Comissárias de despacho são estâncias muito importantes nas etapas de importação e exportação. Basicamente elas influenciam na velocidade e o sucesso de toda a troca comercial, […]
Comissárias de despacho são estâncias muito importantes nas etapas de importação e exportação. Basicamente elas influenciam na velocidade e o sucesso de toda a troca comercial, por isso um correto gerenciamento de processos é essencial para manter uma boa relação com os clientes.
Entretanto, ainda existem pontos que devem ser ajustados nas empresas, que ao serem melhorados, acabam por extinguir atrasos, multas e gestão incorreta de documentos, seja internamente ou para os órgãos de fiscalização. Todos esses desvios acarretam em geração de estresse entre as partes envolvidas, retrabalhos e encarecimento do processo.
Softwares para comércio exterior são uma das melhoras formas de otimizar a gestão em comissárias de despacho, entretanto existem outras maneiras para atingir esse objetivo. A e.Mix listou algumas das possibilidades, confira:
1) Treinamento constante
Possuir uma equipe treinada é um dos pontos primordiais para o sucesso em qualquer ramo de negócio, pois de nada adianta ter as melhores ferramentas do mundo dentro de sua empresa se os colaboradores não sabem usá-las.
2) Rotina de trabalho
Manter uma rotina de trabalho ajuda a criar padrões e a melhorar a organização interna da empresa. Com uma cadeia de tarefas definidas cronologicamente identificar erros e processos desnecessários é mais fácil para qualquer colaborador ou líder .
3) Automação
Investir na compra de softwares para comércio exterior e gerenciamento de processos é louvável. Para além da diminuição dos custos, eles ficam responsáveis por tarefas burocráticas, liberando assim mais tempo para os colaboradores dedicarem aos clientes e a suas vidas pessoais.
4) Bem-estar no ambiente
Contribuir para a existência de condições propícias para uma boa relação entre os colaboradores dentro do escritório é essencial. Alegria, bom-humor e um ambiente descontraído ajudam na realização de qualquer tarefa.
5) Diálogo com o cliente
Entender quais são as necessidades, prioridades e desejos de cada cliente são um diferencial enorme no mercado de importação e exportação. A partir de um diálogo franco e claro sua empresa vai encontrar melhores bases para desenvolver o trabalho, e assim melhorar os resultados. Dessa forma, as chances de fidelização dos clientes e de criar uma relação de amizade com eles são bem maiores.
Os contêineres são o principal recipiente para o transporte de cargas nos processos do comércio exterior. Assim sendo, são equipamentos adaptados para serem utilizados em diversos modais de transporte.
Vale ressaltar que no modal marítimo, o contêiner não é considerado um tipo de embalagem, mas sim como parte da embarcação do navio.
O início da utilização dos contêineres nas movimentações deu-se quando os comerciantes começaram a encontrar sérios problemas no armazenamento das mercadorias. Isso acontecia porque em cada viagem ocorriam avarias, deteorização e até perda das mercadorias, gerando prejuízos constantes.
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implementado pelo governo para atrair investimentos e instalar empresas, principalmente na área industrial. Ela funciona como uma área de livre comércio de importação e exportação, oferecendo incentivos fiscais especiais. A administração da Zona Franca de Manaus é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abrange cerca de 600 indústrias.
As diretrizes que regulamentam a importação de produtos sujeitos à Anvisa estão vinculadas originalmente à RDC nº 81/2008. Ela esclarece que somente empresas autorizadas pela entidade para exercerem a atividade de importação de vacinas podem importar bens e produtos sujeitos à intervenção da Anvisa.
A exceção são empresas importadores de alimentos, matérias-primas alimentares e alimentícios, que devem apresentar no momento da chegada do produto documento oficial de regularização da empresa expedido pela autoridade estatual ou local.
Além disso, existem empresas do ramo de cosméticos que importam matérias-primas para a fabricação de cosméticos e produtos de beleza. Para estes casos, não é necessária a autorização de funcionamento.