É inegável o poder que a automação no gerenciamento de processos de importação e exportação possui, entretanto existe um pilar fundamental para o sucesso de […]
É inegável o poder que a automação no gerenciamento de processos de importação e exportação possui, entretanto existe um pilar fundamental para o sucesso de sua empresa: a equipe. Pessoas bem treinadas, motivadas e felizes são essenciais para que qualquer serviço seja feito de forma satisfatória.
É a velha história: você pode adquirir todos os softwares para comércio exterior, mas se sua equipe não estiver com o espírito alegre para realizar o trabalho, não haverá nenhuma melhora em sua empresa – coisas feitas com alegria e propósito são as que trazem maior satisfação!
Essa metáfora pode ser comprovada em qualquer balcão de atendimento: quando o colaborador mostra prazer e boa vontade para ouvir o cliente, as chances de fidelizá-lo são bem maiores. E isso pode ser levado como aprendizado para qualquer setor de toda empresa, seja ela de que ramo for.
Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Portland (EUA) e na Universidade de Konstanz (Alemanha), um ambiente de trabalho bem humorado garante que a criatividade das pessoas seja maior no dia seguinte. Há também estudos acadêmicos feitos pelo professor Peter Warr da Universidade de Sheffield, que relacionam a satisfação no trabalho com o número de faltas e com comportamentos contraproducentes, como não cumprir as obrigações de forma proposital, desperdiçar ou usar recursos da empresa para fins pessoais ou se apropriar do material de escritório.
Um bom gancho para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores é a automação. O objetivo principal da aplicação desse modelo é reduzir custos e aumentar a produtividade através da integração interna e substituição de tarefas manuais por softwares para comércio exterior. Entretanto, ao implementar esse conceito no gerenciamento de processos de importação e exportação a própria performance da equipe é otimizada.
Os softwares aumentam a confiabilidade dos dados passados de setor para setor, o que gera uma maior segurança nos colaboradores e menos stress. Outro ponto interessante é que a automação cria uma rotina organizacional baseada no sucesso: desvios são facilmente identificados e eliminados.
Por último, mas não menos importante é que tarefas meramente burocráticas são realizadas pelos programas, gerando um maior tempo para os colaboradores dedicarem aos clientes, amigos e familiares – e também a si mesmo.
Porém, somente ter os softwares para comércio exterior em suas mãos não será suficiente. Trata-se muito mais de criar uma consciência dentro da empresa, através de exemplos do líder, principalmente. Valorizar as pessoas, o ser humano como um todo e não somente como um mero fantoche para atingir seus objetivos empresariais.
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.