades centrais, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Esses cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.

Temporários

Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.

Finalidade

Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Persistentes

Utilizamos também cookies persistentes que permanecem em seu disco rígido até que você os apague ou seu navegador o faça, dependendo da data de expiração do cookie. Todos os cookies persistentes têm uma data de expiração gravada em seu código, mas sua duração pode variar.

Finalidade

Coletam e armazenam a ciência sobre o uso de cookies no site.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.

Temporários

Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.

Finalidade

Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Persistentes

Utilizamos também cookies persistentes que permanecem em seu disco rígido até que você os apague ou seu navegador o faça, dependendo da data de expiração do cookie. Todos os cookies persistentes têm uma data de expiração gravada em seu código, mas sua duração pode variar.

Finalidade

Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome Firefox Microsoft Edge

Caso queira mais informações sobre os cookies de terceiros acesse:

Google Analytics Hotjar Facebook

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em Eu concordo, você consente com a utilização de cookies.

Dashboard: O que é e como funciona?

Dashboard
Publicado em 03 de abril de 2018
Compartilhe:
Reading Time: 3 minutes

Um desafio comum em empresas que trabalham com números abertos é permitir que os diversos setores conseguissem monitorar a evolução dos resultados de acordo com as metas definidas e objetivos traçados.

Uma boa solução para curar essas dores é a criação de dashboards que permitam o acompanhamento dos resultados por períodos do dia, semana ou até mesmo em tempo real.

Vamos explicar melhor o que são dashboards, suas possibilidades e vantagens em criar os painéis para auxiliá-lo no cotidiano da sua empresa. Confira:

 

O que é um dashboard?

Dashboards são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.

Existem diversos tipos de geração de informação, mas o formato visual ganha muitos pontos quando se trata de entender como estão indo resultados, possibilitando que qualquer pessoa consiga consumir a informação.

O objetivo dos dashboards é possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores. Para chegar a esse patamar é preciso responder perguntas essenciais para ter as respostas desejadas. Se você não souber o que perguntar, não será possível construir um dashboard.

Para determinar as perguntas certas, é preciso compreender as necessidades da empresa de forma clara. A definição de métricas de KPIs para acompanhamento é crucial para você criar as perguntas necessárias.

Não serão criadas perguntas perfeitas em um primeiro momento porque o cenário do “campo de batalha” para alcançar o objetivo pode mudar a cada instante, sendo isso determinante para os próximos passos.

Definindo as métricas necessárias de acompanhamento, fica mais fácil seguir para o próximo passo na criação de um dashboard. A visualização dos dados e informações apresentadas pode ser considerada um grande trunfo do painel.

Em alguns casos a infografia é utilizada para decifrar números e dados de forma simples que antes eram complicadas, mas em sua grande maioria os gráficos são usados para representar a informação. Por serem universais, muitas pessoas já compreendem sua leitura.

O ponto principal em um painel de controle deve estar na sua capacidade de transmitir a informação de forma rápida e eficiência.

Gradativamente, trabalhamos com técnicas e conceitos de experiência do usuário (UX) para criar um dashboard que permita uma visualização simples para os diversos tipos de públicos que irão consumir as informações.

O que intercede muito na criação de um painel, é saber qual seu tipo para detalharmos ao máximo cada ponto para quem vai consumir de fato aquelas informações diretamente ou indiretamente.

 

Tipos de dashboards

São basicamente 3 tipos de dashboards para suprir as necessidades de monitoramento dos resultados: os operacionais, que contribuem para monitorar níveis de operação de analistas; os táticos, que permitem ter uma visão de como andam as operações de acordo com as estratégias criadas; e os estratégicos, que normalmente são monitoradas KPIs e criados scorecards de acordo com metas estabelecidas. Cada tipo de dashboard atende determinado escalão de uma empresa com suas responsabilidades e o que deve ser monitorado.

 

O que não fazer em um dashboard?

Para criar um dashboard, precisamos ter diversos cuidados, caso contrário o painel poderá se transformar em um Frankenstein e não ser útil.

Veja algumas dicas do que não fazer ao criar um dashboard:

  • Nunca deixe de definir o objetivo de um dashboard;
  • Nunca deixe de definir o público do dashboard;
  • Não adicione muitas cores;
  • Não faça uso de imagens desnecessárias;
  • Não apresente dados/informações desnecessárias ou pouco relevantes de acordo com o objetivo do dashboard;
  • Não trabalhe com barra de rolagem nos dashboards, o ideal é ter todas as informações em uma única tela.

Dashboard da e.Mix

Por isso é hora de dar um basta nas planilhas e adotar um sistema de gestão de processos em comércio exterior. A e.Mix é uma empresa que presta excelentes serviços na área de automação para importação e exportação. Conheça algumas ferramentas da empresa que podem lhe ajudar a se consolidar no mercado.

Sobre a e.Mix

A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.

Saiba mais sobre nossos softwares

Compartilhe:

Sugira um tema para publicarmos no blog

Para enviar uma sugestão, faça login com seu Linkedin.
CCT DUe DUIMP FollowNet FollowNet One MantraNet Siscomex Mantra
Funcionalidades do módulo CCT que você ainda não conhecia
Leia mais
CCT DUe DUIMP FollowNet FollowNet One
Principais funcionalidades e benefícios do módulo CCT
Leia mais
O que podemos aprender com o encalhe do navio Ever Given?
Leia mais
CCT DUe DUIMP FollowNet FollowNet One Mantra
Saiba como o CCT aéreo irá alterar o processo de importações
Leia mais
arrow-left

Precisa de uma solução personalizada?
Preencha seus dados para retornarmos seu contato.








    São Paulo • +55 11 2122 0219
    Santos • +55 13 4062 9577
    Campinas • +55 19 4062 8962
    Rio de Janeiro • +55 21 3005 2073
    Curitiba • +55 41 2626 1437
    Porto Alegre • +55 51 2626 4231
    logo-footer
    logo 23 anos
    Rua Barão de Jaguara, 707, 3º Andar, Centro - Campinas/SP
    Deus seja louvado - Valores Virtuosos e.Mix
    Propósito: Contribuir para o sucesso com soluções inovadoras, transformando vidas e fortalecendo as relações.
    Valores: Amor, Comprometimento, Ética, Excelência, Inovação, Respeito.
    1997-2021 | e.Mix - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
    Elleven