Após a implementação de um ERP conceituado e depois de um grande tempo para as customizações, grande parte das demandas da empresa são atendidas, então, […]

Após a implementação de um ERP conceituado e depois de um grande tempo para as customizações, grande parte das demandas da empresa são atendidas, então, surge a necessidade de um módulo de Comex para um controle específico das POs, faturas, notas fiscais, Licenças e Declarações de Importação e Exportação, pois o ERP não consegue realizar essas tarefas.
Sendo assim, após a implementação de um ERP, temos uma nova rodada para definições, requisições internas, testes, validação de fornecedores e, enfim, a contratação do tão esperado módulo de Comex.
Novas rodadas de customização e implementação são necessárias e, após todo esse trabalho, ainda ficam áreas escuras na visibilidade da logística, falta ou dificuldade de geração de dados estatísticos, controle e guarda de documentos vinculados ao processo, ainda sendo necessário um controle por e-mail ou gravação dos arquivos em pastas na rede. São simples controles que podem ser realizados por planilhas eletrônicas, mas você se pergunta porque precisamos de controles paralelos se temos um ERP e um módulo de Comex, certo?
Pois bem, aí vai a resposta: esses ERP podem não ser flexíveis, não possuem configuração para atender uma simples necessidade de geração de gráficos personalizados fornecendo facilmente dados estatísticos como a quantidade de embarques que ainda não chegaram ao destino, valor de impostos, frete e taxas pagos no último ano. Desta forma, torna-se difícil ter visibilidade completa de todas as etapas da importação ou exportação sem a necessidade de depender de terceiros para obter essas informações.
A falta de integração entre ERP também é um ponto importante nessa questão, trazendo um problema comum a muitas empresas, que é a existência de silos de dados.
Pense em quanto tempo é gasto da operação de suprir essas lacunas dos seus sistemas com operações manuais. Você precisa de um sistema voltado para gestão e acompanhamento completo dos seus processos, permitindo integração com o seu ERP e módulo de Comex, recuperando automaticamente dados e documentos oficiais da Receita Federal, que lhe alerte de desvios e tenha BI e Control Tower para dar mais visibilidade a todos os stakeholders. Tudo em um único lugar!
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares facilmente integráveis ao ERP escolhido por empresas de comércio exterior, agentes internacionais de cargas, construtoras, empresas de tecnologia, terminais alfandegários, telecomunicações, entre outros.
Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
Saiba mais sobre nossos softwares.
03 de fevereiro de 2026
Checklist para gestores: sua operação está sob controle ou você vive uma ilusão? Faça uma pergunta honesta para si mesmo agora: se o seu coordenador de Comex ficar doente amanhã, você sabe exatamente quais cargas críticas estão em […]
02 de fevereiro de 2026
Como a automação fortalece o compliance aduaneiro e elimina o “Risco da Caixa de Saída” Quando se fala em compliance aduaneiro, a maioria dos gestores pensa imediatamente na Classificação Fiscal (NCM) ou na validação da Declaração de Importação (DI/DUIMP) antes […]
30 de janeiro de 2026
Previsibilidade com IA: antecipando gargalos antes que o cliente perceba No comércio exterior, saber que algo deu errado depois que aconteceu não é gestão, é constatação de óbito. A verdadeira gestão logística é baseada na […]