Caso uma avaria ou um eventual dano impossibilite o uso da carga, uma opção é acionar o seguro e ter o valor pago pela mercadoria ressarcido. Assim diminuindo, portanto, os prejuízos gerados por um acidente, como a quebra de um material, por exemplo.
Quando falamos de comércio exterior, um dos temas que não pode ser esquecido é a contratação de seguro de carga internacional.
Toda carga, seja ela de um processo de exportação ou de importação, passa por um trajeto longo até chegar ao seu destino, e por isso está sujeita a diversos imprevistos no caminho.
Mesmo que os profissionais que lidem com este tipo de transporte sejam capacitados, não se pode negar o fato de que, infelizmente, acidentes acontecem. E a melhor forma de se preparar para lidar com esse tipo de situação é através da contratação de um seguro de carga internacional.
Por que a sua contratação é importante e quais são os pontos que necessitam de atenção no momento de solicitar este tipo de serviço é o que você encontrará listado no texto abaixo.
O seguro de carga internacional funciona basicamente como qualquer outro tipo de seguro, isto é, tem por finalidade a cobertura do valor do bem, caso este sofra danos. No caso desse tipo de seguro a cobertura abrange todo o trânsito da carga até a chegada dela em seu destino.
Para um melhor entendimento, podemos utilizar como exemplo uma carga importada que tenha sofrido avarias (danos) durante o trajeto, ou seja, durante o seu transporte internacional até chegar ao seu destino.
Caso uma avaria ou um eventual dano impossibilite o uso da carga, uma opção é acionar o seguro e ter o valor pago pela mercadoria ressarcido. Assim diminuindo, portanto, os prejuízos gerados por um acidente, como a quebra de um material, por exemplo.
Abaixo falaremos um pouco mais sobre os tipos de avarias que podem ocorrer em uma carga negociada no comércio exterior.
Infelizmente a lista de problemas que podem surgir durante o transporte internacional de uma carga não é pequena.
São trajetos grandes que muitas vezes incluem mais de um país e mais de um modal de transporte. Além disso são necessárias inúmeras pessoas para realizar todos estes procedimentos.
Chama-se de avaria ou de sinistro qualquer dano que a carga possa ter sofrido, sejam eles provocados, como é o caso de roubos e furtos de cargas, ou os acidentais, como vazamentos, quebras, quedas, caixas molhadas, entre outros.
Nesse sentido, existe uma variável muito grande de problemas que podem ocorrer durante o trânsito da carga. Por isso estar amparado pelo seguro traz mais tranquilidade ao realizar um processo de importação ou de exportação.
Embora todo o processo esteja sujeito às avarias acima mencionadas, muitas empresas acabam optando por não efetuar o seguro de carga internacional.
Às vezes isto ocorre por desconhecimento de como funciona o procedimento de contratação do seguro e a ideia de que seja um processo mais burocrático do que realmente é.
A contratação desse tipo de seguro costuma ser fácil e rápida, já que o seguro pode ser negociado com o próprio agente de cargas durante a contratação do frete internacional. Entretanto, é preciso entender sobre as peculiaridades da carga para acertar na escolha das coberturas. Por exemplo: Cargas perecíveis exigem certos tipos de cuidado diferentes de uma carga perigosa (classificação IMO). Além disso, é extremamente importante atentar-se para as rotas que foram contratadas, visto que algumas rotas podem ser mais visadas para contrabandos ou sequestros. Deixar de efetuar o seguro de carga internacional acaba sendo um erro, pois esta é a única forma de evitar prejuízos inesperados no processo. Caso ocorra algum tipo de imprevisto durante o transporte da carga, a empresa terá o ressarcimento correspondente.
Outra dúvida muito comum quando se trata da contratação de seguro de carga internacional é o custo.
É claro que todo custo impacta do resultado final do processo. Porém, algumas economias são interessantes, enquanto outras podem acabar virando o famoso “o barato sai caro”.
O valor do seguro é uma informação que pode variar. Depende muito do tipo de produto que está sendo transportado e o custo também pode mudar conforme a amplitude da cobertura.
Para exemplificar, usualmente o custo é menor do que 0,4% do valor da mercadoria somada ao frete.
Ou seja, não é um custo alto especialmente se comparado ao valor do prejuízo que pode ocorrer em caso um acidente e a carga não estar segurada.
Esse é o tipo de pergunta que normalmente acontece quando se fala de seguro.
Como o seguro de carga internacional é um custo que você paga para não utilizar e, felizmente, as avarias em cargas não são tão comuns de acontecer, é normal surgirem várias dúvidas quando algum acidente acontece.
Como agir neste caso vai depender muito de em que parte do transporte a avaria ocorreu.
Se for durante o trânsito da mercadoria, o próprio transportador notifica o contratante de frete e seguro e posteriormente a seguradora.
Quando a avaria é constatada no momento da chegada da carga ao seu destino, o aconselhável é fazer fotos ou vídeos apontando o problema e entrar em contato com o agente de cargas através do qual o seguro foi contratado.
Também é importante que não se utilize a carga até o parecer da seguradora.
Sendo constatado que houve perda da mercadoria, o seguro é acionado e o valor ressarcido ao cliente, conforme estabelecido na contratação do seguro.
Dependendo do perfil da mercadoria ou até mesmo pela rota do embarque, é possível antever alguns incidentes. Por este motivo, criamos o FollowNet, software que possibilita a análise dos processos de exportação ou importação de maneira única.
Além de acompanhar a sua carga em tempo real, você poderá criar dashboards customizáveis que certamente te ajudarão na tomada de decisão sobre as coberturas do seguro de carga internacional a serem contratadas para cada embarque. Afinal, é impossível acertar no seguro sem ter uma noção histórica sobre os incidentes que já aconteceram no passado.
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