Multas durante o processo de importação: como evitar?

As importações que chegam ao país estão sujeitas a controle e fiscalização aduaneiros. Durante esses processos, os órgãos anuentes verificam se a carga está em […]

Multas durante o processo de importação: como evitar?

As importações que chegam ao país estão sujeitas a controle e fiscalização aduaneiros. Durante esses processos, os órgãos anuentes verificam se a carga está em conformidade com as normas e regulamentos nacionais e, caso seja verificada qualquer infração, pode ocorrer a aplicação de multas e penalidades.

A legislação aplicada durante o processo de importação é extensa. Desta maneira, abordaremos nesse artigo as principais multas e penalidades voltadas ao despacho aduaneiro a partir do registro da DI.

A maioria das multas e penalidades aplicadas aos importadores ocorre em decorrência de falhas na gestão de etapas do processo de importação. A seguir listamos os principais erros cometidos durante esse processo:

• Declaração de Importação (DI) incorreta;

• Dados divergentes na fatura comercial;

• Carga sem romaneio;

• Mercadoria extraviada;

• Descumprimento de alguma das diretrizes de admissão temporária;

• Declaração de preço divergente;

• Ausência de LI;

• LI deferida após o embarque.

É muito comum, quando algum dos erros citados ocorre, o importador não tomar conhecimento sobre ele imediatamente. Nesses casos, além da penalidade, ele pode ter que arcar com custos de armazenagem. Desta maneira, é muito importante estar atento a todas as atualizações em cada etapa de forma ágil.

No entanto, a checagem manual abre margem para erros, por isso, quanto mais manual o processo, maior a chance de imprevistos. A questão está em como as empresas podem se tornar mais ágeis para lidar com situações que podem ter como desdobramentos custos adicionais.

Atualmente, existem softwares que automatizam essa busca de informações junto aos portais de órgão anuentes como, por exemplo, o Siscomex, centralizando as informações para análise em um único local. A e.Mix, para essa finalidade, desenvolveu o FollowNet One, software de gerenciamento de processos amplamente usado no segmento de Comércio Exterior e que também pode ser implementado com êxito em outros segmentos.

Como otimizar a gestão de processos para mitigar multas?

A e.Mix desenvolveu o FollowNet One, um software de gerenciamento de processos integrado ao Siscomex para ajudar na administração de etapas importantes do processo de importação da sua empresa.

O FollowNet One opera com inteligência artificial, o que significa que automatiza os processos trazendo clareza e transparência à tomada de decisão. Seus alertas configuráveis podem ser programados para qualquer finalidade, além de, também, serem escaláveis. Desta maneira, são disparados até que a ocorrência seja resolvida, monitorando para que nenhum prazo seja perdido, o que pode resultar em cobranças inesperadas.

O software possui um amplo e facilitado controle que permite configurar alertas para qualquer atualização que ocorra no Siscomex, Mercante e Mantra. Além disso, proporciona geração de relatórios e avisos automáticos de vencimento ou a cada mudança de status. A ferramenta de BI presente no sistema permite a visualização imediata dos acompanhamentos, desde o embarque até a entrega das mercadorias, permitindo a tomada de decisão antecipada e mais assertiva. A seguir foram listadas algumas das funcionalidades do FollowNet One que ajudam na gestão diária de processos:

Todos os seus dados em um único lugar

A Ferramenta de Business Intelligence do FollowNet One coleta, organiza e transforma os dados de sua empresa em dashboards avançados, onde é possível agrupar dados externos com informações internas para acompanhar em tempo real as tendências do mercado.

Relatórios personalizados

No FollowNet One você escolhe quais dados quer visualizar, afinal, os relatórios são personalizáveis. É possível criar templates de maneira rápida e salvá-los, assim você pode revisitar e reutilizar o mesmo layout de análise sempre que houver necessidade.

Monte apresentações personalizadas

Não apenas o FollowNet One otimiza o seu tempo organizando os dados de sua empresa em dashboards, mas permite que você monte apresentações com as informações armazenadas no software. Resumindo: sabe aquele PPT que você tem o maior trabalho para montar toda semana? O FollowNet One monta para você!

Análises em tempo real

Ter acesso a uma ferramenta de Business Intelligence que ajuda a criar dashboards personalizáveis é, sem dúvida, um diferencial do FollowNet One, mas não podemos deixar de mencionar a praticidade que esse software oferece na sincronização de dados em tempo real. É possível integrar o FollowNet One com qualquer plataforma, em qualquer segmento. O FollowNet One é um software de controle e gerenciamento de processos completo, que disponibiliza em um só lugar todas as ferramentas necessárias para a tomada de decisão.

Sobre a e-Mix

A e.Mix possui mais de anos de experiência em Comércio Exterior. Nossa missão é contribuir para o sucesso com soluções inovadoras, transformando vidas e fortalecendo as relações. Conheça mais sobre nossos serviços em nosso site!

Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail em primeira mão

    Sugira um tema para publicarmos no blog

      Veja também
      Capacidade de contêiner: quanto de carga cabe em um?
      Capacidade de contêiner: quanto de carga cabe em um?

      Os contêineres são o principal recipiente para o transporte de cargas nos processos do comércio exterior. Assim sendo, são equipamentos adaptados para serem utilizados em diversos modais de transporte.

      Vale ressaltar que no modal marítimo, o contêiner não é considerado um tipo de embalagem, mas sim como parte da embarcação do navio.

      O início da utilização dos contêineres nas movimentações deu-se quando os comerciantes começaram a encontrar sérios problemas no armazenamento das mercadorias. Isso acontecia porque em cada viagem ocorriam avarias, deteorização e até perda das mercadorias, gerando prejuízos constantes.

      Leia mais
      Zona Franca de Manaus: Quais as vantagens em utilizá-la?
      Zona Franca de Manaus: Quais as vantagens em utilizá-la?

      A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implementado pelo governo para atrair investimentos e instalar empresas, principalmente na área industrial. Ela funciona como uma área de livre comércio de importação e exportação, oferecendo incentivos fiscais especiais. A administração da Zona Franca de Manaus é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abrange cerca de 600 indústrias. 

      Leia mais
      Importação de vacinas: como funciona e quais os pré-requisitos?
      Importação de vacinas: como funciona e quais os pré-requisitos?

      As diretrizes que regulamentam a importação de produtos sujeitos à Anvisa estão vinculadas originalmente à RDC nº 81/2008. Ela esclarece que somente empresas autorizadas pela entidade para exercerem a atividade de importação de vacinas podem importar bens e produtos sujeitos à intervenção da Anvisa. 

      A exceção são empresas importadores de alimentos, matérias-primas alimentares e alimentícios, que devem apresentar no momento da chegada do produto documento oficial de regularização da empresa expedido pela autoridade estatual ou local. 

      Além disso, existem empresas do ramo de cosméticos que importam matérias-primas para a fabricação de cosméticos e produtos de beleza. Para estes casos, não é necessária a autorização de funcionamento. 

      Leia mais