Com a crescente expansão tecnológica, as formas de se comunicar sofreram grandes alterações nos últimos anos, impactando toda a cadeia produtiva e comercial no mundo inteiro. […]
Com a crescente expansão tecnológica, as formas de se comunicar sofreram grandes alterações nos últimos anos, impactando toda a cadeia produtiva e comercial no mundo inteiro. A rapidez na troca de informações, não importando a distância entre as pessoas, levou a enormes mudanças na importação e exportação, como processos integrados, redução no uso de papel, agilidade e qualidade.
Essas mudanças no comércio exterior revelam a importância da velocidade de comunicação nesse mercado, que se torna mais dinâmico a cada dia que passa.
Não é mais admissível perder tempo na análise de dados de forma manual no comércio exterior, pois com a tecnologia que as empresas têm a sua disposição, é possível estar consciente de todas as etapas dos processos e assim ter um maior controle e maior qualidade nos serviços prestados; ou ainda gerar informações em tempo real das etapas do processo, facilitando a tomada de decisões.
Como todo processo burocrático, o desembaraço aduaneiro precisa de alguns documentos para ser realizado, e também gera documentos após ser realizado – por exemplo o Comprovante de Importação (CI) através do Siscomex.
É fundamental para o sucesso do processo que todos os envolvidos, os agentes de carga, os importadores e exportadores, despachantes aduaneiros, transportadoras e demais envolvidos na exportação e importação, estejam totalmente cientes de todas as etapas. Estar à par das informações permite que o planejamento seja muito mais seguro e que caso haja necessidade de alteração, já exista um ou mais planos alternativos preparados.
Esses planos alternativos se refletem principalmente na logística, na qual os prazos de entrega aos clientes são essenciais. Conseguir realizar a entrega dentro do prazo, mesmo havendo alterações durante o processo é excelência, fideliza clientes e só é possível através dos esforços de sua empresa juntamente com as ferramentas certas de tecnologia da informação.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.