O uso de softwares para comércio exterior se tornou comum para empresas do ramo desde o início dos anos 90, quando o governo brasileiro criou […]
O uso de softwares para comércio exterior se tornou comum para empresas do ramo desde o início dos anos 90, quando o governo brasileiro criou mecanismos digitais para agilizar todo o mercado. O gerenciamento de processos com automação deu muito mais dinamismo a importação e exportação, que consolidou a conquista de um espaço importante na economia do país nas últimas décadas.
Tal fato pode ser explicado pelas consequências da automação, entre elas a diminuição de despesas operacionais, maior velocidade na comunicação entre os colaboradores e decisões baseadas em dados confiáveis, por exemplo. Esses são somente alguns dos motivos que mostram a importância de se contratar um bom software para comércio exterior.
Contudo, o comércio exterior possui certas características especiais que não são vistas em outros nichos de mercado. Os níveis de demandas operacionais e exigências são maiores, pois incluem o relacionamento com órgãos governamentais e aduaneiros que fiscalizam a importação e exportação de qualquer mercadoria. Além disso, dentro de qualquer empresa existem setores como os de logística, financeiro, fiscal e expedição. Por isso é necessário um planejamento detalhado para escolher o software para comércio exterior mais indicado a sua empresa, e assim garantir o correto gerenciamento de processos.
Existem dois aspectos essenciais que devem ser priorizados no momento que sua empresa for se planejar que é a equipe que ficará responsável pelo projeto e o mapeamento de processos operacionais que pode fazer a diferença no planejamento para implantar a automação e melhorar o gerenciamento de processos.
Depois de realizar todo o planejamento e de elencar os principais pontos que o software para comércio exterior e gerenciamento de processos deve oferecer, existem algumas características que podem fazer a diferença como a flexibilidade, longo prazo, infraestrutura e parcerias de desenvolvimento.
A escolha do software mais adequado também passa pela forma como a empresa que irá fornecê-lo trabalha. Prefira as empresas que desenvolvam uma parceria real, onde os dois lados ganham. A e.Mix tem esse tipo de parceria.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
Reduzindo Custos no Comércio Exterior com Gestão Centralizada e Predição de Desvios
Controlar gastos em importações e exportações é essencial para aumentar a eficiência. Com uma gestão centralizada e sistemas de predição de desvios, as empresas conseguem reduzir custos com armazenagem e demurrage. Consolidar informações em uma única plataforma e automatizar alertas de prazo permitem evitar custos desnecessários e prever gargalos, mantendo as operações dentro do prazo e do orçamento. A adoção de um sistema de gestão centralizada garante um comércio exterior mais ágil e econômico.
Para empresas que operam no comércio exterior e possuem a certificação OEA, o gerenciamento eficiente de certificados digitais é essencial. Manter o compliance com normas regulatórias é crucial para garantir a continuidade das operações e evitar sanções. Com uma plataforma automatizada de gerenciamento, como a da e.Mix, empresas ganham segurança, visibilidade e controle total sobre seus certificados. Isso reduz o risco de penalidades e protege o status OEA, garantindo a conformidade e a competitividade em um mercado dinâmico e globalizado.
A centralização de dados no comércio exterior se tornou essencial para empresas que buscam eficiência e competitividade. Com as operações de importação e exportação cada vez mais complexas, manter informações centralizadas em uma plataforma única reduz erros, melhora a visibilidade e acelera a tomada de decisões. Além disso, a integração de sistemas e a automação de processos simplificam tarefas operacionais e garantem conformidade com regulamentações.
Com soluções que integram dados entre departamentos e automatizam processos, as empresas reduzem custos, minimizam falhas e conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado global. Centralizar e automatizar dados transforma a gestão em uma vantagem competitiva, maximizando produtividade e agilidade nas operações internacionais.