O Controle de Carga e Trânsito (CCT) é um módulo que fará com que os processos de importação se tornem muito mais fáceis, transparentes, ágeis […]
O Controle de Carga e Trânsito (CCT) é um módulo que fará com que os processos de importação se tornem muito mais fáceis, transparentes, ágeis e desburocratizados. No entanto, além de todos esses benefícios, o CCT apresenta outras funcionalidades que não são do conhecimento da maior parte dos agentes importadores.
Entre essas funcionalidades estão: a consolidação e a desconsolidação de carga. Enquanto a consolidação envolve as informações prestadas sobre o agrupamento de cargas que apresentam o mesmo destino, a desconsolidação se refere à separação dessas cargas. Ambos os procedimentos podem ser feitos ao preencher os dados adequados no portal Siscomex.
Outras funcionalidades a serem facilitadas pelo módulo CCT são a unitização e a desunitização da carga. A partir da unitização, o agente importador tem acesso a informações prestadas por intervenientes a respeito da junção de volumes soltos da carga ao serem transportados em contêineres. Já com a desunitização, esses volumes são separados. Tanto para a unitização quanto para a desunitização, as informações podem ser obtidas a partir do preenchimento dos dados no portal Siscomex.
Essas são algumas das principais funcionalidades que o módulo CCT irá proporcionar, mas ele também permitirá a consulta de estoque, a verificação de dados de embarque manifestados e a manifestação de documentos de transporte no portal Siscomex. Todas essas possibilidades apresentam papel importante na agilização dos processos de importação.
Na e.Mix, o trabalho diante das vantagens que o CCT irá disponibilizar é constante. Para garantir que seus clientes estejam sempre um passo à frente no monitoramento dos processos de importação, a empresa tem feito diversas atualizações em seus softwares, o que faz com que ofereça uma tecnologia capaz de dar todo o suporte necessário aos agentes importadores. Além disso, a e.Mix tem participação constante junto à Receita Federal, ao Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e a diversos órgãos administrativos.
Enquanto o CCT não entra totalmente em atividade, o Siscomex Mantra continua sendo muito importante para toda a cadeia logística. Assim sendo, a e.Mix continua mantendo ativo o seu serviço de automação completa das atividades de consulta ao Mantra, o MantraNet.
O MantraNet está ativo há mais de anos sendo o melhor e mais eficiente serviço de automação de consultas ao Mantra.
CCT e as soluções e.Mix
Conheça mais sobre o CCTNet.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos serviços gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
Regimes Aduaneiros Especiais são conjuntos de regras e procedimentos que facilitam a importação e exportação de mercadorias em determinadas situações.
Em suma, essas modalidades foram criadas para incentivar o comércio exterior e aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado global.
Cada modalidade oferece benefícios e vantagens diferentes e podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa e operação.
A DTA, sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, é um regime aduaneiro especial que formaliza a utilização de um caminho composto entre zonas primária e secundária para atendimento de uma exportação e/ou importação. Uma carga que está passando por trânsito internacional não precisa, necessariamente, utilizar apenas a zona primária mais próxima. Ao contrário, é possível conciliar a utilização de um local secundário que seja mais acessível geograficamente com um local em que a carga efetuará seu trânsito internacional. Com isso, utilizamos a logística interna a nosso favor para ganhar tempo, eficiência e, muitas vezes, investimento financeiro.
O custo de importação é composto por diversos detalhes que devem ser observados. Em primeiro lugar, o custo da mercadoria propriamente dito, que é o preço do produto na origem. Em segundo estão os custos da operação logística, como fretes internacionais, seguros e outros que dependem do modal de transporte a ser utilizado, seja aéreo, marítimo ou rodoviário. Por último, mas não menos importante, temos os custos tributários, que representam o maior peso na operação.