Para que o follow-up seja aplicado nas operações logísticas com eficiência será preciso que o trabalho tenha consistência, referência internacional e garantia de qualidade. Isso permite à gestão conhecer e buscar a excelência necessária em toda a aplicação da metodologia.
Para que a comunicação e a troca de informação ocorra de forma clara entre o importador e o despachante aduaneiro é necessário que seja entregue um follow-up para os envolvidos na cadeia logística internacional.
Este procedimento é um excelente aliado para a transparência das relações, além de ser de extrema importância para o sucesso nas negociações operacionais no Comércio Exterior.
Para tanto, o acompanhamento poderá ser de forma digital, por meio de um software capaz de mostrar os dados analisados e eliminar a dependência de terceiros na obtenção de informações, o que otimizará o tempo da equipe.
A expressão em inglês significa fazer o acompanhamento, ou seja, follow-up significa acompanhar algo que já foi executado, por meio de uma avaliação para chegar em uma resposta.
Esse conceito é abrangente, podendo ser utilizado em outros contextos, inclusive de outras profissões. No Comércio Exterior, o follow-up é muito utilizado nas áreas comerciais e de compras das empresas importadoras e exportadoras.
Na área comercial, por exemplo, após algum tempo da venda do produto, o setor poderá ligar para o cliente para saber se ele está satisfeito ou utilizando o que adquiriu. Já na área de vendas, pode-se usar a ferramenta com a finalidade de acompanhar a relação entre importador e cliente, bem como o seu nível de satisfação.
Utilizar o follow-up é dar continuidade no relacionamento comercial e profissional na área de compras junto dos seus fornecedores, sobretudo para compreensão do prazo de entrega, satisfação com o serviço, entre outros.
Para que o follow-up seja aplicado nas operações logísticas com eficiência será preciso que o trabalho tenha consistência, referência internacional e garantia de qualidade.
Isso permite à gestão conhecer e buscar a excelência necessária em toda a aplicação da metodologia.
São muitos os benefícios na utilização de uma planilha de follow-up, os quais trazem vantagens para a movimentação de mercadorias no Comércio Exterior, a saber:
Praticamente todas as etapas do processo de importação podem ser consideradas convenientes para a entrega de um follow-up, tais como:
Ter o cliente bem-informado e satisfeito com a prestação dos serviços é um bom sinal para a parceria na negociação da importação e da exportação.
Desde o início da operação de movimentação o monitoramento de embarque deve contar com uma informação via de mão dupla. Ou seja, tanto o despachante aduaneiro informa, quanto é informado sobre as etapas dos processos internacionais.
Todos os envolvidos ficam sabendo o que está acontecendo na operação sem interrupções no trabalho, visto que as atualizações estão todas na planilha de follow-up.
As informações de referência do processo também são pertinentes e devem constar na planilha, pois cada envolvido na operação saberá da mesma informação, em tempo real. Desse modo, a tomada de decisão torna-se mais ágil, em conjunto com o cliente, caso haja necessidade de intervenção no processo.
Tanto na importação quanto na exportação, quando os processos são abertos é necessário informar se a carga está pronta ou aguardando prontidão para que esta etapa seja finalizada. Dessa forma, essa informação é seguida pela contratação do frete, busca pelo Booking e emissão dos demais documentos pertinentes.
Caso a mercadoria tenha Licença de Importação (LI) pré-embarque, ou Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO) para emissão, nesse momento é enviado ao Órgão Anuente responsável para a devida análise e deferimento, igualmente para as importações e exportações.
Nas operações de importação e de exportação o Booking confirmado quer dizer que a reserva de embarque foi efetivada com sucesso, inclusive com a análise dos documentos para o Bill of Lading (BL), Invoice e Packing List.
Com o embarque confirmado nas importações e nas exportações, provavelmente os documentos estão de acordo com as operações. Sendo assim, é possível emitir o numerário de nacionalização e a confirmação do modal de transporte a ser utilizado, para que o cliente se programe com antecedência para o recebimento da mercadoria, sempre atento ao follow-up.
Na chegada dos embarques das importações e das exportações, o cliente será avisado quando a carga estará no local de destino e poderá ser retirada. Nesta etapa a presença de carga e a análise do requerimento de madeira, executado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), também permitirão disponibilizar a carga para o registro.
Nesta etapa da operação, tanto de importação quanto de exportação, a informação do registro sujeitará a carga à devida parametrização, assim como suas variações. Portanto, na situação que seja diferente de canal verde, será necessário incluir as informações de vistoria e exigências fiscais.
Por fim, esta etapa do carregamento de importação ou de exportação requer informações essenciais, como:
Ocorrerá ainda a comunicação da emissão da nota fiscal e da posse da carga pela transportadora.
O FollowNet controla anualmente múltiplas operações no Comércio Exterior para importadores e exportadores dos mais variados portes e ramos de atividades, a fim de gerenciar as informações e facilitar o follow-up de grandes agentes de carga pelo mundo.
Com até 35% de aumento de produtividade, seus processos não serão mais manuais, pois seu trabalho será economizado e você terá muito mais ganhos operacionais.
A partir do controle completo do status das operações internacionais, de ponta a ponta, desde o pedido de compra ou de venda, até a entrega para o seu cliente, passando pelo acompanhamento da carga em tempo real, você otimizará tempo, reduzirá custos, bem como garantirá a satisfação completa do seu cliente final.
Reduzindo Custos no Comércio Exterior com Gestão Centralizada e Predição de Desvios
Controlar gastos em importações e exportações é essencial para aumentar a eficiência. Com uma gestão centralizada e sistemas de predição de desvios, as empresas conseguem reduzir custos com armazenagem e demurrage. Consolidar informações em uma única plataforma e automatizar alertas de prazo permitem evitar custos desnecessários e prever gargalos, mantendo as operações dentro do prazo e do orçamento. A adoção de um sistema de gestão centralizada garante um comércio exterior mais ágil e econômico.
Para empresas que operam no comércio exterior e possuem a certificação OEA, o gerenciamento eficiente de certificados digitais é essencial. Manter o compliance com normas regulatórias é crucial para garantir a continuidade das operações e evitar sanções. Com uma plataforma automatizada de gerenciamento, como a da e.Mix, empresas ganham segurança, visibilidade e controle total sobre seus certificados. Isso reduz o risco de penalidades e protege o status OEA, garantindo a conformidade e a competitividade em um mercado dinâmico e globalizado.
A centralização de dados no comércio exterior se tornou essencial para empresas que buscam eficiência e competitividade. Com as operações de importação e exportação cada vez mais complexas, manter informações centralizadas em uma plataforma única reduz erros, melhora a visibilidade e acelera a tomada de decisões. Além disso, a integração de sistemas e a automação de processos simplificam tarefas operacionais e garantem conformidade com regulamentações.
Com soluções que integram dados entre departamentos e automatizam processos, as empresas reduzem custos, minimizam falhas e conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado global. Centralizar e automatizar dados transforma a gestão em uma vantagem competitiva, maximizando produtividade e agilidade nas operações internacionais.