Com a crescente expansão tecnológica, as formas de se comunicar sofreram grandes alterações nos últimos anos, impactando toda a cadeia produtiva e comercial no mundo inteiro. […]
Com a crescente expansão tecnológica, as formas de se comunicar sofreram grandes alterações nos últimos anos, impactando toda a cadeia produtiva e comercial no mundo inteiro. A rapidez na troca de informações, não importando a distância entre as pessoas, levou a enormes mudanças na importação e exportação, como processos integrados, redução no uso de papel, agilidade e qualidade.
Essas mudanças no comércio exterior revelam a importância da velocidade de comunicação nesse mercado, que se torna mais dinâmico a cada dia que passa.
Não é mais admissível perder tempo na análise de dados de forma manual no comércio exterior, pois com a tecnologia que as empresas têm a sua disposição, é possível estar consciente de todas as etapas dos processos e assim ter um maior controle e maior qualidade nos serviços prestados; ou ainda gerar informações em tempo real das etapas do processo, facilitando a tomada de decisões.
Como todo processo burocrático, o desembaraço aduaneiro precisa de alguns documentos para ser realizado, e também gera documentos após ser realizado – por exemplo o Comprovante de Importação (CI) através do Siscomex.
É fundamental para o sucesso do processo que todos os envolvidos, os agentes de carga, os importadores e exportadores, despachantes aduaneiros, transportadoras e demais envolvidos na exportação e importação, estejam totalmente cientes de todas as etapas. Estar à par das informações permite que o planejamento seja muito mais seguro e que caso haja necessidade de alteração, já exista um ou mais planos alternativos preparados.
Esses planos alternativos se refletem principalmente na logística, na qual os prazos de entrega aos clientes são essenciais. Conseguir realizar a entrega dentro do prazo, mesmo havendo alterações durante o processo é excelência, fideliza clientes e só é possível através dos esforços de sua empresa juntamente com as ferramentas certas de tecnologia da informação.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
A certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) e a DUIMP (Declaração Única de Importação) são essenciais para a segurança e agilidade no comércio exterior brasileiro. A OEA proporciona um reconhecimento internacional que facilita processos e reduz custos, enquanto a DUIMP simplifica a importação ao integrar informações em um único documento. Para garantir a conformidade com essas normativas, o FollowNet se destaca como uma ferramenta que possibilita o monitoramento de processos e a gestão de documentos, assegurando que as empresas cumpram as exigências legais de forma eficiente.
O compliance no comércio exterior é essencial para empresas que atuam em importação e exportação, garantindo a conformidade com normas e regulamentos nacionais e internacionais. Este conjunto de práticas ajuda a mitigar riscos legais, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a confiança dos clientes. Para garantir um compliance eficaz, é fundamental investir em treinamento contínuo, realizar auditorias regulares, monitorar mudanças regulatórias e utilizar tecnologias adequadas. Soluções como o FollowNet oferecem ferramentas que facilitam a conformidade, centralizando informações e automatizando processos, permitindo que as empresas se concentrem em seus objetivos de negócios enquanto cumprem suas obrigações legais.
A falta de controle nas operações de importação traz uma série de prejuízos, desde interrupções na produção até custos elevados com demurrage, armazenagem e taxas extras. Problemas como o planejamento inadequado de pedidos de compra (POs), controles paralelos e o uso de sistemas ineficazes afetam a capacidade de monitorar o transporte de mercadorias e realizar o follow-up adequado nos portais da Receita Federal. Para evitar esses custos, investir em soluções tecnológicas como o FollowNet da e.Mix é essencial, garantindo visibilidade em tempo real, automação e maior previsibilidade no processo de importação.