Se uma empresa realiza importações, o follow up de cargas na importação e exportação é um processo estratégico e a gestão dessas cargas precisa ser […]
Se uma empresa realiza importações, o follow up de cargas na importação e exportação é um processo estratégico e a gestão dessas cargas precisa ser eficiente para não correr o risco de se tornar um gargalo na cadeia de produção e venda. E trabalhar com informações em tempo real é essencial.
Mesmo o processo sendo bem desenhado e conhecido por todos que atuam na importação e exportação, desvios e imprevistos fazem parte do cotidiano e a eficácia e tempo de reação são os pontos críticos que farão a diferença na eficiência de todo o processo. A gestão de cargas é ter, justamente, essa visão.
Então, para gerenciar esses processos, fazer um bom follow up das carga tanto na importação quanto na exportação é o que vai garantir que a equipe esteja sempre atenta aos problemas, além de ter informações e ferramentas para tomar ações proativas, evitando ou prevendo possíveis desvios.
Um dos pilares para essa proatividade é ter a informação em tempo real, investindo na informatização dos processos, na integração automática entre sistemas e reduzindo ao máximo a entrada de dados manuais através de soluções de consultas automáticas a sistemas de terceiros, como o Siscomex da Receita Federal ou na mineração de dados.
Portanto, a gestão de cargas de importação e exportação é promover um follow up eficiente, automatizado e servindo a equipe com informações relevantes para garantir que a carga chegue em seu destino final dentro dos prazos.
Para alcançar e manter essa eficiência no follow up de cargas na importação e exportação, você precisará de uma poderosa ferramenta e a e.Mix se baseou em seus mais de anos de atuação no Comércio Exterior, voltados principalmente para os maiores agentes de carga do mundo e despachantes aduaneiros brasileiros, para lançar o FollowNet One, que oferece ferramentas para a completa gestão das cargas como:
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.
Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa.
Solução
A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.
Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.
Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.
Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.