A otimização dos processos aliada à desburocratização nos trâmites de importação e exportação tem facilitado o fluxo comercial não somente no Brasil, mas também no […]
A otimização dos processos aliada à desburocratização nos trâmites de importação e exportação tem facilitado o fluxo comercial não somente no Brasil, mas também no mundo. Utilizar soluções automatizadas é um caminho sem volta para o setor e, com certeza, é por meio delas que os processos ficaram mais eficazes. Com elas, é possível, por exemplo, reduzir o uso do papel em mais de 80% e aumentar a produtividade em até 35%.
Ao tornar os processos de importação e exportação automatizados, além de eliminar drasticamente o uso de documentos físicos, é possível, inclusive, acessar de qualquer hora e lugar, o andamento de cada processo, por exemplo. Outro fator que também deve ser levado em consideração é a redução de prazos e burocracias. Já parou para imaginar a diminuição dos custos com impressão e o tempo dispendido com essa atividade em sua operação?
Reconhecida mundialmente por oferecer soluções altamente eficazes para o setor de comércio exterior, a e.Mix, empresa brasileira que se tornou especialista na automatização de diversas soluções para importação e exportação, acredita que, ao diminuir o uso dos papéis, ocorre um enorme impacto na produtividade da empresa. Por exemplo: ao invés de consultar pilhas de documentos, o que demandava grande tempo, o gerenciamento de processos pode ser atualizado automaticamente. Sem contar que o software também garante mais veracidade e agilidade na informação.
Todo esse processo, que antes da automatização era totalmente burocrático, hoje é realizado com mais rapidez. Com a solução da e.Mix, por exemplo, a análise de um processo que, antes, levava horas, hoje pode ser feita em menos de um minuto. Desta forma, é possível reduzir custos com importação e exportação e aumentar a produtividade. O uso da Inteligência Artificial (IA) para esse controle já é uma constante nos serviços da e.Mix.
Para atender a demanda desse mercado, a e.Mix, há vinte e um anos, desenvolve soluções que vão ao encontro das reais necessidades de quem atua no mercado de comércio exterior. E o melhor: sem a burocracia dos papéis.
A e.Mix está há mais de anos no mercado de desenvolvimento de softwares para empresas de comércio exterior. Nossos softwares gerenciam anualmente milhões de operações de clientes das mais variadas atividades e portes, aumentando a produtividade, assertividade e reduzindo custos.
A Geodis, uma das maiores operadoras logísticas do mundo, enfrentava desafios significativos em sua operação de comércio exterior. Com inúmeros embarques simultâneos, a necessidade de uma gestão eficiente e de alta precisão era imperativa para evitar erros, atrasos e custos adicionais. A solução encontrada para esses desafios foi a implementação da plataforma FollowNet, que se tornou fundamental para a operação da empresa.
Antes da implementação do FollowNet, apesar da eficiência da Geodis, lidavam com uma alta demanda de clientes, demandando informações da operação. Isso exigia uma equipe numerosa.
Solução
A implantação do FollowNet foi um divisor de águas para a Geodis. A plataforma não apenas automatizou processos críticos, como a geração de relatórios, mas também permitiu uma visão em tempo real de todas as operações. Com isso, a Geodis conseguiu reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas manuais, liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas e na prevenção de problemas.
Os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), buscam tornar as operações de comércio exterior mais eficientes e seguras. Neste artigo, exploraremos como a IA está revolucionando o comércio exterior, ajudando empresas a superar desafios e otimizar suas operações.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de realizarem tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui o aprendizado, o reconhecimento de padrões, a tomada de decisões e a adaptação a novas informações. No comércio exterior, a IA é utilizada para automatizar processos complexos, melhorar a precisão e aumentar a eficiência.
Todos sabem da complexidade do mundo do comércio internacional e, dentre estas complexidades, estão as barreiras tarifárias e não tarifárias, que representam desafios significativos que podem influenciar a estratégia de mercado das empresas que operam além das fronteiras nacionais. Compreender essas barreiras não é apenas uma necessidade operacional; pode ser uma vantagem estratégica para uma empresa.
Barreiras tarifárias, como impostos e taxas de importação, e barreiras não tarifárias, que incluem normas regulatórias e quotas, têm impactos diretos na forma como as empresas planejam suas operações de importação e exportação. Este artigo explora ambos os tipos de barreiras, fornecendo uma visão clara de como elas funcionam e quais estratégias podem ser empregadas para mitigar seus efeitos adversos.