O uso de softwares para comércio exterior se tornou comum para empresas do ramo desde o início dos anos 90, quando o governo brasileiro criou […]

O uso de softwares para comércio exterior se tornou comum para empresas do ramo desde o início dos anos 90, quando o governo brasileiro criou mecanismos digitais para agilizar todo o mercado. O gerenciamento de processos com automação deu muito mais dinamismo a importação e exportação, que consolidou a conquista de um espaço importante na economia do país nas últimas décadas.
Tal fato pode ser explicado pelas consequências da automação, entre elas a diminuição de despesas operacionais, maior velocidade na comunicação entre os colaboradores e decisões baseadas em dados confiáveis, por exemplo. Esses são somente alguns dos motivos que mostram a importância de se contratar um bom software para comércio exterior.
Contudo, o comércio exterior possui certas características especiais que não são vistas em outros nichos de mercado. Os níveis de demandas operacionais e exigências são maiores, pois incluem o relacionamento com órgãos governamentais e aduaneiros que fiscalizam a importação e exportação de qualquer mercadoria. Além disso, dentro de qualquer empresa existem setores como os de logística, financeiro, fiscal e expedição. Por isso é necessário um planejamento detalhado para escolher o software para comércio exterior mais indicado a sua empresa, e assim garantir o correto gerenciamento de processos.
Existem dois aspectos essenciais que devem ser priorizados no momento que sua empresa for se planejar que é a equipe que ficará responsável pelo projeto e o mapeamento de processos operacionais que pode fazer a diferença no planejamento para implantar a automação e melhorar o gerenciamento de processos.
Depois de realizar todo o planejamento e de elencar os principais pontos que o software para comércio exterior e gerenciamento de processos deve oferecer, existem algumas características que podem fazer a diferença como a flexibilidade, longo prazo, infraestrutura e parcerias de desenvolvimento.
A escolha do software mais adequado também passa pela forma como a empresa que irá fornecê-lo trabalha. Prefira as empresas que desenvolvam uma parceria real, onde os dois lados ganham. A e.Mix tem esse tipo de parceria.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
03 de fevereiro de 2026
Checklist para gestores: sua operação está sob controle ou você vive uma ilusão? Faça uma pergunta honesta para si mesmo agora: se o seu coordenador de Comex ficar doente amanhã, você sabe exatamente quais cargas críticas estão em […]
02 de fevereiro de 2026
Como a automação fortalece o compliance aduaneiro e elimina o “Risco da Caixa de Saída” Quando se fala em compliance aduaneiro, a maioria dos gestores pensa imediatamente na Classificação Fiscal (NCM) ou na validação da Declaração de Importação (DI/DUIMP) antes […]
30 de janeiro de 2026
Previsibilidade com IA: antecipando gargalos antes que o cliente perceba No comércio exterior, saber que algo deu errado depois que aconteceu não é gestão, é constatação de óbito. A verdadeira gestão logística é baseada na […]