Mantra Siscomex: o que é e quais as principais informações?

O comércio exterior brasileiro está passando por diversas mudanças que visam aprimorar as operações e impulsionar os negócios. Nesse sentido, ficou claro que é necessário reduzir a burocracia e melhorar o processo de importação para que isso aconteça. O CCT (Controle de Carga e Trânsito) está inserido no Portal Único e faz parte do processo de reestruturação do comércio exterior brasileiro, sendo assim, surge sim para oportuna e definitivamente substituir o Mantra.

Mantra Siscomex: o que é e quais as principais informações?

Mantra Siscomex: o que é e quais as principais informações?

O comércio internacional está sempre se reinventando, criando novas alternativas de negócios e buscando por melhorias nas operações já existentes. Por isso, o Governo Brasileiro tem procurado se adaptar às inovações para garantir a qualidade de seus produtos e a competitividade de suas empresas. O Mantra Siscomex, sistema utilizado há mais de 20 anos, faz parte das etapas que sofrerão grandes melhorias em breve.

Nesse sentido, é inegavelmente necessário inovar nas operações de comércio exterior para permitir uma liberação de cargas cada vez mais rápida e eficiente.

Pensando em gerar melhorias para as operações de comércio exterior, a Receita Federal do Brasil (RFB) está desenvolvendo um Novo Processo de Importação que promete mudanças em como o processo funciona hoje.

Acompanhe o texto a seguir e descubra também sobre o CCT (Controle de Carga e de Trânsito).

Siscomex Mantra: o que é?

O Siscomex Mantra é como é conhecido o Sistema Integrado de Gerência do Manifesto do Trânsito e do Armazenamento. Esse sistema está integrado aos módulos do Siscomex e é utilizado para fiscalizar e controlar as cargas que chegam do exterior via modal aéreo.

O Siscomex Mantra também controla as cargas que estão em trânsito pelo território aduaneiro, exceto as que já são controladas pelo Siscomex Trânsito.

O que é Siscomex Siscarga?

O Siscomex Siscarga é outro sistema utilizado nas operações de comércio exterior brasileiro. Sua função é controlar a movimentação dos contêineres, das embarcações e suas cargas.

Sendo assim, o Siscomex Carga fiscaliza todos os embarques da estrutura aquaviária nacional. Seja a carga destinada à importação ou à exportação, ela deverá constar no Siscarga.

Além disso, esse sistema controla atracações e desatracações das embarcações na costa nacional, inclusive as operações de cabotagem.

Principais informações no Siscomex Mantra

O Siscomex Mantra é um sistema que utiliza muitos códigos para que possam ser inseridas muitas informações com o mínimo de caracteres possível. Mesmo assim, são muitas as informações inseridas no Mantra para cada embarque:

  • Dados do conhecimento de embarque (MAWB e HAWB), incluindo data de emissão;
  • Aeroportos de origem e destino;
  • Natureza da carga, conforme códigos definidos no próprio Siscomex Mantra;
  • Dados do consignatário;
  • Tipo e valor do frete contratado;
  • Quantidade de volumes da carga;
  • Peso bruto da carga;
  • Moeda utilizada no pagamento do frete;
  • Código e descrição da URF em que está armazenada a carga;
  • Data e hora de quando foi inserida no sistema a informação referente à carga;
  • Companhia aérea, número do voo que amparou a carga e data de embarque e chegada;
  • Tratamento da carga;
  • Código da embalagem da carga.

Todos estes dados precisam ser informados no Mantra, pois servem como base para o controle e identificação das cargas.

O módulo CCT vai substituir o Mantra?

Como explicamos acima, o Mantra é um sistema que engloba diversas informações referentes a todos os embarques. Entretanto, para aqueles que operam no comércio exterior, todos estes campos a serem preenchidos implicam muito tempo dispendido para essa atividade.

O comércio exterior brasileiro está passando por diversas mudanças que visam aprimorar as operações e impulsionar os negócios. Nesse sentido, ficou claro que é necessário reduzir a burocracia e melhorar o processo de importação para que isso aconteça.

O CCT (Controle de Carga e Trânsito) está inserido no Portal Único e faz parte do processo de reestruturação do comércio exterior brasileiro, sendo assim, surge sim para oportuna e definitivamente substituir o Mantra.

Quais serão as principais mudanças com o CCT?

Em geral, o Mantra Siscomex disponibiliza o acompanhamento das importações e exportações e esse follow-up ocorre a partir de uma base única de dados. Embora o sistema tenha trazido melhorias para o comércio exterior, entende-se que é preciso avançar com as atualizações sistêmicas.

Assim, espera-se que a implantação do CCT possa dar mais segurança aos processos e simplificar as atividades do importador. Um exemplo é a troca de informações entre as companhias aéreas e os importadores. Com este avanço na comunicação será possível reduzir o tempo de liberação de cargas.

O processo no Mantra ainda é complexo, pois exige que diversas informações sejam fornecidas, inclusive previamente. Muitas delas são replicadas em diferentes etapas para o mesmo embarque, gerando retrabalho.

Com a integração dos sistemas e a centralização das informações no Portal Único, haverá mais transparência no controle dos dados, o que contribuirá para reduzir a burocracia.

Estima-se também uma redução na emissão de documentos em papel. Com a integração sistêmica, as informações e documentos ficarão disponíveis eletronicamente de forma rápida e simples para todos os órgãos envolvidos. Essa inovação certamente trará celeridade nas análises e liberações.

Outra vantagem que o importador poderá notar será a melhora na produtividade. O CCT estará disponível no Portal Único Siscomex e todo o processo está sendo reestruturado, portanto, para centralizar informações e reduzir o fornecimento de dados em duplicidade. Assim, menos informações a serem inseridas, menos retrabalho.

Tudo indica que as melhorias que serão implementadas com o CCT farão com que o processo de importação seja mais rápido e seguro. Afinal, a tecnologia e o mercado internacional exigem dos países cada vez mais agilidade, por isso entendemos que desenvolver nossos processos e a maneira como trocamos as informações pode trazer redução de erros, custos e tempo.

Utilize o CCTNet da e.Mix

Sabemos que as atividades de comércio exterior exigem agilidade e acompanhamento constantes. Por isso, a e.Mix trabalha com um software que auxilia sua empresa a acompanhar o status dos seus embarques.

O CCTNet da e.Mix emite avisos a partir de um simples cadastro de HAWB ou MAWB. Com isso, você pode receber rapidamente as informações sobre aquele e qualquer outro processo cadastrado.

Além disso, se precisar receber uma confirmação com urgência, mas estiver fora do escritório ou sem acesso ao sistema, o CCTNet pode enviar alertas via SMS ao seu celular, mantendo você sempre informado sobre demandas importantes.

O CCTNet envia as telas do CCT para auxiliá-lo no follow-up do processo, sem precisar acessar o site diversas vezes para verificar mudança de status.

O sistema disponibiliza até 60 consultas diárias e você recebe o que precisa em tempo real, otimizando suas atividades.

Acesse nosso site, entre em contato conosco e conheça essa e outras soluções que podemos oferecer para que você esteja sempre à frente, com informações atualizadas para tomar decisões de maneira segura e tranquila.

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Capacidade de contêiner: quanto de carga cabe em um?
      Capacidade de contêiner: quanto de carga cabe em um?

      Os contêineres são o principal recipiente para o transporte de cargas nos processos do comércio exterior. Assim sendo, são equipamentos adaptados para serem utilizados em diversos modais de transporte.

      Vale ressaltar que no modal marítimo, o contêiner não é considerado um tipo de embalagem, mas sim como parte da embarcação do navio.

      O início da utilização dos contêineres nas movimentações deu-se quando os comerciantes começaram a encontrar sérios problemas no armazenamento das mercadorias. Isso acontecia porque em cada viagem ocorriam avarias, deteorização e até perda das mercadorias, gerando prejuízos constantes.

      Leia mais
      Zona Franca de Manaus: Quais as vantagens em utilizá-la?
      Zona Franca de Manaus: Quais as vantagens em utilizá-la?

      A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implementado pelo governo para atrair investimentos e instalar empresas, principalmente na área industrial. Ela funciona como uma área de livre comércio de importação e exportação, oferecendo incentivos fiscais especiais. A administração da Zona Franca de Manaus é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abrange cerca de 600 indústrias. 

      Leia mais
      Importação de vacinas: como funciona e quais os pré-requisitos?
      Importação de vacinas: como funciona e quais os pré-requisitos?

      As diretrizes que regulamentam a importação de produtos sujeitos à Anvisa estão vinculadas originalmente à RDC nº 81/2008. Ela esclarece que somente empresas autorizadas pela entidade para exercerem a atividade de importação de vacinas podem importar bens e produtos sujeitos à intervenção da Anvisa. 

      A exceção são empresas importadores de alimentos, matérias-primas alimentares e alimentícios, que devem apresentar no momento da chegada do produto documento oficial de regularização da empresa expedido pela autoridade estatual ou local. 

      Além disso, existem empresas do ramo de cosméticos que importam matérias-primas para a fabricação de cosméticos e produtos de beleza. Para estes casos, não é necessária a autorização de funcionamento. 

      Leia mais