Melhoria contínua no comércio exterior: como aplicar?

A melhoria contínua no comércio exterior é vista como uma cultura organizacional que consiste no aprimoramento constante. E isso envolve tanto as atividades que irão fomentar a melhora da produtividade da equipe responsável, quanto o desempenho da qualidade em oferecer os melhores produtos e serviços ao cliente final. Assim, cria-se um ambiente oportuno para a identificação de novas práticas que irão reduzir os custos e aumentar a eficiência da empresa.

Melhoria contínua no comércio exterior: como aplicar?

Melhoria contínua: como aplicar no comércio exterior?

Atualmente, é o desejo constante dos gestores do comércio internacional verem o aperfeiçoamento de seus processos empresariais. Isso porque, para que consigam conquistar um espaço cada vez maior no mercado em que atuam diante da competitividade, e para manter o negócio ativo e lucrativo, é necessário visar a melhoria contínua no comércio exterior. Isso permitirá que a produtividade dos processos operacionais e os resultados sejam aperfeiçoados constantemente.

Além disso, os profissionais do comércio exterior sabem que as operações internacionais precisam ser planejadas de forma exclusiva e com a excelência que a gestão das importações e das exportações requer para a melhor otimização do tempo e a redução dos custos.

Cada etapa das atividades operacionais no comércio exterior deve garantir a precisão no cumprimento dos prazos. Esse é um desafio diante das inúmeras interações que os players mantêm entre si, que envolve a segurança da mercadoria e o cumprimento das exigências da legislação vigente.

Continue com a leitura que abordaremos as explicações sobre a temática!

O que é melhoria contínua no comércio exterior?

A melhoria contínua no comércio exterior é vista como uma cultura organizacional que consiste no aprimoramento constante. E isso envolve tanto as atividades que irão fomentar a melhora da produtividade da equipe responsável, quanto o desempenho da qualidade em oferecer os melhores produtos e serviços ao cliente final.

Assim, cria-se um ambiente oportuno para a identificação de novas práticas que irão reduzir os custos e aumentar a eficiência da empresa.

Inegavelmente, é indispensável a necessidade que as empresas do comércio exterior têm pela busca de resultados cada vez melhores. Para tanto, é preciso que busquem atualizarem-se continuamente para, assim, desfrutarem da tecnologia que se encaixa nas transformações diárias.

Dessa forma, a melhoria contínua no comércio exterior se torna uma prática habitual das empresas, com a qual resultados melhores são alcançados. Com mais eficiência e eficácia nos produtos ou nos serviços é possível ficar à frente dos concorrentes implementando um processo cíclico e focado na satisfação do cliente.

Exemplos de técnicas de melhoria contínua

É possível simplificar a melhoria contínua no comércio através do uso de algumas ferramentas essenciais que auxiliam as tarefas das operações internacionais, entre as quais podemos citar, por exemplo:

  • Matriz Basic;
  • PDCA (planejar, fazer, analisar e agir);
  • Kaizen;
  • Lean Manufacturing;
  • Six Sigma;
  • BSC (Balanced Scorecard);
  • BPM (Business Process Management).

Como aplicar a melhoria contínua no comércio exterior?

Os exemplos de técnicas mencionadas permitem otimizar os processos operacionais das atividades comerciais internacionais a fim de que se adaptem à realidade das empresas do comércio exterior.

Sendo assim, vejamos os métodos que são mais utilizados na busca da melhoria contínua.

Matriz Basic

É uma ferramenta de melhoria muito utilizada na priorização de solucionar problemas que já existem. Trata-se de utilizar certos critérios para alcançar esse objetivo, quaisquer sejam o benefício, o investimento e a operacionalidade.

Ciclo PDCA

A utilização dessa ferramenta é feita em quatro etapas cíclicas (plan, do, check, act). Elas auxiliam na identificação do problema e posterior análise, de modo a se criar um planejamento. Com isso é possível agir, executar, verificar e padronizar os processos em busca da melhoria e solução da questão.

Kaizen

É uma ferramenta de melhoria que efetua um planejamento em todos os níveis da empresa, desde a diretoria até a equipe operacional.

Na implantação dessa metodologia é essencial efetuar a eliminação dos desperdícios buscando melhores ações com pouco investimento e focando nas principais necessidades atuais que impactam todas as áreas empresariais.

Lean Manufacturing

É uma ferramenta japonesa que propõe um sistema “enxuto” para os processos serem melhorados, com o foco em resultados e livre de desperdícios.

Ou seja, são feitos esforços com o intuito de criar valor, porém com uma boa redução de ações desnecessárias durante a execução do processo.

Six Sigma

Essa ferramenta tem o foco direcionado para a análise de dados com qualidade, a fim de otimizar o processo mensurando as atividades já realizadas.

Isto é, buscam-se variações para que sejam eliminadas falhas, chegando aos resultados positivos com mais eficiência, retorno financeiro, redução dos custos e de defeitos.

Balanced Scorecard (BSC)

Essa ferramenta traz uma melhoria contínua no comércio exterior porque o seu objetivo é o alinhamento do plano de ação estratégico com as ações executadas no cotidiano empresarial. Através dela é possível simplificar os resultados pelos indicadores diretos.

Business Process Management (BPM)

Essa ferramenta baseia-se no ciclo de vida de melhoria constante do processo do negócio para que seja descoberta a melhor forma de execução eficaz.

Ou seja, é feita uma análise dos processos de forma monitorada, com a intenção de encontrar gargalos e desperdícios, mediante a troca de informações para, assim, garantir a oportunidade de realizar melhorias.

Vantagens de usar a melhoria contínua em empresas do comércio exterior

A implementação da cultura da melhoria contínua no comércio exterior traz muitos benefícios que irão simplificar a tomada de decisão na sua empresa, sobretudo com o uso de ferramentas com o princípio Lean.

Fluxo de trabalho simplificado

O processo de trabalho se torna enxuto por conta do objetivo principal em eliminar etapas que não sejam necessárias, assim agilizando os processos e reduzindo o tempo e os recursos.

Redução de custos e desperdícios do processo

Nesse momento a empresa se torna mais produtiva porque elimina atrasos e desperdícios na linha de execução dos processos internacionais, melhorando o fluxo financeiro e aumentando a lucratividade.

Diminuição de erros e falhas

A redução de erros ou falhas humanas nos processos significa evitar o retrabalho por meio de automatização das atividades ou a melhoria no aprendizado da equipe, oferecendo treinamento e aumentando, assim, a eficiência operacional.

Adaptação do mercado com maior flexibilidade

O mercado internacional exige que as empresas sejam flexíveis e adaptáveis, de forma que usem a melhoria contínua como uma aliada para executar operações enxutas e, assim, definir métricas assertivas para engajar a equipe diante da competitividade no comércio exterior.

Experiência do cliente

O objetivo principal de toda melhoria é agregar valor à experiência do cliente de uma forma que a satisfação com o seu produto ou serviço seja cada vez maior. Isso fará com que o cliente se fidelize com a sua empresa e venha a indicar outros parceiros.

Aplique a melhoria contínua em suas operações de comércio exterior com a e.Mix

Por meio de softwares flexíveis, a e.Mix conseguirá transformar por completo a forma de trabalho da sua empresa. Ela oferece a automação de tarefas com maior ganho de produtividade e, assim, a melhoria contínua dos seus processos internacionais.

Com o auxílio de profissionais experientes no comércio exterior o seu processo de negócio será analisado de forma que a melhoria contínua seja implementada na sua empresa. Isso permitirá corrigir possíveis falhas através do acompanhamento constante e alcançar o ganho financeiro, que será o seu diferencial perante a concorrência.

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