A roda da economia mundial gira em torno da importação e exportação: é quase impossível imaginar um país que não dependa em certo nível do comércio […]
A roda da economia mundial gira em torno da importação e exportação: é quase impossível imaginar um país que não dependa em certo nível do comércio exterior. Por isso as empresas que cuidam de todos os trâmites necessários para as compras e vendas entre nações – necessitam de um sólido gerenciamento de processos com a automação.
Atualmente, a chamada “revolução digital” fez com que quase todas as etapas burocráticas do comércio exterior sejam feitas através de computadores – proporcionando mais dinamismo ao setor. Entretanto, nem tudo são flores e todo processo virtual corre risco de ter dados vazados, dando margem a atividades ilícitas. Uma novidade no time da segurança online é o Certificado Digital.
Certificados Digitais nada mais são do que documentos virtuais que permitem a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em qualquer meio eletrônico, como a internet. Esse documento normalmente é assinado por uma terceira pessoa ou instituição confiável, conhecida como Autoridade Certificadora (AC).
Com a intenção de aumentar a velocidade na importação e exportação, foi criado o Sistema Integrado de Comércio Exterior, mais conhecido como Siscomex, no qual todas as informações relativas aos processos são informatizadas e os trâmites feitos de maneira virtual. Por esse motivo, tornou-se necessária a utilização de certificados digitais em certas etapas para garantir a segurança nas transações.
Por conta do certificado digital utilizado nas transações também ser de uso pessoal, a e.Mix adicionou em seu rol de softwares para comércio exterior um programa destinado a melhorar o gerenciamento de processos e do uso desses certificados digitais, garantindo maior segurança às empresas e aos detentores de certificados digitais que os utilizam. Através do controle de acessos aos seus certificados, toda a cadeia de colaboradores dentro de sua empresa ficará com mais tranquilidade e confiabilidade para trabalhar.
Dentre as várias funções do Gerenciador de Certificados Digitais, as que chamam mais atenção é a integração a outros sistemas, total liberdade de configuração e a Leveza na aplicação.
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.