Para que o follow-up seja aplicado nas operações logísticas com eficiência será preciso que o trabalho tenha consistência, referência internacional e garantia de qualidade. Isso permite à gestão conhecer e buscar a excelência necessária em toda a aplicação da metodologia.
Para que a comunicação e a troca de informação ocorra de forma clara entre o importador e o despachante aduaneiro é necessário que seja entregue um follow-up para os envolvidos na cadeia logística internacional.
Este procedimento é um excelente aliado para a transparência das relações, além de ser de extrema importância para o sucesso nas negociações operacionais no Comércio Exterior.
Para tanto, o acompanhamento poderá ser de forma digital, por meio de um software capaz de mostrar os dados analisados e eliminar a dependência de terceiros na obtenção de informações, o que otimizará o tempo da equipe.
A expressão em inglês significa fazer o acompanhamento, ou seja, follow-up significa acompanhar algo que já foi executado, por meio de uma avaliação para chegar em uma resposta.
Esse conceito é abrangente, podendo ser utilizado em outros contextos, inclusive de outras profissões. No Comércio Exterior, o follow-up é muito utilizado nas áreas comerciais e de compras das empresas importadoras e exportadoras.
Na área comercial, por exemplo, após algum tempo da venda do produto, o setor poderá ligar para o cliente para saber se ele está satisfeito ou utilizando o que adquiriu. Já na área de vendas, pode-se usar a ferramenta com a finalidade de acompanhar a relação entre importador e cliente, bem como o seu nível de satisfação.
Utilizar o follow-up é dar continuidade no relacionamento comercial e profissional na área de compras junto dos seus fornecedores, sobretudo para compreensão do prazo de entrega, satisfação com o serviço, entre outros.
Para que o follow-up seja aplicado nas operações logísticas com eficiência será preciso que o trabalho tenha consistência, referência internacional e garantia de qualidade.
Isso permite à gestão conhecer e buscar a excelência necessária em toda a aplicação da metodologia.
São muitos os benefícios na utilização de uma planilha de follow-up, os quais trazem vantagens para a movimentação de mercadorias no Comércio Exterior, a saber:
Praticamente todas as etapas do processo de importação podem ser consideradas convenientes para a entrega de um follow-up, tais como:
Ter o cliente bem-informado e satisfeito com a prestação dos serviços é um bom sinal para a parceria na negociação da importação e da exportação.
Desde o início da operação de movimentação o monitoramento de embarque deve contar com uma informação via de mão dupla. Ou seja, tanto o despachante aduaneiro informa, quanto é informado sobre as etapas dos processos internacionais.
Todos os envolvidos ficam sabendo o que está acontecendo na operação sem interrupções no trabalho, visto que as atualizações estão todas na planilha de follow-up.
As informações de referência do processo também são pertinentes e devem constar na planilha, pois cada envolvido na operação saberá da mesma informação, em tempo real. Desse modo, a tomada de decisão torna-se mais ágil, em conjunto com o cliente, caso haja necessidade de intervenção no processo.
Tanto na importação quanto na exportação, quando os processos são abertos é necessário informar se a carga está pronta ou aguardando prontidão para que esta etapa seja finalizada. Dessa forma, essa informação é seguida pela contratação do frete, busca pelo Booking e emissão dos demais documentos pertinentes.
Caso a mercadoria tenha Licença de Importação (LI) pré-embarque, ou Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO) para emissão, nesse momento é enviado ao Órgão Anuente responsável para a devida análise e deferimento, igualmente para as importações e exportações.
Nas operações de importação e de exportação o Booking confirmado quer dizer que a reserva de embarque foi efetivada com sucesso, inclusive com a análise dos documentos para o Bill of Lading (BL), Invoice e Packing List.
Com o embarque confirmado nas importações e nas exportações, provavelmente os documentos estão de acordo com as operações. Sendo assim, é possível emitir o numerário de nacionalização e a confirmação do modal de transporte a ser utilizado, para que o cliente se programe com antecedência para o recebimento da mercadoria, sempre atento ao follow-up.
Na chegada dos embarques das importações e das exportações, o cliente será avisado quando a carga estará no local de destino e poderá ser retirada. Nesta etapa a presença de carga e a análise do requerimento de madeira, executado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), também permitirão disponibilizar a carga para o registro.
Nesta etapa da operação, tanto de importação quanto de exportação, a informação do registro sujeitará a carga à devida parametrização, assim como suas variações. Portanto, na situação que seja diferente de canal verde, será necessário incluir as informações de vistoria e exigências fiscais.
Por fim, esta etapa do carregamento de importação ou de exportação requer informações essenciais, como:
Ocorrerá ainda a comunicação da emissão da nota fiscal e da posse da carga pela transportadora.
O FollowNet controla anualmente múltiplas operações no Comércio Exterior para importadores e exportadores dos mais variados portes e ramos de atividades, a fim de gerenciar as informações e facilitar o follow-up de grandes agentes de carga pelo mundo.
Com até 35% de aumento de produtividade, seus processos não serão mais manuais, pois seu trabalho será economizado e você terá muito mais ganhos operacionais.
A partir do controle completo do status das operações internacionais, de ponta a ponta, desde o pedido de compra ou de venda, até a entrega para o seu cliente, passando pelo acompanhamento da carga em tempo real, você otimizará tempo, reduzirá custos, bem como garantirá a satisfação completa do seu cliente final.
De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial.
Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações.
Basicamente, a purchase order na importação é o documento que inicia a formalização do processo de compra de um produto importado. É a autorização da compra ou a confirmação da encomenda pelo comprador.
O pedido de compra contém todas as informações pertinentes ao produto ou serviço que será entregue, e estabelece a relação comercial a partir da aceitação do fornecedor.
A maior participação no Comércio Intrazona do Mercosul é a do Brasil, com cerca de 40%, vindo em seguida a Argentina com 30%, o Paraguai com 11% e o Uruguai com 8%. No momento atual, as exportações cresceram cerca de 16%, mantendo a expansão do comércio internacional fomentado pelo aumento da venda do trigo, do centeio, do arroz e do milho, fazendo com que as commodities continuem sendo o carro-chefe nas exportações nacionais. E a maior parte dos produtos transportados entre os países do bloco fazem uso do transporte internacional rodoviário.