O uso de softwares para comércio exterior se tornou comum para empresas do ramo desde o início dos anos 90, quando o governo brasileiro criou […]
O uso de softwares para comércio exterior se tornou comum para empresas do ramo desde o início dos anos 90, quando o governo brasileiro criou mecanismos digitais para agilizar todo o mercado. O gerenciamento de processos com automação deu muito mais dinamismo a importação e exportação, que consolidou a conquista de um espaço importante na economia do país nas últimas décadas.
Tal fato pode ser explicado pelas consequências da automação, entre elas a diminuição de despesas operacionais, maior velocidade na comunicação entre os colaboradores e decisões baseadas em dados confiáveis, por exemplo. Esses são somente alguns dos motivos que mostram a importância de se contratar um bom software para comércio exterior.
Contudo, o comércio exterior possui certas características especiais que não são vistas em outros nichos de mercado. Os níveis de demandas operacionais e exigências são maiores, pois incluem o relacionamento com órgãos governamentais e aduaneiros que fiscalizam a importação e exportação de qualquer mercadoria. Além disso, dentro de qualquer empresa existem setores como os de logística, financeiro, fiscal e expedição. Por isso é necessário um planejamento detalhado para escolher o software para comércio exterior mais indicado a sua empresa, e assim garantir o correto gerenciamento de processos.
Existem dois aspectos essenciais que devem ser priorizados no momento que sua empresa for se planejar que é a equipe que ficará responsável pelo projeto e o mapeamento de processos operacionais que pode fazer a diferença no planejamento para implantar a automação e melhorar o gerenciamento de processos.
Depois de realizar todo o planejamento e de elencar os principais pontos que o software para comércio exterior e gerenciamento de processos deve oferecer, existem algumas características que podem fazer a diferença como a flexibilidade, longo prazo, infraestrutura e parcerias de desenvolvimento.
A escolha do software mais adequado também passa pela forma como a empresa que irá fornecê-lo trabalha. Prefira as empresas que desenvolvam uma parceria real, onde os dois lados ganham. A e.Mix tem esse tipo de parceria.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.
Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa.
Solução
A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.
Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.
Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.
Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.