Estratégias de busca de produtos, negociação, poder de persuasão, domínio da linguagem corporal, leitura de acentuação de voz, mapa de forças e fraquezas, conhecidas como ZOPA (Zona de Possível Acordo), ou MACNA (Melhor Alternativa em Casos de Não-Acordo), moedas de troca, base de argumentos etc.
Muitas são as vantagens desse modal também para o importador, que além de ver desafogar o trânsito nas rodovias do país e colaborar para o meio ambiente, vê seu custo reduzido por não precisar viajar em estradas precárias, por exemplo.
A princípio a decisão entre embarques FCL e LCL parece ser uma escolha fácil. Por se tratar de um contêiner dividido, cargas pequenas em geral devem ser transportadas através de embarques LCL e cargas maiores através de embarque FCL. Porém, para toda regra há exceção. Ao se levar em conta o tamanho de uma carga deve-se considerar o peso, mas também a cubagem. Às vezes uma carga leve necessita de um espaço maior para ser acondicionada. Outro ponto importante para se levar em conta na escolha é o tipo de material que está sendo transportado. Por exemplo, se é um material frágil ou que peça cuidados especiais, talvez o LCL não seja a melhor opção.
No contexto doméstico, o transporte rodoviário tem grande importância para todo o sistema logístico da Supply Chain. Isso porque é o meio de transporte que garante a facilidade de acesso aos locais mais distantes, o que viabiliza a circulação interna de mercadorias com muito mais agilidade e abrangência.
Caso uma avaria ou um eventual dano impossibilite o uso da carga, uma opção é acionar o seguro e ter o valor pago pela mercadoria ressarcido. Assim diminuindo, portanto, os prejuízos gerados por um acidente, como a quebra de um material, por exemplo.
O comércio exterior brasileiro está passando por diversas mudanças que visam aprimorar as operações e impulsionar os negócios. Nesse sentido, ficou claro que é necessário reduzir a burocracia e melhorar o processo de importação para que isso aconteça. O CCT (Controle de Carga e Trânsito) está inserido no Portal Único e faz parte do processo de reestruturação do comércio exterior brasileiro, sendo assim, surge sim para oportuna e definitivamente substituir o Mantra.
A logística aduaneira realizada nos processos internacionais envolve decisões importantes, tais como: a escolha do melhor modal de transporte para a movimentação da carga conforme suas características técnicas;
o cumprimento das exigências aduaneiras; e o desembaraço alfandegário.
O navio encalhado bloqueia o canal ou a rota de navegação marítima em certo itinerário e a movimentação de cargas do comércio mundial fica prejudicada. Como resultado, naturalmente os atrasos causam gargalos operacionais para toda a programação efetuada anteriormente. A maior parte dos casos de navio encalhado ocorre por conta dos efeitos da natureza, que acontecem pelas regiões de passagem. São exemplos a falta de visibilidade ou fortes rajadas de vento, dentre muitos outros.
Nacionalização de produtos é, na prática, a operação de desembaraço aduaneiro obrigatória que ocorre a cada importação. Por meio dessa atividade, os bens e serviços poderão circular e serem consumidos sem nenhuma restrição, portanto, dentro do território nacional para serem processados e utilizados para o seu fim original, como uma matéria-prima, como um equipamento ou um serviço de assistência e suporte.
Essa modalidade estabelece que a responsabilidade pela contratação e pagamento do frete e seguro internacionais é de responsabilidade do comprador (importador) desde a fábrica ou local de origem indicado pelo exportador até seu destino final. Ao exportador (vendedor) cabe a responsabilidade de indicar o local de coleta e deixar a carga pronta e embalada, nas condições ideais para que o transporte possa ocorrer. Ou seja, as obrigações, as responsabilidades e os riscos são maiores para o importador do que para o exportador.
A Declaração Única de Exportação, ou somente DU-E, é o documento que substituiu a antiga Declaração de Despacho de Exportação (DDE) e Registro de Exportação (RE). É emitida de maneira eletrônica pelo portal do Siscomex e contém informações advindas da nota fiscal de exportação. Possui funções fiscal, comercial e financeira em relação à mercadoria que está passando pelo processo de despacho aduaneiro. É necessária para o controle aduaneiro da Receita Federal, portanto, as empresas exportadoras devem se responsabilizar pela emissão dela. Existe apenas um tipo de DU-E, mas dependendo das particularidades do processo alguns itens podem variar de uma exportação para a outra.
O corredor de exportação é um conjunto de modais de transporte e locais de armazenamentos que juntos formam uma rota voltada para exportação de produtos. São utilizados principalmente para escoar grandes volumes e agilizar sua entrega até os diversos portos do país.