No contexto doméstico, o transporte rodoviário tem grande importância para todo o sistema logístico da Supply Chain. Isso porque é o meio de transporte que garante a facilidade de acesso aos locais mais distantes, o que viabiliza a circulação interna de mercadorias com muito mais agilidade e abrangência.
Nesse artigo falaremos de aspectos essenciais sobre o modal de transporte mais utilizado nas movimentações nacionais e de grande relevância nos transportes internacionais entre a América do Sul – o rodoviário.
É um importante mecanismo o que o transporte rodoviário representa tanto no nosso país, quanto no mundo inteiro, pois a nossa movimentação interna é realizada em sua maior parte pelos carregamentos feitos em caminhões e em carretas pelas estradas brasileiras.
Por isso o setor vem recebendo incentivos nas soluções de logística por meio de estudos realizados, fomentando também a profissionalização e o processo de consolidação no segmento.
Nesse sentido, o transporte rodoviário se expande com maturidade na realização das operações com o auxílio de tecnologia e apresentando aspectos positivos nos seus segmentos. Além de revitalizar a crise internacional entre a demanda e a oferta que foi bem impactante.
Para saber mais, continue a leitura e entenda as vantagens e desvantagens do modal, bem como suas características e especificidades.
Realizado nas estradas de rodagem e vias expressas por todo o nosso país por meio de veículos com características e portes diferenciados, o transporte rodoviário é o modal mais utilizado nas movimentações de cargas de um ponto ao outro. Ou, ainda, para efetuar o transbordo das mercadorias por meio da multimodalidade.
Diante de sua relevância na contribuição das movimentações, o modal tem muitas vantagens, dentre as quais podemos citar:
O transporte rodoviário de fato apresenta inúmeras vantagens para o setor nas movimentações nacionais e internacionais e é o mais adequado na maioria dos casos, bem como o mais recomendado na movimentação de perecíveis e mercadorias de alto valor agregado.
No entanto, abaixo listamos algumas desvantagens:
No contexto doméstico, o transporte rodoviário tem grande importância para todo o sistema logístico da Supply Chain. Isso porque é o meio de transporte que garante a facilidade de acesso aos locais mais distantes, o que viabiliza a circulação interna de mercadorias com muito mais agilidade e abrangência.
Assim como flexibiliza a demanda de tráfego, reduzindo o manuseio das mercadorias, e é o responsável pelo bom andamento de todo o sistema do setor de transporte.
Isto é, a relevância do transporte está diretamente ligada às necessidades básicas de consumo da população e de prestação do serviço para os negócios em geral.
Afinal, o modal de transporte conecta de fato os sistemas. A partir dele é possível sincronizar as ações cotidianas necessárias para a conservação de empresas e de negócios, mantendo o país produzindo constantemente.
Além disso, o nosso país também faz fronteiras com nove outros países da América do Sul, fiscalizadas pela Receita Federal Brasileira para o devido controle tributário do comércio exterior através do gerenciamento de riscos, da vigilância e da repressão aduaneira.
Em 1990, foi criado o Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT) entre os Países do Cone Sul. Esse acordo contempla o transporte rodoviário entre a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guiana, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela com o intuito de regulamentar os procedimentos e padronizar as normas internacionais.
Dessa forma, o ATIT permite que a segurança na circulação de bens entre os países do acordo seja ágil com relação ao combate do tráfico e do contrabando.
Para os gestores de frota e donos de transportadoras, as boas práticas realizadas na gestão do transporte rodoviário fazem toda a diferença diante dos concorrentes.
Por conta de tantos desafios a serem enfrentados diariamente, a busca por metodologias que agreguem valor para o crescimento sustentável do setor é essencial.
Apesar da existência de variáveis e dos gargalos, faz-se necessário levar em consideração os fatores internos e externos que influenciam nas decisões equivocadas e que prejudicam o desempenho nos processos.
Listamos abaixo algumas dicas para fomentar a eficiência na utilização do transporte rodoviário.
A ordenação de diretrizes com o foco em direcionar a equipe responsável pelas demandas faz com que a motivação de todos aumente. Com o auxílio de indicadores sólidos são feitos os ajustes nas ações para que os resultados mensurados sejam alcançados.
Nesse sentido, as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo de início e fim.
O planejamento é comum no cotidiano empresarial, pois permite a solução de problemas e o alcance de metas estabelecidas por meio da disposição de dados relevantes que permitam tomar as devidas providências na atuação do transporte rodoviário.
Assim sendo, é muito importante criar planos de curto, médio e longo prazo, com garantia de sucesso nas operações, aumento da produtividade e redução de custos.
O transporte rodoviário tem maior viabilidade de acesso às regiões mais longínquas e a um menor custo em seus carregamentos.
Diante dos outros modais é o mais fácil de contratar porque exige menos burocracia, possui uma boa flexibilização na roteirização dos trajetos e muitos investimentos de infraestrutura na malha rodoviária estão sendo realizados pelo governo.
No caso de especificidades em determinados carregamentos, será necessária a utilização de veículos especiais e o respectivo certificado de transporte.
Assim, diante de tantas variáveis de cargas, podem ser utilizados veículos como:
Por este motivo é importante que sejam repassadas o máximo de informações possíveis para a cotação do transporte.
O responsável pelo transporte rodoviário deve possuir uma infraestrutura mínima na doca do centro de distribuição, com plataforma elevatória, empilhadeiras e guindastes, bem como nos portos e aeroportos. Assim, as mercadorias poderão ser carregadas e descarregadas com segurança e o tempo nas operações será reduzido.
Agora que você já sabe de toda a relevância do transporte rodoviário para as atividades de comércio exterior, não há motivos para desleixo com a monitoria da sua carga, afinal, a mercadoria passará por uma série de procedimentos e é natural que existam preocupações durante todas as etapas do processo logístico.
Nós, da e.Mix, sabemos exatamente como você se sente e é por isso que desenvolvemos o FollowNet One. Com ele você garante a tranquilidade que tanto precisa para o controle do seu embarque rodoviário, pois a sua carga é monitorada em tempo real.
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Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.