Como os dashboards ajudam na gestão das empresas?

No cotidiano, os dashboards têm como objetivo principal apontar para as falhas dos processos, com a garantia de entregar informações fidedignas, por meio da análise em diversas situações, para que o acompanhamento dos procedimentos seja feito com sucesso e eficácia. 

Portanto, a visão gerencial fica mais clara e precisa, o que promove melhor transparência da comunicação e auxilia na tomada de decisões, com o apoio de um plano de ação estratégico e seguro. 

Como os dashboards ajudam na gestão das empresas?

Como os dashboards ajudam na gestão das empresas?

Neste artigo abordaremos a importância dos dashboards como uma ferramenta essencial para as empresas do comércio exterior, ajudando-as no progresso do negócio em que atuam.

Sabemos que o volume de dados é o principal desafio dos gestores pois, para saber lidar com processos mais ágeis na transformação digital, é necessário encontrar aliados para auxiliar na gestão estratégica no comércio internacional.

Por meio desse mecanismo, a rotina se torna mais fácil para a tomada de decisão. Além disso, os empresários conseguem ter uma visão ampla e dinâmica das suas demandas.

Isso significa que a ferramenta funciona na identificação de falhas, promove acertos e ajustes, além de manter a melhoria constante das atividades do comércio exterior.

Quer saber mais sobre como funciona essa facilidade da tecnologia? Leia o artigo e fique por dentro de tudo.

O que são dashboards?

Os dashboards são considerados uma ferramenta que funciona como um grande painel que controla a visualização de dados importantes em um projeto. Por isso, são considerados recursos de gestão sobre as informações do negócio, com a facilidade de analisar e identificar pontos críticos no empreendimento.

Assim, os gestores do comércio exterior conseguem avaliar o desempenho das áreas da empresa, o que irá agilizar os processos e também atender as solicitações específicas para cada setor.

No cotidiano, os dashboards têm como objetivo principal apontar para as falhas dos processos, com a garantia de entregar informações fidedignas, por meio da análise em diversas situações, para que o acompanhamento dos procedimentos seja feito com sucesso e eficácia.

Portanto, a visão gerencial fica mais clara e precisa, o que promove melhor transparência da comunicação e auxilia na tomada de decisões, com o apoio de um plano de ação estratégico e seguro.

Quais são os tipos de Dashboards?

Já sabemos o que são os dashboards e qual é o seu objetivo essencial com o auxílio na melhoria contínua na gestão de processos. Dessa maneira, podemos nos aprofundar mais nas possibilidades que a ferramenta proporciona, para facilitar a compreensão de todas as informações mostradas na tela.

De forma customizável, os dashboards atendem as diferentes necessidades de cada negócio, com telas personalizadas para ajudar na consulta de informações. Abaixo, citaremos alguns tipos da ferramenta:

Estratégico

Pensando pelo lado estratégico, esta ferramenta trará relatórios com dados indicadores de performance, para que os resultados de diferentes períodos sejam comparados entre si e assim, auxiliem na compreensão dos resultados alcançados, com o objetivo de melhorar o planejamento futuro.

Tático

Os dashboards são bem utilizados pelos gestores para que consigam visualizar dados necessários nas decisões assertivas, com o fim de atingir metas de médio prazo, como parte importante da estratégia do negócio.

Operacional

Este tipo é muito utilizado pelas equipes de trabalho, com o foco direcionado para procedimentos específicos, para possibilitar análises pontuais. Então, são essenciais para a identificação de gargalos na operação, ajudando nos ajustes das etapas críticas.

As 4 principais vantagens dos dashboards 

Em primeiro lugar, é importante avaliar as principais necessidades do negócio internacional e como as funções da ferramenta podem solucionar essas dores. Os dashboards são diferenciais fundamentais para as empresas do comércio exterior, pois fornecem informações estratégicas e indicadores de comparação em períodos variados.

Além disso, oferecem boas vantagens para os segmentos do comércio internacional, com a intenção de dar suporte às melhores escolhas na sua empresa, como uma opção especial de ferramenta tecnológica que controla tudo no gerenciamento das informações. A seguir, citaremos os seus principais benefícios:

Análise de Cenários

Os dashboards permitem que seja efetuada uma análise de mercado, com a antecipação de ações dos concorrentes e a identificação dos gargalos para o ajuste no atendimento de novos clientes.

Com toda a certeza, a ferramenta auxilia na visão dos gestores em encontrar novas oportunidades para atingir maior escalabilidade empresarial, com o foco na melhoria da cultura da organização, priorizando os resultados obtidos e o aumento do desempenho.

Atualização em tempo real

A tela disponibiliza diversas informações, que vão sendo atualizadas regularmente, o que torna mais fácil a previsão de possíveis problemas. Sendo assim, os dashboards centralizam informações relevantes para a melhor compreensão das necessidades, de uma maneira clara e ampliada.

Isto melhora os pontos do negócio empresarial com a opção por escolhas baseadas em dados fornecidos em tempo real.

Fácil interpretação

A ferramenta mostra-se para os seus usuários por meio de gráficos ou de mapas coloridos, formatados em recursos visuais para facilitar a verificação de todos os dados que são apresentados nas telas. Por isso, as decisões podem ser tomadas com clareza na gestão de crise.

Alinhamento estratégico do negócio

A participação da equipe é fundamental para o aumento da produtividade e a melhoria no desempenho, com o uso dos dashboards. Afinal, a comunicação entre todos vai engajar os colaboradores pela busca da melhor performance do negócio, de maneira integrada e centralizada, para que os dados obtidos fluam entre os setores e nenhum processo deixe de ser tratado.

Como os Dashboards vão ajudar no comércio exterior da minha empresa?

Os dashboards podem controlar milhões de operações, para os importadores e os exportadores, de diversos portes e ramos de atividades. Eles disponibilizam as informações sobre as cargas em tempo real, através de algumas funções, como:

  • predição de desvios;
  • acompanhamento dos processos;
  • alerta de etapas;
  • consulta automática no Mantra;
  • relatórios automáticos;
  • controle das ordens de compras.

Com o FollowNet e o FollowNet One tenha dashboards incríveis que trazem visibilidade para todos os departamentos

Primeiramente, informamos que todos os pontos mencionados acima podem ser encontrados nos softwares da e.Mix.

Na e.Mix você terá o controle completo das etapas do processo logístico internacional da sua empresa, por meio de dashboards que trarão maior visibilidade para todos os departamentos, clientes internos e externos.

Estamos no mercado de desenvolvimento de softwares há mais de 25 anos, com soluções inovadoras em tecnologia, para aumentar seus resultados a qualquer momento e ainda criar diferenciais para os seus clientes.

Portanto, com a e.Mix suas tarefas ficarão automatizadas, ganhando em produtividade na melhoria dos seus processos e no desempenho do trabalho da sua equipe.

Nossos softwares são muito flexíveis e transformarão o seu modo de trabalho, com o controle completo das etapas da sua empresa. Nossos dashboards trazem maior visibilidade dos setores de uma maneira fácil e ágil.

Um time de especialistas se dedicará para a melhor implementação, análise e melhoria constante das soluções escolhidas para a realidade da sua demanda, por meio de um acompanhamento regular.

Crie automatizações incríveis e fáceis para os seus processos, com a prática de novas performances que certamente irão trazer maior assertividade para a gestão empresarial.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?
      Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?

      De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial. 

      Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações. 

      Leia mais
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?
      Purchase Order: o que é e qual seu papel na importação?

      Basicamente, a purchase order na importação é o documento que inicia a formalização do processo de compra de um produto importado. É a autorização da compra ou a confirmação da encomenda pelo comprador. 

      O pedido de compra contém todas as informações pertinentes ao produto ou serviço que será entregue, e estabelece a relação comercial a partir da aceitação do fornecedor. 

      Leia mais
      Transporte Internacional Rodoviário para o Mercosul: quais as vantagens?
      Transporte Internacional Rodoviário para o Mercosul: quais as vantagens?

      A maior participação no Comércio Intrazona do Mercosul é a do Brasil, com cerca de 40%, vindo em seguida a Argentina com 30%, o Paraguai com 11% e o Uruguai com 8%. No momento atual, as exportações cresceram cerca de 16%, mantendo a expansão do comércio internacional fomentado pelo aumento da venda do trigo, do centeio, do arroz e do milho, fazendo com que as commodities continuem sendo o carro-chefe nas exportações nacionais. E a maior parte dos produtos transportados entre os países do bloco fazem uso do transporte internacional rodoviário.

      Leia mais