Seguro de Carga Internacional: de que sinistros ele me protege?

Caso uma avaria ou um eventual dano impossibilite o uso da carga, uma opção é acionar o seguro e ter o valor pago pela mercadoria ressarcido. Assim diminuindo, portanto, os prejuízos gerados por um acidente, como a quebra de um material, por exemplo.

Seguro de Carga Internacional: de que sinistros ele me protege?

Seguro de Carga Internacional: de que sinistros ele me protege?

Quando falamos de comércio exterior, um dos temas que não pode ser esquecido é a contratação de seguro de carga internacional.

Toda carga, seja ela de um processo de exportação ou de importação, passa por um trajeto longo até chegar ao seu destino, e por isso está sujeita a diversos imprevistos no caminho.

Mesmo que os profissionais que lidem com este tipo de transporte sejam capacitados, não se pode negar o fato de que, infelizmente, acidentes acontecem. E a melhor forma de se preparar para lidar com esse tipo de situação é através da contratação de um seguro de carga internacional.

Por que a sua contratação é importante e quais são os pontos que necessitam de atenção no momento de solicitar este tipo de serviço é o que você encontrará listado no texto abaixo.

O que é um seguro de carga internacional?

O seguro de carga internacional funciona basicamente como qualquer outro tipo de seguro, isto é, tem por finalidade a cobertura do valor do bem, caso este sofra danos. No caso desse tipo de seguro a cobertura abrange todo o trânsito da carga até a chegada dela em seu destino.

Para um melhor entendimento, podemos utilizar como exemplo uma carga importada que tenha sofrido avarias (danos) durante o trajeto, ou seja, durante o seu transporte internacional até chegar ao seu destino.

Caso uma avaria ou um eventual dano impossibilite o uso da carga, uma opção é acionar o seguro e ter o valor pago pela mercadoria ressarcido. Assim diminuindo, portanto, os prejuízos gerados por um acidente, como a quebra de um material, por exemplo.

Abaixo falaremos um pouco mais sobre os tipos de avarias que podem ocorrer em uma carga negociada no comércio exterior.

Exemplos de sinistros

Infelizmente a lista de problemas que podem surgir durante o transporte internacional de uma carga não é pequena.

São trajetos grandes que muitas vezes incluem mais de um país e mais de um modal de transporte. Além disso são necessárias inúmeras pessoas para realizar todos estes procedimentos.

Chama-se de avaria ou de sinistro qualquer dano que a carga possa ter sofrido, sejam eles provocados, como é o caso de roubos e furtos de cargas, ou os acidentais, como vazamentos, quebras, quedas, caixas molhadas, entre outros.

Nesse sentido, existe uma variável muito grande de problemas que podem ocorrer durante o trânsito da carga. Por isso estar amparado pelo seguro traz mais tranquilidade ao realizar um processo de importação ou de exportação.

Como funciona para assegurar minha carga?

Embora todo o processo esteja sujeito às avarias acima mencionadas, muitas empresas acabam optando por não efetuar o seguro de carga internacional.

Às vezes isto ocorre por desconhecimento de como funciona o procedimento de contratação do seguro e a ideia de que seja um processo mais burocrático do que realmente é.

A contratação desse tipo de seguro costuma ser fácil e rápida, já que o seguro pode ser negociado com o próprio agente de cargas durante a contratação do frete internacional. Entretanto, é preciso entender sobre as peculiaridades da carga para acertar na escolha das coberturas. Por exemplo: Cargas perecíveis exigem certos tipos de cuidado diferentes de uma carga perigosa (classificação IMO). Além disso, é extremamente importante atentar-se para as rotas que foram contratadas, visto que algumas rotas podem ser mais visadas para contrabandos ou sequestros. Deixar de efetuar o seguro de carga internacional acaba sendo um erro, pois esta é a única forma de evitar prejuízos inesperados no processo. Caso ocorra algum tipo de imprevisto durante o transporte da carga, a empresa terá o ressarcimento correspondente.

Quanto custa o seguro internacional de carga?

Outra dúvida muito comum quando se trata da contratação de seguro de carga internacional é o custo.

É claro que todo custo impacta do resultado final do processo. Porém, algumas economias são interessantes, enquanto outras podem acabar virando o famoso “o barato sai caro”.

O valor do seguro é uma informação que pode variar. Depende muito do tipo de produto que está sendo transportado e o custo também pode mudar conforme a amplitude da cobertura.

Para exemplificar, usualmente o custo é menor do que 0,4% do valor da mercadoria somada ao frete.

Ou seja, não é um custo alto especialmente se comparado ao valor do prejuízo que pode ocorrer em caso um acidente e a carga não estar segurada.

O que fazer em caso de sinistro?

Esse é o tipo de pergunta que normalmente acontece quando se fala de seguro.

Como o seguro de carga internacional é um custo que você paga para não utilizar e, felizmente, as avarias em cargas não são tão comuns de acontecer, é normal surgirem várias dúvidas quando algum acidente acontece.

Como agir neste caso vai depender muito de em que parte do transporte a avaria ocorreu.

Se for durante o trânsito da mercadoria, o próprio transportador notifica o contratante de frete e seguro e posteriormente a seguradora.

Quando a avaria é constatada no momento da chegada da carga ao seu destino, o aconselhável é fazer fotos ou vídeos apontando o problema e entrar em contato com o agente de cargas através do qual o seguro foi contratado.

Também é importante que não se utilize a carga até o parecer da seguradora.

Sendo constatado que houve perda da mercadoria, o seguro é acionado e o valor ressarcido ao cliente, conforme estabelecido na contratação do seguro.

Use o FollowNet para saber tudo o que aconteceu com a sua carga internacional

Dependendo do perfil da mercadoria ou até mesmo pela rota do embarque, é possível antever alguns incidentes. Por este motivo, criamos o FollowNet, software que possibilita a análise dos processos de exportação ou importação de maneira única.

Além de acompanhar a sua carga em tempo real, você poderá criar dashboards customizáveis que certamente te ajudarão na tomada de decisão sobre as coberturas do seguro de carga internacional a serem contratadas para cada embarque. Afinal, é impossível acertar no seguro sem ter uma noção histórica sobre os incidentes que já aconteceram no passado.

Gostou da ideia? Clique aqui e saiba mais.

Veja também
Gestão de relacionamento com fornecedores: estratégias para construir parcerias duradouras
Gestão de relacionamento com fornecedores: estratégias para construir parcerias duradouras

O sucesso de uma empresa depende da qualidade e da eficiência de suas relações com fornecedores. A gestão de relacionamento com fornecedores não é apenas sobre negociar contratos; é também sobre construir parcerias estratégicas que impulsionam o crescimento mútuo e a sustentabilidade a longo prazo. Para qualquer empresa, desenvolver um sistema robusto para gerenciar essas relações é crucial para manter a competitividade e garantir a qualidade dos produtos importados.

Neste artigo, exploraremos estratégias fundamentais para fortalecer o relacionamento com fornecedores. Vamos discutir como a adoção de uma abordagem proativa pode transformar a gestão de fornecedores em um diferencial competitivo para sua empresa no mercado global.

Leia mais
Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras
Como preparar sua empresa para auditorias aduaneiras

Auditorias aduaneiras são uma realidade inevitável para empresas envolvidas em atividades de importação e exportação. Estas inspeções são essenciais para garantir a conformidade com as leis e regulamentos locais e internacionais. Ser pego despreparado durante uma auditoria aduaneira pode resultar em penalidades significativas, atrasos nas operações e danos à reputação da empresa. Portanto, estar bem preparado não é apenas uma medida de precaução; é uma estratégia crucial para manter a eficiência e a integridade dos negócios.

Este artigo detalha como as empresas podem se antecipar, se preparando para enfrentar auditorias aduaneiras com confiança. Desde compreender o que esperar em uma auditoria até implementar sistemas robustos de documentação e treinamento de equipe, exploraremos as melhores práticas que ajudam a garantir que sua empresa esteja sempre pronta para demonstrar sua conformidade. Ao adotar uma abordagem proativa ao manter dados e documentos organizados, as empresas podem transformar auditorias aduaneiras de potenciais ameaças em oportunidades para reafirmar seu compromisso com a excelência operacional.

Leia mais
Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?
Entreposto aduaneiro: O que é e como funciona e qual sua vigência?

De acordo com o Art. 404 do Regulamento Aduaneiro, o entreposto aduaneiro é definido como um regime especial que pode ser usado tanto na importação como na exportação. Ele serve para que as empresas possam armazenar suas mercadorias realizando a liberação junto à RFB com um prazo maior do que o habitual ou até efetuar a retirada das mercadorias de forma parcial. 

Dessa maneira, o entreposto possibilita a suspensão dos impostos até que todas as etapas sejam finalizadas, no caso da importação e da exportação. Dependendo de cada caso, algumas das vantagens destes regimes estão na possibilidade de as empresas aprimorarem seus planejamentos logísticos e reduzirem os custos das operações. 

Leia mais